Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n7-463 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema o processo de inclusão na classe comum do ensino regular, que foi motivada pela dificuldade no processo adaptativo e inclusivo de todos os alunos com necessidades especiais de aprendizagem. O objetivo foi avaliar a efetivação do processo de inclusão de todos os alunos com necessidades especiais que estão matriculados no ensino regular. Para alcançar o objetivo o procedimento metodológico foi pesquisa de campo. O cenário da pesquisa foi uma escola pública do Estado de Minas Gerais de Educação Básica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia foi dividida em duas etapas: observação da infraestrutura da escola e observação do aluno com necessidades especiais na sala comum e na Sala Recurso. Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi dois roteiros de observação. Na primeira etapa, constatou que a inclusão escolar ainda é pouco disseminada em comparação a realidade vivenciada, muitas vezes, essas instituições vem desempenhando seu papel sem infraestrutura e verbas para realizar adaptação e sem professores de apoio. Na segunda etapa, constatou que a Educação Inclusiva é um movimento recente no Brasil e com um forte legado de exclusão e discriminação, no qual o processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais na sala de aula comum, não é da forma que esta descrita em documentos normativos brasileiros. Contudo, pode-se concluir que nem todos os alunos com necessidades de aprendizagem conseguem se beneficiar da escola comum. |
id |
VERACRUZ-0_709d3c55acdfb955d79dad8d0bb4892f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33253 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular educationEducação Inclusiva. Ensino Regular. Prática Inclusiva.Esta pesquisa tem como tema o processo de inclusão na classe comum do ensino regular, que foi motivada pela dificuldade no processo adaptativo e inclusivo de todos os alunos com necessidades especiais de aprendizagem. O objetivo foi avaliar a efetivação do processo de inclusão de todos os alunos com necessidades especiais que estão matriculados no ensino regular. Para alcançar o objetivo o procedimento metodológico foi pesquisa de campo. O cenário da pesquisa foi uma escola pública do Estado de Minas Gerais de Educação Básica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia foi dividida em duas etapas: observação da infraestrutura da escola e observação do aluno com necessidades especiais na sala comum e na Sala Recurso. Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi dois roteiros de observação. Na primeira etapa, constatou que a inclusão escolar ainda é pouco disseminada em comparação a realidade vivenciada, muitas vezes, essas instituições vem desempenhando seu papel sem infraestrutura e verbas para realizar adaptação e sem professores de apoio. Na segunda etapa, constatou que a Educação Inclusiva é um movimento recente no Brasil e com um forte legado de exclusão e discriminação, no qual o processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais na sala de aula comum, não é da forma que esta descrita em documentos normativos brasileiros. Contudo, pode-se concluir que nem todos os alunos com necessidades de aprendizagem conseguem se beneficiar da escola comum. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3325310.34117/bjdv7n7-463Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 72994-73006Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 72994-73006Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 72994-730062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Paula Santos daRuas, Adriana AndradeMartins, Rivia ArantesSoares, Natal dos Santos2021-09-14T13:00:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33253Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:30.797351Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education |
title |
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education |
spellingShingle |
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education Silva, Ana Paula Santos da Educação Inclusiva. Ensino Regular. Prática Inclusiva. Silva, Ana Paula Santos da Educação Inclusiva. Ensino Regular. Prática Inclusiva. |
title_short |
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education |
title_full |
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education |
title_fullStr |
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education |
title_full_unstemmed |
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education |
title_sort |
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education |
author |
Silva, Ana Paula Santos da |
author_facet |
Silva, Ana Paula Santos da Silva, Ana Paula Santos da Ruas, Adriana Andrade Martins, Rivia Arantes Soares, Natal dos Santos Ruas, Adriana Andrade Martins, Rivia Arantes Soares, Natal dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Ruas, Adriana Andrade Martins, Rivia Arantes Soares, Natal dos Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Paula Santos da Ruas, Adriana Andrade Martins, Rivia Arantes Soares, Natal dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva. Ensino Regular. Prática Inclusiva. |
topic |
Educação Inclusiva. Ensino Regular. Prática Inclusiva. |
description |
Esta pesquisa tem como tema o processo de inclusão na classe comum do ensino regular, que foi motivada pela dificuldade no processo adaptativo e inclusivo de todos os alunos com necessidades especiais de aprendizagem. O objetivo foi avaliar a efetivação do processo de inclusão de todos os alunos com necessidades especiais que estão matriculados no ensino regular. Para alcançar o objetivo o procedimento metodológico foi pesquisa de campo. O cenário da pesquisa foi uma escola pública do Estado de Minas Gerais de Educação Básica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia foi dividida em duas etapas: observação da infraestrutura da escola e observação do aluno com necessidades especiais na sala comum e na Sala Recurso. Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi dois roteiros de observação. Na primeira etapa, constatou que a inclusão escolar ainda é pouco disseminada em comparação a realidade vivenciada, muitas vezes, essas instituições vem desempenhando seu papel sem infraestrutura e verbas para realizar adaptação e sem professores de apoio. Na segunda etapa, constatou que a Educação Inclusiva é um movimento recente no Brasil e com um forte legado de exclusão e discriminação, no qual o processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais na sala de aula comum, não é da forma que esta descrita em documentos normativos brasileiros. Contudo, pode-se concluir que nem todos os alunos com necessidades de aprendizagem conseguem se beneficiar da escola comum. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253 10.34117/bjdv7n7-463 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 72994-73006 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 72994-73006 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 72994-73006 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183826437177344 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-463 |