Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Santos da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ruas, Adriana Andrade, Martins, Rivia Arantes, Soares, Natal dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n7-463
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253
Resumo: Esta pesquisa tem como tema o processo de inclusão na classe comum do ensino regular, que foi motivada pela dificuldade no processo adaptativo e inclusivo de todos os alunos com necessidades especiais de aprendizagem. O objetivo foi avaliar a efetivação do processo de inclusão de todos os alunos com necessidades especiais que estão matriculados no ensino regular. Para alcançar o objetivo o procedimento metodológico foi pesquisa de campo. O cenário da pesquisa foi uma escola pública do Estado de Minas Gerais de Educação Básica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia foi dividida em duas etapas: observação da infraestrutura da escola e observação do aluno com necessidades especiais na sala comum e na Sala Recurso. Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi dois roteiros de observação. Na primeira etapa, constatou que a inclusão escolar ainda é pouco disseminada em comparação a realidade vivenciada, muitas vezes, essas instituições vem desempenhando seu papel sem infraestrutura e verbas para realizar adaptação e sem professores de apoio. Na segunda etapa, constatou que a Educação Inclusiva é um movimento recente no Brasil e com um forte legado de exclusão e discriminação, no qual o processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais na sala de aula comum, não é da forma que esta descrita em documentos normativos brasileiros. Contudo, pode-se concluir que nem todos os alunos com necessidades de aprendizagem conseguem se beneficiar da escola comum. 
id VERACRUZ-0_709d3c55acdfb955d79dad8d0bb4892f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33253
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular educationEducação Inclusiva. Ensino Regular. Prática Inclusiva.Esta pesquisa tem como tema o processo de inclusão na classe comum do ensino regular, que foi motivada pela dificuldade no processo adaptativo e inclusivo de todos os alunos com necessidades especiais de aprendizagem. O objetivo foi avaliar a efetivação do processo de inclusão de todos os alunos com necessidades especiais que estão matriculados no ensino regular. Para alcançar o objetivo o procedimento metodológico foi pesquisa de campo. O cenário da pesquisa foi uma escola pública do Estado de Minas Gerais de Educação Básica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia foi dividida em duas etapas: observação da infraestrutura da escola e observação do aluno com necessidades especiais na sala comum e na Sala Recurso. Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi dois roteiros de observação. Na primeira etapa, constatou que a inclusão escolar ainda é pouco disseminada em comparação a realidade vivenciada, muitas vezes, essas instituições vem desempenhando seu papel sem infraestrutura e verbas para realizar adaptação e sem professores de apoio. Na segunda etapa, constatou que a Educação Inclusiva é um movimento recente no Brasil e com um forte legado de exclusão e discriminação, no qual o processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais na sala de aula comum, não é da forma que esta descrita em documentos normativos brasileiros. Contudo, pode-se concluir que nem todos os alunos com necessidades de aprendizagem conseguem se beneficiar da escola comum.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3325310.34117/bjdv7n7-463Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 72994-73006Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 72994-73006Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 72994-730062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Paula Santos daRuas, Adriana AndradeMartins, Rivia ArantesSoares, Natal dos Santos2021-09-14T13:00:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33253Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:30.797351Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
title Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
spellingShingle Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
Silva, Ana Paula Santos da
Educação Inclusiva. Ensino Regular. Prática Inclusiva.
Silva, Ana Paula Santos da
Educação Inclusiva. Ensino Regular. Prática Inclusiva.
title_short Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
title_full Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
title_fullStr Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
title_full_unstemmed Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
title_sort Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
author Silva, Ana Paula Santos da
author_facet Silva, Ana Paula Santos da
Silva, Ana Paula Santos da
Ruas, Adriana Andrade
Martins, Rivia Arantes
Soares, Natal dos Santos
Ruas, Adriana Andrade
Martins, Rivia Arantes
Soares, Natal dos Santos
author_role author
author2 Ruas, Adriana Andrade
Martins, Rivia Arantes
Soares, Natal dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Paula Santos da
Ruas, Adriana Andrade
Martins, Rivia Arantes
Soares, Natal dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva. Ensino Regular. Prática Inclusiva.
topic Educação Inclusiva. Ensino Regular. Prática Inclusiva.
description Esta pesquisa tem como tema o processo de inclusão na classe comum do ensino regular, que foi motivada pela dificuldade no processo adaptativo e inclusivo de todos os alunos com necessidades especiais de aprendizagem. O objetivo foi avaliar a efetivação do processo de inclusão de todos os alunos com necessidades especiais que estão matriculados no ensino regular. Para alcançar o objetivo o procedimento metodológico foi pesquisa de campo. O cenário da pesquisa foi uma escola pública do Estado de Minas Gerais de Educação Básica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia foi dividida em duas etapas: observação da infraestrutura da escola e observação do aluno com necessidades especiais na sala comum e na Sala Recurso. Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi dois roteiros de observação. Na primeira etapa, constatou que a inclusão escolar ainda é pouco disseminada em comparação a realidade vivenciada, muitas vezes, essas instituições vem desempenhando seu papel sem infraestrutura e verbas para realizar adaptação e sem professores de apoio. Na segunda etapa, constatou que a Educação Inclusiva é um movimento recente no Brasil e com um forte legado de exclusão e discriminação, no qual o processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais na sala de aula comum, não é da forma que esta descrita em documentos normativos brasileiros. Contudo, pode-se concluir que nem todos os alunos com necessidades de aprendizagem conseguem se beneficiar da escola comum. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253
10.34117/bjdv7n7-463
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 72994-73006
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 72994-73006
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 72994-73006
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183826437177344
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n7-463