Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51898 |
Resumo: | Este trabalho aborda a temática do lúdico e o ensino de Física. Tem por objetivo geral identificar os princípios teórico-metodológicos das práticas docentes em Física, desenvolvidas em Escola Estadual de Ensino Fundamental anos iniciais localizada no Município de Natal – RN. Como objetivos específicos se elencam: investigar as metodologias de ensino em Física que podem ser aplicadas a partir do lúdico; analisar a prática de ensino em Física dos professores do ensino fundamental anos iniciais, por meio da perspectiva lúdica. Para consubstanciar a investigação, se usou os procedimentos da pesquisa bibliográfica, análise documental, questionário e análise de conteúdo. Para analisar os dados, se discutiu a concepção de infância e as culturas infantis ao longo do percurso histórico. Se analisou as metodologias de Física a partir do uso do lúdico por meio de material de baixo custo e da experimentação; se analisou as práticas educacionais no ensino de Física por meio do lúdico. Quanto aos resultados, constatamos que o ensino de Física pode ser ministrado por meio do lúdico através do uso de material de baixo custo. |
id |
VERACRUZ-0_74b2fe6a9e278b4082fc7b909d9862ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51898 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning processinfânciametodologiasjogoludicidadebrincadeiraEste trabalho aborda a temática do lúdico e o ensino de Física. Tem por objetivo geral identificar os princípios teórico-metodológicos das práticas docentes em Física, desenvolvidas em Escola Estadual de Ensino Fundamental anos iniciais localizada no Município de Natal – RN. Como objetivos específicos se elencam: investigar as metodologias de ensino em Física que podem ser aplicadas a partir do lúdico; analisar a prática de ensino em Física dos professores do ensino fundamental anos iniciais, por meio da perspectiva lúdica. Para consubstanciar a investigação, se usou os procedimentos da pesquisa bibliográfica, análise documental, questionário e análise de conteúdo. Para analisar os dados, se discutiu a concepção de infância e as culturas infantis ao longo do percurso histórico. Se analisou as metodologias de Física a partir do uso do lúdico por meio de material de baixo custo e da experimentação; se analisou as práticas educacionais no ensino de Física por meio do lúdico. Quanto aos resultados, constatamos que o ensino de Física pode ser ministrado por meio do lúdico através do uso de material de baixo custo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5189810.34117/bjdv8n9-094Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61823-61843Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61823-61843Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61823-618432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51898/38881Copyright (c) 2022 Ulisses Neto de Mesquita, Pedro Ramon Pinheiro de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Mesquita, Ulisses Netode Souza, Pedro Ramon Pinheiro2022-09-08T17:33:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51898Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:38.603535Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning process |
title |
Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning process |
spellingShingle |
Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning process de Mesquita, Ulisses Neto infância metodologias jogo ludicidade brincadeira |
title_short |
Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning process |
title_full |
Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning process |
title_fullStr |
Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning process |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning process |
title_sort |
Um olhar sobre o ensino de física: o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem : A look at the teaching of physics: playfulness as a facilitating tool in the teaching and learning process |
author |
de Mesquita, Ulisses Neto |
author_facet |
de Mesquita, Ulisses Neto de Souza, Pedro Ramon Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Pedro Ramon Pinheiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Mesquita, Ulisses Neto de Souza, Pedro Ramon Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
infância metodologias jogo ludicidade brincadeira |
topic |
infância metodologias jogo ludicidade brincadeira |
description |
Este trabalho aborda a temática do lúdico e o ensino de Física. Tem por objetivo geral identificar os princípios teórico-metodológicos das práticas docentes em Física, desenvolvidas em Escola Estadual de Ensino Fundamental anos iniciais localizada no Município de Natal – RN. Como objetivos específicos se elencam: investigar as metodologias de ensino em Física que podem ser aplicadas a partir do lúdico; analisar a prática de ensino em Física dos professores do ensino fundamental anos iniciais, por meio da perspectiva lúdica. Para consubstanciar a investigação, se usou os procedimentos da pesquisa bibliográfica, análise documental, questionário e análise de conteúdo. Para analisar os dados, se discutiu a concepção de infância e as culturas infantis ao longo do percurso histórico. Se analisou as metodologias de Física a partir do uso do lúdico por meio de material de baixo custo e da experimentação; se analisou as práticas educacionais no ensino de Física por meio do lúdico. Quanto aos resultados, constatamos que o ensino de Física pode ser ministrado por meio do lúdico através do uso de material de baixo custo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51898 10.34117/bjdv8n9-094 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51898 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n9-094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51898/38881 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ulisses Neto de Mesquita, Pedro Ramon Pinheiro de Souza info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ulisses Neto de Mesquita, Pedro Ramon Pinheiro de Souza |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61823-61843 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61823-61843 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61823-61843 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645611256250368 |