O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in Chemistry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Sabrina Beloni
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sangiogo, Fábio André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9398
Resumo: Com foco na formação de professores de Química, este artigo objetiva apresentar implicações e potencialidades dos pressupostos do Educar por Pesquisa no contexto de um curso de Química, mais especificamente de um grupo de alunos do componente curricular Estágio Supervisionado III da Universidade Federal de Pelotas. A evidência empírica foi analisada com base na análise textual discursiva, na categoria do Educar pela pesquisa no estágio de regência, e subcategoria da constituição docente do ser professor. Os resultados destacam a relevância dos princípios de pesquisa na formação de professores de Química, dado o movimento do ciclo dialético da Educação pela Pesquisa: no planejamento das aulas, nos relatórios críticos sobre o estágio de ensino e na interlocução de diferentes indivíduos, o que levanta questões, reflexões, novas ações e produção de conhecimento sobre o ensino. Essas reflexões e problematizações estão intrinsicamente ligadas ao processo de construção e reconstrução do ser professor.
id VERACRUZ-0_8d0461112cd1bad0dc6db733824b17bb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9398
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in ChemistryEducar pela Pesquisaformação inicialprofessor de Química.Com foco na formação de professores de Química, este artigo objetiva apresentar implicações e potencialidades dos pressupostos do Educar por Pesquisa no contexto de um curso de Química, mais especificamente de um grupo de alunos do componente curricular Estágio Supervisionado III da Universidade Federal de Pelotas. A evidência empírica foi analisada com base na análise textual discursiva, na categoria do Educar pela pesquisa no estágio de regência, e subcategoria da constituição docente do ser professor. Os resultados destacam a relevância dos princípios de pesquisa na formação de professores de Química, dado o movimento do ciclo dialético da Educação pela Pesquisa: no planejamento das aulas, nos relatórios críticos sobre o estágio de ensino e na interlocução de diferentes indivíduos, o que levanta questões, reflexões, novas ações e produção de conhecimento sobre o ensino. Essas reflexões e problematizações estão intrinsicamente ligadas ao processo de construção e reconstrução do ser professor.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/939810.34117/bjdv6n4-420Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 22469-22485Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 22469-22485Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 22469-224852525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9398/7927Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVaz, Sabrina BeloniSangiogo, Fábio André2020-05-27T16:17:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9398Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:14.748575Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in Chemistry
title O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in Chemistry
spellingShingle O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in Chemistry
Vaz, Sabrina Beloni
Educar pela Pesquisa
formação inicial
professor de Química.
title_short O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in Chemistry
title_full O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in Chemistry
title_fullStr O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in Chemistry
title_full_unstemmed O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in Chemistry
title_sort O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in Chemistry
author Vaz, Sabrina Beloni
author_facet Vaz, Sabrina Beloni
Sangiogo, Fábio André
author_role author
author2 Sangiogo, Fábio André
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Sabrina Beloni
Sangiogo, Fábio André
dc.subject.por.fl_str_mv Educar pela Pesquisa
formação inicial
professor de Química.
topic Educar pela Pesquisa
formação inicial
professor de Química.
description Com foco na formação de professores de Química, este artigo objetiva apresentar implicações e potencialidades dos pressupostos do Educar por Pesquisa no contexto de um curso de Química, mais especificamente de um grupo de alunos do componente curricular Estágio Supervisionado III da Universidade Federal de Pelotas. A evidência empírica foi analisada com base na análise textual discursiva, na categoria do Educar pela pesquisa no estágio de regência, e subcategoria da constituição docente do ser professor. Os resultados destacam a relevância dos princípios de pesquisa na formação de professores de Química, dado o movimento do ciclo dialético da Educação pela Pesquisa: no planejamento das aulas, nos relatórios críticos sobre o estágio de ensino e na interlocução de diferentes indivíduos, o que levanta questões, reflexões, novas ações e produção de conhecimento sobre o ensino. Essas reflexões e problematizações estão intrinsicamente ligadas ao processo de construção e reconstrução do ser professor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9398
10.34117/bjdv6n4-420
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9398
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n4-420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9398/7927
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 22469-22485
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 22469-22485
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 22469-22485
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645449048883200