O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in Chemistry
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9398 |
Resumo: | Com foco na formação de professores de Química, este artigo objetiva apresentar implicações e potencialidades dos pressupostos do Educar por Pesquisa no contexto de um curso de Química, mais especificamente de um grupo de alunos do componente curricular Estágio Supervisionado III da Universidade Federal de Pelotas. A evidência empírica foi analisada com base na análise textual discursiva, na categoria do Educar pela pesquisa no estágio de regência, e subcategoria da constituição docente do ser professor. Os resultados destacam a relevância dos princípios de pesquisa na formação de professores de Química, dado o movimento do ciclo dialético da Educação pela Pesquisa: no planejamento das aulas, nos relatórios críticos sobre o estágio de ensino e na interlocução de diferentes indivíduos, o que levanta questões, reflexões, novas ações e produção de conhecimento sobre o ensino. Essas reflexões e problematizações estão intrinsicamente ligadas ao processo de construção e reconstrução do ser professor. |
id |
VERACRUZ-0_8d0461112cd1bad0dc6db733824b17bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9398 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in ChemistryEducar pela Pesquisaformação inicialprofessor de Química.Com foco na formação de professores de Química, este artigo objetiva apresentar implicações e potencialidades dos pressupostos do Educar por Pesquisa no contexto de um curso de Química, mais especificamente de um grupo de alunos do componente curricular Estágio Supervisionado III da Universidade Federal de Pelotas. A evidência empírica foi analisada com base na análise textual discursiva, na categoria do Educar pela pesquisa no estágio de regência, e subcategoria da constituição docente do ser professor. Os resultados destacam a relevância dos princípios de pesquisa na formação de professores de Química, dado o movimento do ciclo dialético da Educação pela Pesquisa: no planejamento das aulas, nos relatórios críticos sobre o estágio de ensino e na interlocução de diferentes indivíduos, o que levanta questões, reflexões, novas ações e produção de conhecimento sobre o ensino. Essas reflexões e problematizações estão intrinsicamente ligadas ao processo de construção e reconstrução do ser professor.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/939810.34117/bjdv6n4-420Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 22469-22485Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 22469-22485Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 22469-224852525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9398/7927Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVaz, Sabrina BeloniSangiogo, Fábio André2020-05-27T16:17:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9398Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:14.748575Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in Chemistry |
title |
O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in Chemistry |
spellingShingle |
O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in Chemistry Vaz, Sabrina Beloni Educar pela Pesquisa formação inicial professor de Química. |
title_short |
O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in Chemistry |
title_full |
O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in Chemistry |
title_fullStr |
O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in Chemistry |
title_full_unstemmed |
O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in Chemistry |
title_sort |
O Educar pela Pesquisa na Constituição de Licenciandos em Química em Estágio de Regência / Educating Through Research Within Supervised Internships of a Teaching degree in Chemistry |
author |
Vaz, Sabrina Beloni |
author_facet |
Vaz, Sabrina Beloni Sangiogo, Fábio André |
author_role |
author |
author2 |
Sangiogo, Fábio André |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Sabrina Beloni Sangiogo, Fábio André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educar pela Pesquisa formação inicial professor de Química. |
topic |
Educar pela Pesquisa formação inicial professor de Química. |
description |
Com foco na formação de professores de Química, este artigo objetiva apresentar implicações e potencialidades dos pressupostos do Educar por Pesquisa no contexto de um curso de Química, mais especificamente de um grupo de alunos do componente curricular Estágio Supervisionado III da Universidade Federal de Pelotas. A evidência empírica foi analisada com base na análise textual discursiva, na categoria do Educar pela pesquisa no estágio de regência, e subcategoria da constituição docente do ser professor. Os resultados destacam a relevância dos princípios de pesquisa na formação de professores de Química, dado o movimento do ciclo dialético da Educação pela Pesquisa: no planejamento das aulas, nos relatórios críticos sobre o estágio de ensino e na interlocução de diferentes indivíduos, o que levanta questões, reflexões, novas ações e produção de conhecimento sobre o ensino. Essas reflexões e problematizações estão intrinsicamente ligadas ao processo de construção e reconstrução do ser professor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9398 10.34117/bjdv6n4-420 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9398 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n4-420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9398/7927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 22469-22485 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 22469-22485 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 22469-22485 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645449048883200 |