Estratégias administrativas de uma farmácia privada em Maringá-Paraná durante a pandemia de COVID-19 / Administrative strategies for a private pharmacy in Maringá-Paraná during the COVID-19 pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Segura, Uilian Moraes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moreno, Vanessa Generale, Araújo, Daniela Cristina de Medeiros, Teston, Ana Paula Margioto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15872
Resumo: No final de 2019, foi descoberto na China, um novo tipo de vírus do grupo de Coronavírus, chamado de SARS-CoV-2, responsável por disseminar a COVID-19, que já causou milhares de mortes em todo o mundo. Dessa forma a Oranização Mundial da Saúde decretou situação de emergência, classificando como pandemia e recomendando a adoção de algumas medidas para conter a disseminação do vírus, dentre elas o isolamento social, acarretando no fechamento de vários segmentos comerciais. Sendo assim, várias empresas vem adotando medidas para minimizar esses efeitos. Dessa forma o objetivo desse trabalho foi avaliar as estratégias administrativas utilizadas por uma farmácia de dispensação na cidade de Maringá – Paraná, para sobreviver a atual crise econômica gerada pela COVID-19. Para isso feito um levantamento de dados, de fevereiro a junho de 2019 e 2020, analisando os lucros, a quantidade de entrada e saída de produtos, bem como os cinco produtos e os cinco medicamentos mais vendidos nesse período. A farmácia investiu no relacionamento com os clientes, no marketing digital, entrega grátis, parcelamento das compras, vendas de medicamentos genéricos e similares, bem como em um bom estoque e fornecendo gratuitamente o serviço de atenção farmacêutica. Foi possível identificar um aumento significativo no fluxo de caixa, bem como na quantidade de produtos vendidos durante a pandemia, dessa forma a farmácia conseguiu expandir seus lucros, não demitir funcionários e se manter operante no mercado de trabalho.
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