O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41457 |
Resumo: | O presente trabalho relata a experiência de implantação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Sergipe- IFS/Campus Glória, no período de 2012 a 2015. Tal compartilhamento torna-se sumário por possibilitar a discussão e reflexão coletiva das práticas adotadas, a articulação de pesquisadores, profissionais e/ou instituições que se debruçam sobre a temática da inclusão especificamente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, assim como a maturação conjunta de ações. Para tanto, adotaremos como perspectiva metodológica a análise coletiva das etapas da implantação que foram vivenciadas, assim como das ações e estratégias que emergiram nesse processo. Sintetizando o que foi experienciado ao longo do processo de implantação, faz-se necessário ressaltar que, embora se reconheça a necessidade de intensificar e aprimorar as ações realizadas pelo NAPNE no processo de implantação relatado, foi possível notar, uma crescente mudança cultural na forma de pensar e fazer educação inclusiva na rotina escolar do IFS/Campus Glória. |
id |
VERACRUZ-0_96687d9c6f8b6d1ac04dbba8d70c275c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41457 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glórianecessidades educacionais específicasNAPNEeducação inclusivaações inclusivas.O presente trabalho relata a experiência de implantação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Sergipe- IFS/Campus Glória, no período de 2012 a 2015. Tal compartilhamento torna-se sumário por possibilitar a discussão e reflexão coletiva das práticas adotadas, a articulação de pesquisadores, profissionais e/ou instituições que se debruçam sobre a temática da inclusão especificamente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, assim como a maturação conjunta de ações. Para tanto, adotaremos como perspectiva metodológica a análise coletiva das etapas da implantação que foram vivenciadas, assim como das ações e estratégias que emergiram nesse processo. Sintetizando o que foi experienciado ao longo do processo de implantação, faz-se necessário ressaltar que, embora se reconheça a necessidade de intensificar e aprimorar as ações realizadas pelo NAPNE no processo de implantação relatado, foi possível notar, uma crescente mudança cultural na forma de pensar e fazer educação inclusiva na rotina escolar do IFS/Campus Glória.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4145710.34117/bjdv7n12-524Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118071-118079Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118071-118079Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118071-1180792525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41457/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Danise Vivian GonçalvesFonseca, Beatriz Francisca SouzaSouza, Iranilde dos Santos Rocha2022-04-12T00:07:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41457Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:33.718683Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glória |
title |
O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glória |
spellingShingle |
O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glória dos Santos, Danise Vivian Gonçalves necessidades educacionais específicas NAPNE educação inclusiva ações inclusivas. |
title_short |
O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glória |
title_full |
O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glória |
title_fullStr |
O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glória |
title_full_unstemmed |
O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glória |
title_sort |
O processo de implantação do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do IFS\Campus Glória / The process of implementing the nucleus of care for people with specific needs (NAPNE) of IFS\Campus Glória |
author |
dos Santos, Danise Vivian Gonçalves |
author_facet |
dos Santos, Danise Vivian Gonçalves Fonseca, Beatriz Francisca Souza Souza, Iranilde dos Santos Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Beatriz Francisca Souza Souza, Iranilde dos Santos Rocha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Danise Vivian Gonçalves Fonseca, Beatriz Francisca Souza Souza, Iranilde dos Santos Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
necessidades educacionais específicas NAPNE educação inclusiva ações inclusivas. |
topic |
necessidades educacionais específicas NAPNE educação inclusiva ações inclusivas. |
description |
O presente trabalho relata a experiência de implantação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Sergipe- IFS/Campus Glória, no período de 2012 a 2015. Tal compartilhamento torna-se sumário por possibilitar a discussão e reflexão coletiva das práticas adotadas, a articulação de pesquisadores, profissionais e/ou instituições que se debruçam sobre a temática da inclusão especificamente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, assim como a maturação conjunta de ações. Para tanto, adotaremos como perspectiva metodológica a análise coletiva das etapas da implantação que foram vivenciadas, assim como das ações e estratégias que emergiram nesse processo. Sintetizando o que foi experienciado ao longo do processo de implantação, faz-se necessário ressaltar que, embora se reconheça a necessidade de intensificar e aprimorar as ações realizadas pelo NAPNE no processo de implantação relatado, foi possível notar, uma crescente mudança cultural na forma de pensar e fazer educação inclusiva na rotina escolar do IFS/Campus Glória. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41457 10.34117/bjdv7n12-524 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41457 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41457/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118071-118079 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118071-118079 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118071-118079 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645574009782272 |