Portfólios audiovisuais Concepção de avaliação formativa na educação infantil / Audiovisual portfolio Design of formative evaluation in child education
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4687 |
Resumo: | O presente estudo nasce a partir de experiências pessoais sobre os processos educativos desenvolvidos na Educação Infantil, que possibilitaram o surgimento da seguinte questão: Quais os caminhos que podem ser seguidos para a organização de registros audiovisuais, em forma de portfólios? A partir dessa questão, é estabelecido o objetivo geral que é propor uma abordagem metodológica de portfólios audiovisuais para professores de Educação Infantil. A pesquisa parte do pressuposto de que o registro na educação infantil pode ser reconhecido enquanto instrumento de avaliação e a organização desses em portfólios, enquanto recursos pedagógicos vêm como premissa em busca da resposta ao problema levantado. A pesquisa também se concebeu na compreensão da criança enquanto ator social, com direito a direitos, inclusive a participar ativamente da construção e avaliação de uma prática educativa que promova o seu desenvolvimento global. Associada a estas premissas, são apresentadas indicações de documentos legais que orientam que o processo de avaliação na educação infantil deve ser feito por meio da utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças, como relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc. Diante dos objetivos e da questão apresentada, a metodologia que foi adotada é de abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e interpretativo, não buscando descobrir a realidade, mas sim, construir conhecimento por meio de investigações e análises da realidade. Como resultados são apresentadas contribuições da literatura para a compreensão do Portfólio Audiovisual enquanto ação pedagógica de uma avaliação formativa na Educação Infantil, como também a percepção da necessidade de continuidade de discussões sobre a referida temática. |
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Portfólios audiovisuais Concepção de avaliação formativa na educação infantil / Audiovisual portfolio Design of formative evaluation in child educationPrática de Ensino. Educação Infantil. Avaliação Formativa. Portfólio Audiovisual.O presente estudo nasce a partir de experiências pessoais sobre os processos educativos desenvolvidos na Educação Infantil, que possibilitaram o surgimento da seguinte questão: Quais os caminhos que podem ser seguidos para a organização de registros audiovisuais, em forma de portfólios? A partir dessa questão, é estabelecido o objetivo geral que é propor uma abordagem metodológica de portfólios audiovisuais para professores de Educação Infantil. A pesquisa parte do pressuposto de que o registro na educação infantil pode ser reconhecido enquanto instrumento de avaliação e a organização desses em portfólios, enquanto recursos pedagógicos vêm como premissa em busca da resposta ao problema levantado. A pesquisa também se concebeu na compreensão da criança enquanto ator social, com direito a direitos, inclusive a participar ativamente da construção e avaliação de uma prática educativa que promova o seu desenvolvimento global. Associada a estas premissas, são apresentadas indicações de documentos legais que orientam que o processo de avaliação na educação infantil deve ser feito por meio da utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças, como relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc. Diante dos objetivos e da questão apresentada, a metodologia que foi adotada é de abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e interpretativo, não buscando descobrir a realidade, mas sim, construir conhecimento por meio de investigações e análises da realidade. Como resultados são apresentadas contribuições da literatura para a compreensão do Portfólio Audiovisual enquanto ação pedagógica de uma avaliação formativa na Educação Infantil, como também a percepção da necessidade de continuidade de discussões sobre a referida temática. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/468710.34117/bjdv5n11-206Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25438-25450Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25438-25450Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25438-254502525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4687/4327Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Reginaldo Aparecido de2021-02-15T12:36:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4687Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:56.038596Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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