O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Lucineide Pires da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Maria Bizerra da, Silva, Sérgio Manoel da, Farias, Elias de França, Gomes, Aparecida Dantas Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5189
Resumo: O presente artigo é uma análise sobre as contribuições do coordenador pedagógico no processo de viabilizações das práticas de leitura. Teve-se como objetivo compreender a contribuição da coordenação pedagógica para a condução tais práticas no âmbito escolar. Para a realização do trabalho foi utilizada uma abordagem de pesquisa de campo de abordagem qualitativa. As aproximações teóricas contam com as contribuições de autores como: Líbano (2004), Longo; Pereira (2011), Solé (1998), Vasconcellos (2008). Portanto, com a realização desta pesquisa foi possível constatar a importância do coordenador pedagógicos para a construção de leitores críticos e reflexivos, pois este profissional atua através da orientação, objetivando o desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem.
id VERACRUZ-0_b1add4165d660fc522fbad39c8a2c515
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5189
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practicesCoordenador Pedagógico. Leitura. ViabilizaçõesO presente artigo é uma análise sobre as contribuições do coordenador pedagógico no processo de viabilizações das práticas de leitura. Teve-se como objetivo compreender a contribuição da coordenação pedagógica para a condução tais práticas no âmbito escolar. Para a realização do trabalho foi utilizada uma abordagem de pesquisa de campo de abordagem qualitativa. As aproximações teóricas contam com as contribuições de autores como: Líbano (2004), Longo; Pereira (2011), Solé (1998), Vasconcellos (2008). Portanto, com a realização desta pesquisa foi possível constatar a importância do coordenador pedagógicos para a construção de leitores críticos e reflexivos, pois este profissional atua através da orientação, objetivando o desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/518910.34117/bjdv5n12-068Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28997-29014Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28997-29014Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28997-290142525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5189/4741Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Lucineide Pires da SilvaSilva, Maria Bizerra daSilva, Sérgio Manoel daFarias, Elias de FrançaGomes, Aparecida Dantas Bezerra2021-07-15T20:44:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5189Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:11.876987Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practices
title O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practices
spellingShingle O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practices
França, Lucineide Pires da Silva
Coordenador Pedagógico. Leitura. Viabilizações
title_short O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practices
title_full O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practices
title_fullStr O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practices
title_full_unstemmed O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practices
title_sort O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practices
author França, Lucineide Pires da Silva
author_facet França, Lucineide Pires da Silva
Silva, Maria Bizerra da
Silva, Sérgio Manoel da
Farias, Elias de França
Gomes, Aparecida Dantas Bezerra
author_role author
author2 Silva, Maria Bizerra da
Silva, Sérgio Manoel da
Farias, Elias de França
Gomes, Aparecida Dantas Bezerra
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Lucineide Pires da Silva
Silva, Maria Bizerra da
Silva, Sérgio Manoel da
Farias, Elias de França
Gomes, Aparecida Dantas Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador Pedagógico. Leitura. Viabilizações
topic Coordenador Pedagógico. Leitura. Viabilizações
description O presente artigo é uma análise sobre as contribuições do coordenador pedagógico no processo de viabilizações das práticas de leitura. Teve-se como objetivo compreender a contribuição da coordenação pedagógica para a condução tais práticas no âmbito escolar. Para a realização do trabalho foi utilizada uma abordagem de pesquisa de campo de abordagem qualitativa. As aproximações teóricas contam com as contribuições de autores como: Líbano (2004), Longo; Pereira (2011), Solé (1998), Vasconcellos (2008). Portanto, com a realização desta pesquisa foi possível constatar a importância do coordenador pedagógicos para a construção de leitores críticos e reflexivos, pois este profissional atua através da orientação, objetivando o desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5189
10.34117/bjdv5n12-068
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5189
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5189/4741
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28997-29014
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28997-29014
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28997-29014
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645432497111040