O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practices
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5189 |
Resumo: | O presente artigo é uma análise sobre as contribuições do coordenador pedagógico no processo de viabilizações das práticas de leitura. Teve-se como objetivo compreender a contribuição da coordenação pedagógica para a condução tais práticas no âmbito escolar. Para a realização do trabalho foi utilizada uma abordagem de pesquisa de campo de abordagem qualitativa. As aproximações teóricas contam com as contribuições de autores como: Líbano (2004), Longo; Pereira (2011), Solé (1998), Vasconcellos (2008). Portanto, com a realização desta pesquisa foi possível constatar a importância do coordenador pedagógicos para a construção de leitores críticos e reflexivos, pois este profissional atua através da orientação, objetivando o desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_b1add4165d660fc522fbad39c8a2c515 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5189 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practicesCoordenador Pedagógico. Leitura. ViabilizaçõesO presente artigo é uma análise sobre as contribuições do coordenador pedagógico no processo de viabilizações das práticas de leitura. Teve-se como objetivo compreender a contribuição da coordenação pedagógica para a condução tais práticas no âmbito escolar. Para a realização do trabalho foi utilizada uma abordagem de pesquisa de campo de abordagem qualitativa. As aproximações teóricas contam com as contribuições de autores como: Líbano (2004), Longo; Pereira (2011), Solé (1998), Vasconcellos (2008). Portanto, com a realização desta pesquisa foi possível constatar a importância do coordenador pedagógicos para a construção de leitores críticos e reflexivos, pois este profissional atua através da orientação, objetivando o desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/518910.34117/bjdv5n12-068Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28997-29014Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28997-29014Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28997-290142525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5189/4741Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Lucineide Pires da SilvaSilva, Maria Bizerra daSilva, Sérgio Manoel daFarias, Elias de FrançaGomes, Aparecida Dantas Bezerra2021-07-15T20:44:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5189Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:11.876987Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practices |
title |
O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practices |
spellingShingle |
O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practices França, Lucineide Pires da Silva Coordenador Pedagógico. Leitura. Viabilizações |
title_short |
O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practices |
title_full |
O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practices |
title_fullStr |
O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practices |
title_full_unstemmed |
O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practices |
title_sort |
O papel do coordenador pedagógico no processo de viabilização das práticas de leitura / The role of the pedagogical coordinator in the process of reading reading practices |
author |
França, Lucineide Pires da Silva |
author_facet |
França, Lucineide Pires da Silva Silva, Maria Bizerra da Silva, Sérgio Manoel da Farias, Elias de França Gomes, Aparecida Dantas Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Bizerra da Silva, Sérgio Manoel da Farias, Elias de França Gomes, Aparecida Dantas Bezerra |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Lucineide Pires da Silva Silva, Maria Bizerra da Silva, Sérgio Manoel da Farias, Elias de França Gomes, Aparecida Dantas Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenador Pedagógico. Leitura. Viabilizações |
topic |
Coordenador Pedagógico. Leitura. Viabilizações |
description |
O presente artigo é uma análise sobre as contribuições do coordenador pedagógico no processo de viabilizações das práticas de leitura. Teve-se como objetivo compreender a contribuição da coordenação pedagógica para a condução tais práticas no âmbito escolar. Para a realização do trabalho foi utilizada uma abordagem de pesquisa de campo de abordagem qualitativa. As aproximações teóricas contam com as contribuições de autores como: Líbano (2004), Longo; Pereira (2011), Solé (1998), Vasconcellos (2008). Portanto, com a realização desta pesquisa foi possível constatar a importância do coordenador pedagógicos para a construção de leitores críticos e reflexivos, pois este profissional atua através da orientação, objetivando o desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5189 10.34117/bjdv5n12-068 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5189 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n12-068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5189/4741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28997-29014 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28997-29014 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28997-29014 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645432497111040 |