Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical Coordinator

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Soane Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pires, Ennia Débora Passos Braga, Cardoso, Berta Leni Costa, Santos, Emiliana Oliveira Rocha dos, Souza, Jusceleide Moreira de, Almeida, Paula Cristina Soares Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15547
Resumo: O trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão da política de formação de professores e o trabalho do coordenador pedagógico. Mais especificamente, busca-se discutir os termos legais do processo de formação inicial e continuada dos professores e refletir as possibilidades de atuação do coordenador pedagógico considerando que dentre as suas atribuições legais prescritas está o papel de formador.  Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir de análise documental para coleta de informações e dados que serviram de base para a construção da investigação. A pesquisa perpassa pela compreensão do contexto das redefinições do papel do Estado a partir da década de 90, suas influências na política de formação de professores e nas leis que a normatizam, bem como, a relação entre a formação continuada e o trabalho do coordenador pedagógico a considerar seu papel formador nas instituições de ensino. Ao levantar reflexões sobre as políticas públicas de formação de professores e o trabalho do coordenador pedagógico, obteve-se a constatação da complexidade que envolve esta relação. O coordenador pedagógico, diante da apropriação da autonomia, precisa ter espaço para assumir o papel formador, articulador e transformador. As concepções de Estado regulador com foco nos processos avaliativos e seus resultados impõe um grande desafio ao coordenador pedagógico no trabalho de formação continuada com o docente.
id VERACRUZ-0_c4ad1d6623acdc04df473ae22909c089
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15547
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical CoordinatorCoordenador PedagógicoFormação de ProfessoresPolíticas Públicas.O trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão da política de formação de professores e o trabalho do coordenador pedagógico. Mais especificamente, busca-se discutir os termos legais do processo de formação inicial e continuada dos professores e refletir as possibilidades de atuação do coordenador pedagógico considerando que dentre as suas atribuições legais prescritas está o papel de formador.  Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir de análise documental para coleta de informações e dados que serviram de base para a construção da investigação. A pesquisa perpassa pela compreensão do contexto das redefinições do papel do Estado a partir da década de 90, suas influências na política de formação de professores e nas leis que a normatizam, bem como, a relação entre a formação continuada e o trabalho do coordenador pedagógico a considerar seu papel formador nas instituições de ensino. Ao levantar reflexões sobre as políticas públicas de formação de professores e o trabalho do coordenador pedagógico, obteve-se a constatação da complexidade que envolve esta relação. O coordenador pedagógico, diante da apropriação da autonomia, precisa ter espaço para assumir o papel formador, articulador e transformador. As concepções de Estado regulador com foco nos processos avaliativos e seus resultados impõe um grande desafio ao coordenador pedagógico no trabalho de formação continuada com o docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1554710.34117/bjdv6n8-553Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 61709-61721Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 61709-61721Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 61709-617212525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15547/12790Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Soane SantosPires, Ennia Débora Passos BragaCardoso, Berta Leni CostaSantos, Emiliana Oliveira Rocha dosSouza, Jusceleide Moreira deAlmeida, Paula Cristina Soares Silva de2021-02-18T19:52:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15547Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:10.906189Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical Coordinator
title Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical Coordinator
spellingShingle Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical Coordinator
Silva, Soane Santos
Coordenador Pedagógico
Formação de Professores
Políticas Públicas.
title_short Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical Coordinator
title_full Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical Coordinator
title_fullStr Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical Coordinator
title_full_unstemmed Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical Coordinator
title_sort Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical Coordinator
author Silva, Soane Santos
author_facet Silva, Soane Santos
Pires, Ennia Débora Passos Braga
Cardoso, Berta Leni Costa
Santos, Emiliana Oliveira Rocha dos
Souza, Jusceleide Moreira de
Almeida, Paula Cristina Soares Silva de
author_role author
author2 Pires, Ennia Débora Passos Braga
Cardoso, Berta Leni Costa
Santos, Emiliana Oliveira Rocha dos
Souza, Jusceleide Moreira de
Almeida, Paula Cristina Soares Silva de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Soane Santos
Pires, Ennia Débora Passos Braga
Cardoso, Berta Leni Costa
Santos, Emiliana Oliveira Rocha dos
Souza, Jusceleide Moreira de
Almeida, Paula Cristina Soares Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador Pedagógico
Formação de Professores
Políticas Públicas.
topic Coordenador Pedagógico
Formação de Professores
Políticas Públicas.
description O trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão da política de formação de professores e o trabalho do coordenador pedagógico. Mais especificamente, busca-se discutir os termos legais do processo de formação inicial e continuada dos professores e refletir as possibilidades de atuação do coordenador pedagógico considerando que dentre as suas atribuições legais prescritas está o papel de formador.  Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir de análise documental para coleta de informações e dados que serviram de base para a construção da investigação. A pesquisa perpassa pela compreensão do contexto das redefinições do papel do Estado a partir da década de 90, suas influências na política de formação de professores e nas leis que a normatizam, bem como, a relação entre a formação continuada e o trabalho do coordenador pedagógico a considerar seu papel formador nas instituições de ensino. Ao levantar reflexões sobre as políticas públicas de formação de professores e o trabalho do coordenador pedagógico, obteve-se a constatação da complexidade que envolve esta relação. O coordenador pedagógico, diante da apropriação da autonomia, precisa ter espaço para assumir o papel formador, articulador e transformador. As concepções de Estado regulador com foco nos processos avaliativos e seus resultados impõe um grande desafio ao coordenador pedagógico no trabalho de formação continuada com o docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15547
10.34117/bjdv6n8-553
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15547
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15547/12790
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 61709-61721
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 61709-61721
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 61709-61721
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645474367799296