Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical Coordinator
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15547 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão da política de formação de professores e o trabalho do coordenador pedagógico. Mais especificamente, busca-se discutir os termos legais do processo de formação inicial e continuada dos professores e refletir as possibilidades de atuação do coordenador pedagógico considerando que dentre as suas atribuições legais prescritas está o papel de formador. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir de análise documental para coleta de informações e dados que serviram de base para a construção da investigação. A pesquisa perpassa pela compreensão do contexto das redefinições do papel do Estado a partir da década de 90, suas influências na política de formação de professores e nas leis que a normatizam, bem como, a relação entre a formação continuada e o trabalho do coordenador pedagógico a considerar seu papel formador nas instituições de ensino. Ao levantar reflexões sobre as políticas públicas de formação de professores e o trabalho do coordenador pedagógico, obteve-se a constatação da complexidade que envolve esta relação. O coordenador pedagógico, diante da apropriação da autonomia, precisa ter espaço para assumir o papel formador, articulador e transformador. As concepções de Estado regulador com foco nos processos avaliativos e seus resultados impõe um grande desafio ao coordenador pedagógico no trabalho de formação continuada com o docente. |
id |
VERACRUZ-0_c4ad1d6623acdc04df473ae22909c089 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15547 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical CoordinatorCoordenador PedagógicoFormação de ProfessoresPolíticas Públicas.O trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão da política de formação de professores e o trabalho do coordenador pedagógico. Mais especificamente, busca-se discutir os termos legais do processo de formação inicial e continuada dos professores e refletir as possibilidades de atuação do coordenador pedagógico considerando que dentre as suas atribuições legais prescritas está o papel de formador. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir de análise documental para coleta de informações e dados que serviram de base para a construção da investigação. A pesquisa perpassa pela compreensão do contexto das redefinições do papel do Estado a partir da década de 90, suas influências na política de formação de professores e nas leis que a normatizam, bem como, a relação entre a formação continuada e o trabalho do coordenador pedagógico a considerar seu papel formador nas instituições de ensino. Ao levantar reflexões sobre as políticas públicas de formação de professores e o trabalho do coordenador pedagógico, obteve-se a constatação da complexidade que envolve esta relação. O coordenador pedagógico, diante da apropriação da autonomia, precisa ter espaço para assumir o papel formador, articulador e transformador. As concepções de Estado regulador com foco nos processos avaliativos e seus resultados impõe um grande desafio ao coordenador pedagógico no trabalho de formação continuada com o docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1554710.34117/bjdv6n8-553Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 61709-61721Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 61709-61721Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 61709-617212525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15547/12790Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Soane SantosPires, Ennia Débora Passos BragaCardoso, Berta Leni CostaSantos, Emiliana Oliveira Rocha dosSouza, Jusceleide Moreira deAlmeida, Paula Cristina Soares Silva de2021-02-18T19:52:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15547Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:10.906189Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical Coordinator |
title |
Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical Coordinator |
spellingShingle |
Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical Coordinator Silva, Soane Santos Coordenador Pedagógico Formação de Professores Políticas Públicas. |
title_short |
Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical Coordinator |
title_full |
Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical Coordinator |
title_fullStr |
Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical Coordinator |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical Coordinator |
title_sort |
Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico / Reflections on teacher training policy and the work of the Pedagogical Coordinator |
author |
Silva, Soane Santos |
author_facet |
Silva, Soane Santos Pires, Ennia Débora Passos Braga Cardoso, Berta Leni Costa Santos, Emiliana Oliveira Rocha dos Souza, Jusceleide Moreira de Almeida, Paula Cristina Soares Silva de |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Ennia Débora Passos Braga Cardoso, Berta Leni Costa Santos, Emiliana Oliveira Rocha dos Souza, Jusceleide Moreira de Almeida, Paula Cristina Soares Silva de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Soane Santos Pires, Ennia Débora Passos Braga Cardoso, Berta Leni Costa Santos, Emiliana Oliveira Rocha dos Souza, Jusceleide Moreira de Almeida, Paula Cristina Soares Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenador Pedagógico Formação de Professores Políticas Públicas. |
topic |
Coordenador Pedagógico Formação de Professores Políticas Públicas. |
description |
O trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão da política de formação de professores e o trabalho do coordenador pedagógico. Mais especificamente, busca-se discutir os termos legais do processo de formação inicial e continuada dos professores e refletir as possibilidades de atuação do coordenador pedagógico considerando que dentre as suas atribuições legais prescritas está o papel de formador. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir de análise documental para coleta de informações e dados que serviram de base para a construção da investigação. A pesquisa perpassa pela compreensão do contexto das redefinições do papel do Estado a partir da década de 90, suas influências na política de formação de professores e nas leis que a normatizam, bem como, a relação entre a formação continuada e o trabalho do coordenador pedagógico a considerar seu papel formador nas instituições de ensino. Ao levantar reflexões sobre as políticas públicas de formação de professores e o trabalho do coordenador pedagógico, obteve-se a constatação da complexidade que envolve esta relação. O coordenador pedagógico, diante da apropriação da autonomia, precisa ter espaço para assumir o papel formador, articulador e transformador. As concepções de Estado regulador com foco nos processos avaliativos e seus resultados impõe um grande desafio ao coordenador pedagógico no trabalho de formação continuada com o docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15547 10.34117/bjdv6n8-553 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15547 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15547/12790 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 61709-61721 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 61709-61721 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 61709-61721 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645474367799296 |