A política de educação do campo como expressão da luta de classe / The politics of rural education as an expression of class struggle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uchôa, Iraci Carvalho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Rosângela Fernandes da, Silva, Elizangela de Almeida, Moura, Edilberto Santos, Sambuichi, Cristina Rosoga, Quintino, Fernanda Pinto de Aragão, Mourão, Arminda Rachel Botelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48738
Resumo: Esse texto é parte de uma pesquisa de doutorado e das discussões do grupo de pesquisa Trabalho, Gênero e Educação do PPGE/UFAM, sobre fechamento das escolas de classes multisseriadas nos municípios de Uarini e Alvarães, no Estado do Amazonas. Tem por objetivo analisar as contradições do capital e do trabalho. A metodologia abrange aspectos procedimentais pelo levantamento bibliográfico, pesquisa documental, tendo o materialismo histórico-dialético enquanto método para análise dos dados. Os resultados do estudo apontam que, as instituições federais, estaduais, municipais e os movimentos sociais contribuem efetivamente para materializar a política de Educação do Campo voltada aos interesses da classe trabalhadora.
id VERACRUZ-0_c1919751e6f46d097ca54cf30e36bbeb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48738
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A política de educação do campo como expressão da luta de classe / The politics of rural education as an expression of class struggleeducação do campomovimentos sociaisMST.Esse texto é parte de uma pesquisa de doutorado e das discussões do grupo de pesquisa Trabalho, Gênero e Educação do PPGE/UFAM, sobre fechamento das escolas de classes multisseriadas nos municípios de Uarini e Alvarães, no Estado do Amazonas. Tem por objetivo analisar as contradições do capital e do trabalho. A metodologia abrange aspectos procedimentais pelo levantamento bibliográfico, pesquisa documental, tendo o materialismo histórico-dialético enquanto método para análise dos dados. Os resultados do estudo apontam que, as instituições federais, estaduais, municipais e os movimentos sociais contribuem efetivamente para materializar a política de Educação do Campo voltada aos interesses da classe trabalhadora.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4873810.34117/bjdv8n5-610Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 42129-42138Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 42129-42138Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 42129-421382525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48738/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessUchôa, Iraci CarvalhoSilva, Rosângela Fernandes daSilva, Elizangela de AlmeidaMoura, Edilberto SantosSambuichi, Cristina RosogaQuintino, Fernanda Pinto de AragãoMourão, Arminda Rachel Botelho2022-06-01T11:50:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48738Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:25.806778Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A política de educação do campo como expressão da luta de classe / The politics of rural education as an expression of class struggle
title A política de educação do campo como expressão da luta de classe / The politics of rural education as an expression of class struggle
spellingShingle A política de educação do campo como expressão da luta de classe / The politics of rural education as an expression of class struggle
Uchôa, Iraci Carvalho
educação do campo
movimentos sociais
MST.
title_short A política de educação do campo como expressão da luta de classe / The politics of rural education as an expression of class struggle
title_full A política de educação do campo como expressão da luta de classe / The politics of rural education as an expression of class struggle
title_fullStr A política de educação do campo como expressão da luta de classe / The politics of rural education as an expression of class struggle
title_full_unstemmed A política de educação do campo como expressão da luta de classe / The politics of rural education as an expression of class struggle
title_sort A política de educação do campo como expressão da luta de classe / The politics of rural education as an expression of class struggle
author Uchôa, Iraci Carvalho
author_facet Uchôa, Iraci Carvalho
Silva, Rosângela Fernandes da
Silva, Elizangela de Almeida
Moura, Edilberto Santos
Sambuichi, Cristina Rosoga
Quintino, Fernanda Pinto de Aragão
Mourão, Arminda Rachel Botelho
author_role author
author2 Silva, Rosângela Fernandes da
Silva, Elizangela de Almeida
Moura, Edilberto Santos
Sambuichi, Cristina Rosoga
Quintino, Fernanda Pinto de Aragão
Mourão, Arminda Rachel Botelho
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Uchôa, Iraci Carvalho
Silva, Rosângela Fernandes da
Silva, Elizangela de Almeida
Moura, Edilberto Santos
Sambuichi, Cristina Rosoga
Quintino, Fernanda Pinto de Aragão
Mourão, Arminda Rachel Botelho
dc.subject.por.fl_str_mv educação do campo
movimentos sociais
MST.
topic educação do campo
movimentos sociais
MST.
description Esse texto é parte de uma pesquisa de doutorado e das discussões do grupo de pesquisa Trabalho, Gênero e Educação do PPGE/UFAM, sobre fechamento das escolas de classes multisseriadas nos municípios de Uarini e Alvarães, no Estado do Amazonas. Tem por objetivo analisar as contradições do capital e do trabalho. A metodologia abrange aspectos procedimentais pelo levantamento bibliográfico, pesquisa documental, tendo o materialismo histórico-dialético enquanto método para análise dos dados. Os resultados do estudo apontam que, as instituições federais, estaduais, municipais e os movimentos sociais contribuem efetivamente para materializar a política de Educação do Campo voltada aos interesses da classe trabalhadora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48738
10.34117/bjdv8n5-610
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48738
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n5-610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48738/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 42129-42138
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 42129-42138
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 42129-42138
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645599583502336