Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital culture
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23799 |
Resumo: | O presente artigo consiste em narrativas de docentes e discentes, por intermédio de suas experiências, desenvolvidas no ensino superior, na Disciplina de Tecnologia Educacional do Curso de Pedagogia, na modalidade a distância, da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC/SC. Esta pesquisa classifica-se qualitativa, tendo como aporte teórico e metodológico as contribuições de Bernard Charlot (2000). Para a coleta e análise de dados do cotidiano investigado, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados os “Balanços do Saber” e entrevistas, envolvendo as percepções dos participantes. As reflexões sobre o uso das tecnologias digitais em tempos de pandemia, que emergiram das experiências dos docentes e discentes participantes da pesquisa, demonstram a importância de se pensar nas rupturas que estão ocorrendo em todas as dimensões do ser humano. |
id |
VERACRUZ-0_c5f386fbe533eb21a03839fe2d2029b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23799 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital cultureEnsino Superior. Aprendizagem. Pandemia. Tecnologia Digital.O presente artigo consiste em narrativas de docentes e discentes, por intermédio de suas experiências, desenvolvidas no ensino superior, na Disciplina de Tecnologia Educacional do Curso de Pedagogia, na modalidade a distância, da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC/SC. Esta pesquisa classifica-se qualitativa, tendo como aporte teórico e metodológico as contribuições de Bernard Charlot (2000). Para a coleta e análise de dados do cotidiano investigado, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados os “Balanços do Saber” e entrevistas, envolvendo as percepções dos participantes. As reflexões sobre o uso das tecnologias digitais em tempos de pandemia, que emergiram das experiências dos docentes e discentes participantes da pesquisa, demonstram a importância de se pensar nas rupturas que estão ocorrendo em todas as dimensões do ser humano.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2379910.34117/bjdv7n1-675Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 9963-9977Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 9963-9977Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 9963-99772525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23799/19111Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoell, Márciade Arruda, Arlene Aparecida2021-09-21T10:44:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23799Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:08.675393Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital culture |
title |
Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital culture |
spellingShingle |
Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital culture Boell, Márcia Ensino Superior. Aprendizagem. Pandemia. Tecnologia Digital. |
title_short |
Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital culture |
title_full |
Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital culture |
title_fullStr |
Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital culture |
title_full_unstemmed |
Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital culture |
title_sort |
Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital culture |
author |
Boell, Márcia |
author_facet |
Boell, Márcia de Arruda, Arlene Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
de Arruda, Arlene Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boell, Márcia de Arruda, Arlene Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior. Aprendizagem. Pandemia. Tecnologia Digital. |
topic |
Ensino Superior. Aprendizagem. Pandemia. Tecnologia Digital. |
description |
O presente artigo consiste em narrativas de docentes e discentes, por intermédio de suas experiências, desenvolvidas no ensino superior, na Disciplina de Tecnologia Educacional do Curso de Pedagogia, na modalidade a distância, da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC/SC. Esta pesquisa classifica-se qualitativa, tendo como aporte teórico e metodológico as contribuições de Bernard Charlot (2000). Para a coleta e análise de dados do cotidiano investigado, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados os “Balanços do Saber” e entrevistas, envolvendo as percepções dos participantes. As reflexões sobre o uso das tecnologias digitais em tempos de pandemia, que emergiram das experiências dos docentes e discentes participantes da pesquisa, demonstram a importância de se pensar nas rupturas que estão ocorrendo em todas as dimensões do ser humano. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23799 10.34117/bjdv7n1-675 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23799 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23799/19111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 9963-9977 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 9963-9977 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 9963-9977 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645508601708544 |