Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital culture

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boell, Márcia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Arruda, Arlene Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23799
Resumo: O presente artigo consiste em narrativas de docentes e discentes, por intermédio de suas experiências, desenvolvidas no ensino superior, na Disciplina de Tecnologia Educacional do Curso de Pedagogia, na modalidade a distância, da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC/SC. Esta pesquisa classifica-se qualitativa, tendo como aporte teórico e metodológico as contribuições de Bernard Charlot (2000). Para a coleta e análise de dados do cotidiano investigado, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados os “Balanços do Saber” e entrevistas, envolvendo as percepções dos participantes. As reflexões sobre o uso das tecnologias digitais em tempos de pandemia, que emergiram das experiências dos docentes e discentes participantes da pesquisa, demonstram a importância de se pensar nas rupturas que estão ocorrendo em todas as dimensões do ser humano.
id VERACRUZ-0_c5f386fbe533eb21a03839fe2d2029b3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23799
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital cultureEnsino Superior. Aprendizagem. Pandemia. Tecnologia Digital.O presente artigo consiste em narrativas de docentes e discentes, por intermédio de suas experiências, desenvolvidas no ensino superior, na Disciplina de Tecnologia Educacional do Curso de Pedagogia, na modalidade a distância, da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC/SC. Esta pesquisa classifica-se qualitativa, tendo como aporte teórico e metodológico as contribuições de Bernard Charlot (2000). Para a coleta e análise de dados do cotidiano investigado, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados os “Balanços do Saber” e entrevistas, envolvendo as percepções dos participantes. As reflexões sobre o uso das tecnologias digitais em tempos de pandemia, que emergiram das experiências dos docentes e discentes participantes da pesquisa, demonstram a importância de se pensar nas rupturas que estão ocorrendo em todas as dimensões do ser humano.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2379910.34117/bjdv7n1-675Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 9963-9977Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 9963-9977Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 9963-99772525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23799/19111Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoell, Márciade Arruda, Arlene Aparecida2021-09-21T10:44:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23799Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:08.675393Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital culture
title Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital culture
spellingShingle Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital culture
Boell, Márcia
Ensino Superior. Aprendizagem. Pandemia. Tecnologia Digital.
title_short Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital culture
title_full Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital culture
title_fullStr Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital culture
title_full_unstemmed Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital culture
title_sort Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital / Teaching and student narratives in higher education: emergency remote education in pandemic times of Covid-19 and the relationship with digital culture
author Boell, Márcia
author_facet Boell, Márcia
de Arruda, Arlene Aparecida
author_role author
author2 de Arruda, Arlene Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boell, Márcia
de Arruda, Arlene Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior. Aprendizagem. Pandemia. Tecnologia Digital.
topic Ensino Superior. Aprendizagem. Pandemia. Tecnologia Digital.
description O presente artigo consiste em narrativas de docentes e discentes, por intermédio de suas experiências, desenvolvidas no ensino superior, na Disciplina de Tecnologia Educacional do Curso de Pedagogia, na modalidade a distância, da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC/SC. Esta pesquisa classifica-se qualitativa, tendo como aporte teórico e metodológico as contribuições de Bernard Charlot (2000). Para a coleta e análise de dados do cotidiano investigado, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados os “Balanços do Saber” e entrevistas, envolvendo as percepções dos participantes. As reflexões sobre o uso das tecnologias digitais em tempos de pandemia, que emergiram das experiências dos docentes e discentes participantes da pesquisa, demonstram a importância de se pensar nas rupturas que estão ocorrendo em todas as dimensões do ser humano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23799
10.34117/bjdv7n1-675
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23799
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23799/19111
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 9963-9977
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 9963-9977
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 9963-9977
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645508601708544