Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present day
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35959 |
Resumo: | Pensar sobre o futuro da educação brasileira sem olhar para o caminho que nos trouxe até aqui é impossível, pois para evoluirmos precisamos rever o que está por trás de todo nosso aparato educacional, cuja riqueza não se restringe em boa parte às suas teses e teorias. Porém, ao adentrarmos nas salas de aula, não há como negar a deficiência de recursos materiais na maioria das escolas, bem como não se pode negar a negligência reiterada através das décadas aos nossos professores como um todo, além da falta de incentivo à formação continuada contextualizada, às novas práticas pedagógicas e aos avanços tecnológicos.Nesse contexto e partindo desse modelo educacional, questionamos a manutenção de um método ainda pautado nos valores jesuíticos, no qual se expõe um determinado conteúdo e cabe ao aluno copiá-lo e replicá-lo nas avaliações. Embora tenhamos diversos documentos, manuais e cartilhas, amplamente divulgados, que demonstram a necessidade de evoluirmos o método, ainda encontramos esse modelo ultrapassado na maioria das nossas escolas. Essa postura docente traz como principal justificativa o ato de eximir o professor da não aprendizagem pelo aluno, visto que ele “ensinou”, porém, o aluno “não aprendeu” por falta de interesse ou qualquer outra justificativa. Este artigo pretende-se, portanto, um convite para olharmos nossos alunos e perceber que em seus discursos, embora não cultos ou não gramaticalmente corretos, podem ter tantos ensinamentos quanto nos livros de teoria.Ensinar o saber racional faz com que tenhamos que nos apropriar de questões éticas, sociais e empáticas, de acordo com Paulo Freire, mas esse saber racional não pode ser limitado a uma ou outra disciplina, ele deve perfazer todo o percurso formativo dos indivíduos. |
id |
VERACRUZ-0_cc4554991ab62a43ce593f8a8b16d529 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35959 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present dayDocênciaEnsinagemaprendizagemMetodologiasProcessos.Pensar sobre o futuro da educação brasileira sem olhar para o caminho que nos trouxe até aqui é impossível, pois para evoluirmos precisamos rever o que está por trás de todo nosso aparato educacional, cuja riqueza não se restringe em boa parte às suas teses e teorias. Porém, ao adentrarmos nas salas de aula, não há como negar a deficiência de recursos materiais na maioria das escolas, bem como não se pode negar a negligência reiterada através das décadas aos nossos professores como um todo, além da falta de incentivo à formação continuada contextualizada, às novas práticas pedagógicas e aos avanços tecnológicos.Nesse contexto e partindo desse modelo educacional, questionamos a manutenção de um método ainda pautado nos valores jesuíticos, no qual se expõe um determinado conteúdo e cabe ao aluno copiá-lo e replicá-lo nas avaliações. Embora tenhamos diversos documentos, manuais e cartilhas, amplamente divulgados, que demonstram a necessidade de evoluirmos o método, ainda encontramos esse modelo ultrapassado na maioria das nossas escolas. Essa postura docente traz como principal justificativa o ato de eximir o professor da não aprendizagem pelo aluno, visto que ele “ensinou”, porém, o aluno “não aprendeu” por falta de interesse ou qualquer outra justificativa. Este artigo pretende-se, portanto, um convite para olharmos nossos alunos e perceber que em seus discursos, embora não cultos ou não gramaticalmente corretos, podem ter tantos ensinamentos quanto nos livros de teoria.Ensinar o saber racional faz com que tenhamos que nos apropriar de questões éticas, sociais e empáticas, de acordo com Paulo Freire, mas esse saber racional não pode ser limitado a uma ou outra disciplina, ele deve perfazer todo o percurso formativo dos indivíduos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3595910.34117/bjdv7n9-229Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 89651-89662Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 89651-89662Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 89651-896622525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35959/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Eliege Marizel MoreiraBarbosa, Mariel MoreiraMarques, Tatiele Moreira2022-06-02T12:31:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35959Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:40.800923Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present day |
title |
Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present day |
spellingShingle |
Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present day Barbosa, Eliege Marizel Moreira Docência Ensinagem aprendizagem Metodologias Processos. |
title_short |
Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present day |
title_full |
Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present day |
title_fullStr |
Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present day |
title_full_unstemmed |
Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present day |
title_sort |
Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present day |
author |
Barbosa, Eliege Marizel Moreira |
author_facet |
Barbosa, Eliege Marizel Moreira Barbosa, Mariel Moreira Marques, Tatiele Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Mariel Moreira Marques, Tatiele Moreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Eliege Marizel Moreira Barbosa, Mariel Moreira Marques, Tatiele Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Ensinagem aprendizagem Metodologias Processos. |
topic |
Docência Ensinagem aprendizagem Metodologias Processos. |
description |
Pensar sobre o futuro da educação brasileira sem olhar para o caminho que nos trouxe até aqui é impossível, pois para evoluirmos precisamos rever o que está por trás de todo nosso aparato educacional, cuja riqueza não se restringe em boa parte às suas teses e teorias. Porém, ao adentrarmos nas salas de aula, não há como negar a deficiência de recursos materiais na maioria das escolas, bem como não se pode negar a negligência reiterada através das décadas aos nossos professores como um todo, além da falta de incentivo à formação continuada contextualizada, às novas práticas pedagógicas e aos avanços tecnológicos.Nesse contexto e partindo desse modelo educacional, questionamos a manutenção de um método ainda pautado nos valores jesuíticos, no qual se expõe um determinado conteúdo e cabe ao aluno copiá-lo e replicá-lo nas avaliações. Embora tenhamos diversos documentos, manuais e cartilhas, amplamente divulgados, que demonstram a necessidade de evoluirmos o método, ainda encontramos esse modelo ultrapassado na maioria das nossas escolas. Essa postura docente traz como principal justificativa o ato de eximir o professor da não aprendizagem pelo aluno, visto que ele “ensinou”, porém, o aluno “não aprendeu” por falta de interesse ou qualquer outra justificativa. Este artigo pretende-se, portanto, um convite para olharmos nossos alunos e perceber que em seus discursos, embora não cultos ou não gramaticalmente corretos, podem ter tantos ensinamentos quanto nos livros de teoria.Ensinar o saber racional faz com que tenhamos que nos apropriar de questões éticas, sociais e empáticas, de acordo com Paulo Freire, mas esse saber racional não pode ser limitado a uma ou outra disciplina, ele deve perfazer todo o percurso formativo dos indivíduos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35959 10.34117/bjdv7n9-229 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35959 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35959/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 89651-89662 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 89651-89662 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 89651-89662 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645557615296512 |