Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present day

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Eliege Marizel Moreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barbosa, Mariel Moreira, Marques, Tatiele Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35959
Resumo: Pensar sobre o futuro da educação brasileira sem olhar para o caminho que nos trouxe até aqui é impossível, pois para evoluirmos precisamos rever o que está por trás de todo nosso aparato educacional, cuja riqueza não se restringe em boa parte às suas teses e teorias. Porém, ao adentrarmos nas salas de aula, não há como negar a deficiência de recursos materiais na maioria das escolas, bem como não se pode negar a negligência reiterada através das décadas aos nossos professores como um todo, além da falta de incentivo à formação continuada contextualizada, às novas práticas pedagógicas e aos avanços tecnológicos.Nesse contexto e partindo desse modelo educacional, questionamos a manutenção de um método ainda pautado nos valores jesuíticos, no qual se expõe um determinado conteúdo e cabe ao aluno copiá-lo e replicá-lo nas avaliações. Embora tenhamos diversos documentos, manuais e cartilhas, amplamente divulgados, que demonstram a necessidade de evoluirmos o método, ainda encontramos esse modelo ultrapassado na maioria das nossas escolas. Essa postura docente traz como principal justificativa o ato de eximir o professor da não aprendizagem pelo aluno, visto que ele “ensinou”, porém, o aluno “não aprendeu” por falta de interesse ou qualquer outra justificativa. Este artigo pretende-se, portanto, um convite para olharmos nossos alunos e perceber que em seus discursos, embora não cultos ou não gramaticalmente corretos, podem ter tantos ensinamentos quanto nos livros de teoria.Ensinar o saber racional faz com que tenhamos que nos apropriar de questões éticas, sociais e empáticas, de acordo com Paulo Freire, mas esse saber racional não pode ser limitado a uma ou outra disciplina, ele deve perfazer todo o percurso formativo dos indivíduos.
id VERACRUZ-0_cc4554991ab62a43ce593f8a8b16d529
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35959
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present dayDocênciaEnsinagemaprendizagemMetodologiasProcessos.Pensar sobre o futuro da educação brasileira sem olhar para o caminho que nos trouxe até aqui é impossível, pois para evoluirmos precisamos rever o que está por trás de todo nosso aparato educacional, cuja riqueza não se restringe em boa parte às suas teses e teorias. Porém, ao adentrarmos nas salas de aula, não há como negar a deficiência de recursos materiais na maioria das escolas, bem como não se pode negar a negligência reiterada através das décadas aos nossos professores como um todo, além da falta de incentivo à formação continuada contextualizada, às novas práticas pedagógicas e aos avanços tecnológicos.Nesse contexto e partindo desse modelo educacional, questionamos a manutenção de um método ainda pautado nos valores jesuíticos, no qual se expõe um determinado conteúdo e cabe ao aluno copiá-lo e replicá-lo nas avaliações. Embora tenhamos diversos documentos, manuais e cartilhas, amplamente divulgados, que demonstram a necessidade de evoluirmos o método, ainda encontramos esse modelo ultrapassado na maioria das nossas escolas. Essa postura docente traz como principal justificativa o ato de eximir o professor da não aprendizagem pelo aluno, visto que ele “ensinou”, porém, o aluno “não aprendeu” por falta de interesse ou qualquer outra justificativa. Este artigo pretende-se, portanto, um convite para olharmos nossos alunos e perceber que em seus discursos, embora não cultos ou não gramaticalmente corretos, podem ter tantos ensinamentos quanto nos livros de teoria.Ensinar o saber racional faz com que tenhamos que nos apropriar de questões éticas, sociais e empáticas, de acordo com Paulo Freire, mas esse saber racional não pode ser limitado a uma ou outra disciplina, ele deve perfazer todo o percurso formativo dos indivíduos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3595910.34117/bjdv7n9-229Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 89651-89662Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 89651-89662Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 89651-896622525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35959/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Eliege Marizel MoreiraBarbosa, Mariel MoreiraMarques, Tatiele Moreira2022-06-02T12:31:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35959Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:40.800923Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present day
title Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present day
spellingShingle Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present day
Barbosa, Eliege Marizel Moreira
Docência
Ensinagem
aprendizagem
Metodologias
Processos.
title_short Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present day
title_full Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present day
title_fullStr Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present day
title_full_unstemmed Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present day
title_sort Os processos metodológicos de ensino: do modelo jesuítico aos dias de hoje / The methodological processes of teaching: from the jesuit model to the present day
author Barbosa, Eliege Marizel Moreira
author_facet Barbosa, Eliege Marizel Moreira
Barbosa, Mariel Moreira
Marques, Tatiele Moreira
author_role author
author2 Barbosa, Mariel Moreira
Marques, Tatiele Moreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Eliege Marizel Moreira
Barbosa, Mariel Moreira
Marques, Tatiele Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Ensinagem
aprendizagem
Metodologias
Processos.
topic Docência
Ensinagem
aprendizagem
Metodologias
Processos.
description Pensar sobre o futuro da educação brasileira sem olhar para o caminho que nos trouxe até aqui é impossível, pois para evoluirmos precisamos rever o que está por trás de todo nosso aparato educacional, cuja riqueza não se restringe em boa parte às suas teses e teorias. Porém, ao adentrarmos nas salas de aula, não há como negar a deficiência de recursos materiais na maioria das escolas, bem como não se pode negar a negligência reiterada através das décadas aos nossos professores como um todo, além da falta de incentivo à formação continuada contextualizada, às novas práticas pedagógicas e aos avanços tecnológicos.Nesse contexto e partindo desse modelo educacional, questionamos a manutenção de um método ainda pautado nos valores jesuíticos, no qual se expõe um determinado conteúdo e cabe ao aluno copiá-lo e replicá-lo nas avaliações. Embora tenhamos diversos documentos, manuais e cartilhas, amplamente divulgados, que demonstram a necessidade de evoluirmos o método, ainda encontramos esse modelo ultrapassado na maioria das nossas escolas. Essa postura docente traz como principal justificativa o ato de eximir o professor da não aprendizagem pelo aluno, visto que ele “ensinou”, porém, o aluno “não aprendeu” por falta de interesse ou qualquer outra justificativa. Este artigo pretende-se, portanto, um convite para olharmos nossos alunos e perceber que em seus discursos, embora não cultos ou não gramaticalmente corretos, podem ter tantos ensinamentos quanto nos livros de teoria.Ensinar o saber racional faz com que tenhamos que nos apropriar de questões éticas, sociais e empáticas, de acordo com Paulo Freire, mas esse saber racional não pode ser limitado a uma ou outra disciplina, ele deve perfazer todo o percurso formativo dos indivíduos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35959
10.34117/bjdv7n9-229
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35959
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35959/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 89651-89662
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 89651-89662
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 89651-89662
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645557615296512