Uso da Realidade Virtual na reabilitação de alterações posturais em adultos jovens do sexo feminino / Use of Virtual Reality in the rehabilitation of postural changes in young adult females

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Júlia Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barros, Marina de Lima Neves, Uchôa, Erica Patricia Borba Lira, de Carvalho, Valéria Conceição Passos, Silva, Débora dos Santos, da Paz, Antônio Filipe Sales
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30470
Resumo: Uma postura saudável exige um sistema musculoesquelético alinhado e em equilíbrio, gerando assim pouco esforço e sobrecarga, diminuindo o risco de quedas e oferecendo uma maior independência. As disfunções e alterações posturais são problemas recorrentes na atualidade e por isso sistemas de Realidade Virtual (RV) vem sendo explorados na reabilitação postural. São três as características básicas na RV: Imersão (sentimento de fazer parte do ambiente), Interação (capacidade de modificar o programa segundo as ações do indivíduo) e Presença (sensação de participar do sistema). Como objetivo a pesquisa investigou se houve colaboração no uso da aplicação da Realidade Virtual em adultos jovens sedentários do sexo feminino que pudessem provocar alterações posturais na reabilitação da postura. O estudo utilizou um aparelho Nintendo Wii com o Balance Board, onde participaram 10 mulheres entre 18 a 40 anos. Foi aplicado também o questionário sócio-clínico-demográfico e realizada uma Análise Postural utilizando a ficha de Avaliação Postural juntamente com o registro fotográfico. As participantes foram submetidas a cincos sessões de 15 minutos cada na plataforma do Nintendo Wii. Após a coleta dos dados, foi elaborada uma planilha do Excel 2007® com os dados obtidos e realizada uma análise dos mesmos.  Como resultado, foi encontrado que na vista lateral houve um aumento do alinhamento da pelve, dobrando o percentual inicial, e da cervical que passou de 10% para 30% das participantes com curvatura normal. Já na vista posterior observou-se um acréscimo de 2 voluntárias com alinhamento das escápulas pós intervenção e 3 voluntárias a mais com simetria entre a borda medial da escápula e a coluna vertebral. Na vista anterior dobrou o número de participantes que apresentaram as espinhas ilíacas anterossuperiores alinhadas e passou de 70% para 90% as mulheres que apresentaram simetria entre as fossas supraclaviculares. Com base nos resultados encontrados e em estudos semelhantes, é possível observar que jogos de Realidade Virtual estimulam alterações posturais partindo do princípio da mudança de equilíbrio dinâmico. Com tudo, se faz necessário um tempo de tratamento maior para uma melhor obtenção de resultados positivos. 
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