A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dennize Araujo dos Anjos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santana, Marttem Costa de, Souza, Lívia Barbosa Pacheco, Duque, Rita de Cássia Soares, Souza, Elaine Nogueira de, Polak, Avanilde, Santos, Carlos Alberto Feitosa dos, Campos, Rayra Chrystina Veiga, Alvarenga, Valéria Caetano da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53598
Resumo: A ludicidade é uma proposta pedagógica utilizada nos processos ensino/aprendizagem, , porém quando os games e diversões são compreendidos apenas como artifícios pedagógicos, assumem um caráter importante, pois perdem a percepção de brincadeira e servem para a organização dos saberes, assim, são empregues para atingir resultados pre estabelecidos. Entretanto, o game deve ser visto como uma atitude primordial que ofereça a conquista da autonomia de expressão, o trilhar no dia a dia, transpondo os regramentos socialmente elaborados para o mundo lúdico em que elementos tais como imaginação, desejos e alegria são totalmente permitidos. O lúdico tem um papel importante no desenvolvimento do processo de aprendizado da língua, do processo de interações entre as crianças e o desenvolvimento e aprimoramento do pensamento. Assim, essa pesquisa, buscou relacionar relevância da ludicidade no processo de ensino/aprendizagem, mostrando as vantagens e desvantagens, buscando e analisando os principais teóricos sobre o tema.
id VERACRUZ-0_d0cf2d95c65be2c2acfc7cf11afe1864
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53598
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectioludicidadeensinoaprendizagemA ludicidade é uma proposta pedagógica utilizada nos processos ensino/aprendizagem, , porém quando os games e diversões são compreendidos apenas como artifícios pedagógicos, assumem um caráter importante, pois perdem a percepção de brincadeira e servem para a organização dos saberes, assim, são empregues para atingir resultados pre estabelecidos. Entretanto, o game deve ser visto como uma atitude primordial que ofereça a conquista da autonomia de expressão, o trilhar no dia a dia, transpondo os regramentos socialmente elaborados para o mundo lúdico em que elementos tais como imaginação, desejos e alegria são totalmente permitidos. O lúdico tem um papel importante no desenvolvimento do processo de aprendizado da língua, do processo de interações entre as crianças e o desenvolvimento e aprimoramento do pensamento. Assim, essa pesquisa, buscou relacionar relevância da ludicidade no processo de ensino/aprendizagem, mostrando as vantagens e desvantagens, buscando e analisando os principais teóricos sobre o tema.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5359810.34117/bjdv8n10-310Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 69656-69665Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 69656-69665Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 69656-696652525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53598/39798Copyright (c) 2022 Dennize Araujo dos Anjos Silva, Marttem Costa de Santana, Lívia Barbosa Pacheco Souza, Rita de Cássia Soares Duque, Elaine Nogueira de Souza, Avanilde Polak, Carlos Alberto Feitosa dos Santos, Rayra Chrystina Veiga Campos, Valéria Caetano da Silva Alvarengainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Dennize Araujo dos AnjosSantana, Marttem Costa deSouza, Lívia Barbosa PachecoDuque, Rita de Cássia SoaresSouza, Elaine Nogueira dePolak, AvanildeSantos, Carlos Alberto Feitosa dosCampos, Rayra Chrystina VeigaAlvarenga, Valéria Caetano da Silva2022-10-30T01:54:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53598Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:07.904353Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectio
title A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectio
spellingShingle A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectio
Silva, Dennize Araujo dos Anjos
ludicidade
ensino
aprendizagem
title_short A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectio
title_full A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectio
title_fullStr A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectio
title_full_unstemmed A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectio
title_sort A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectio
author Silva, Dennize Araujo dos Anjos
author_facet Silva, Dennize Araujo dos Anjos
Santana, Marttem Costa de
Souza, Lívia Barbosa Pacheco
Duque, Rita de Cássia Soares
Souza, Elaine Nogueira de
Polak, Avanilde
Santos, Carlos Alberto Feitosa dos
Campos, Rayra Chrystina Veiga
Alvarenga, Valéria Caetano da Silva
author_role author
author2 Santana, Marttem Costa de
Souza, Lívia Barbosa Pacheco
Duque, Rita de Cássia Soares
Souza, Elaine Nogueira de
Polak, Avanilde
Santos, Carlos Alberto Feitosa dos
Campos, Rayra Chrystina Veiga
Alvarenga, Valéria Caetano da Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Dennize Araujo dos Anjos
Santana, Marttem Costa de
Souza, Lívia Barbosa Pacheco
Duque, Rita de Cássia Soares
Souza, Elaine Nogueira de
Polak, Avanilde
Santos, Carlos Alberto Feitosa dos
Campos, Rayra Chrystina Veiga
Alvarenga, Valéria Caetano da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv ludicidade
ensino
aprendizagem
topic ludicidade
ensino
aprendizagem
description A ludicidade é uma proposta pedagógica utilizada nos processos ensino/aprendizagem, , porém quando os games e diversões são compreendidos apenas como artifícios pedagógicos, assumem um caráter importante, pois perdem a percepção de brincadeira e servem para a organização dos saberes, assim, são empregues para atingir resultados pre estabelecidos. Entretanto, o game deve ser visto como uma atitude primordial que ofereça a conquista da autonomia de expressão, o trilhar no dia a dia, transpondo os regramentos socialmente elaborados para o mundo lúdico em que elementos tais como imaginação, desejos e alegria são totalmente permitidos. O lúdico tem um papel importante no desenvolvimento do processo de aprendizado da língua, do processo de interações entre as crianças e o desenvolvimento e aprimoramento do pensamento. Assim, essa pesquisa, buscou relacionar relevância da ludicidade no processo de ensino/aprendizagem, mostrando as vantagens e desvantagens, buscando e analisando os principais teóricos sobre o tema.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53598
10.34117/bjdv8n10-310
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53598
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n10-310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53598/39798
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 69656-69665
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 69656-69665
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 69656-69665
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645616400564224