A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53598 |
Resumo: | A ludicidade é uma proposta pedagógica utilizada nos processos ensino/aprendizagem, , porém quando os games e diversões são compreendidos apenas como artifícios pedagógicos, assumem um caráter importante, pois perdem a percepção de brincadeira e servem para a organização dos saberes, assim, são empregues para atingir resultados pre estabelecidos. Entretanto, o game deve ser visto como uma atitude primordial que ofereça a conquista da autonomia de expressão, o trilhar no dia a dia, transpondo os regramentos socialmente elaborados para o mundo lúdico em que elementos tais como imaginação, desejos e alegria são totalmente permitidos. O lúdico tem um papel importante no desenvolvimento do processo de aprendizado da língua, do processo de interações entre as crianças e o desenvolvimento e aprimoramento do pensamento. Assim, essa pesquisa, buscou relacionar relevância da ludicidade no processo de ensino/aprendizagem, mostrando as vantagens e desvantagens, buscando e analisando os principais teóricos sobre o tema. |
id |
VERACRUZ-0_d0cf2d95c65be2c2acfc7cf11afe1864 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53598 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectioludicidadeensinoaprendizagemA ludicidade é uma proposta pedagógica utilizada nos processos ensino/aprendizagem, , porém quando os games e diversões são compreendidos apenas como artifícios pedagógicos, assumem um caráter importante, pois perdem a percepção de brincadeira e servem para a organização dos saberes, assim, são empregues para atingir resultados pre estabelecidos. Entretanto, o game deve ser visto como uma atitude primordial que ofereça a conquista da autonomia de expressão, o trilhar no dia a dia, transpondo os regramentos socialmente elaborados para o mundo lúdico em que elementos tais como imaginação, desejos e alegria são totalmente permitidos. O lúdico tem um papel importante no desenvolvimento do processo de aprendizado da língua, do processo de interações entre as crianças e o desenvolvimento e aprimoramento do pensamento. Assim, essa pesquisa, buscou relacionar relevância da ludicidade no processo de ensino/aprendizagem, mostrando as vantagens e desvantagens, buscando e analisando os principais teóricos sobre o tema.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5359810.34117/bjdv8n10-310Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 69656-69665Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 69656-69665Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 69656-696652525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53598/39798Copyright (c) 2022 Dennize Araujo dos Anjos Silva, Marttem Costa de Santana, Lívia Barbosa Pacheco Souza, Rita de Cássia Soares Duque, Elaine Nogueira de Souza, Avanilde Polak, Carlos Alberto Feitosa dos Santos, Rayra Chrystina Veiga Campos, Valéria Caetano da Silva Alvarengainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Dennize Araujo dos AnjosSantana, Marttem Costa deSouza, Lívia Barbosa PachecoDuque, Rita de Cássia SoaresSouza, Elaine Nogueira dePolak, AvanildeSantos, Carlos Alberto Feitosa dosCampos, Rayra Chrystina VeigaAlvarenga, Valéria Caetano da Silva2022-10-30T01:54:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53598Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:07.904353Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectio |
title |
A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectio |
spellingShingle |
A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectio Silva, Dennize Araujo dos Anjos ludicidade ensino aprendizagem |
title_short |
A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectio |
title_full |
A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectio |
title_fullStr |
A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectio |
title_full_unstemmed |
A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectio |
title_sort |
A ludicidade em momentos de reflexão: Playfulness in moments of reflectio |
author |
Silva, Dennize Araujo dos Anjos |
author_facet |
Silva, Dennize Araujo dos Anjos Santana, Marttem Costa de Souza, Lívia Barbosa Pacheco Duque, Rita de Cássia Soares Souza, Elaine Nogueira de Polak, Avanilde Santos, Carlos Alberto Feitosa dos Campos, Rayra Chrystina Veiga Alvarenga, Valéria Caetano da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Marttem Costa de Souza, Lívia Barbosa Pacheco Duque, Rita de Cássia Soares Souza, Elaine Nogueira de Polak, Avanilde Santos, Carlos Alberto Feitosa dos Campos, Rayra Chrystina Veiga Alvarenga, Valéria Caetano da Silva |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Dennize Araujo dos Anjos Santana, Marttem Costa de Souza, Lívia Barbosa Pacheco Duque, Rita de Cássia Soares Souza, Elaine Nogueira de Polak, Avanilde Santos, Carlos Alberto Feitosa dos Campos, Rayra Chrystina Veiga Alvarenga, Valéria Caetano da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ludicidade ensino aprendizagem |
topic |
ludicidade ensino aprendizagem |
description |
A ludicidade é uma proposta pedagógica utilizada nos processos ensino/aprendizagem, , porém quando os games e diversões são compreendidos apenas como artifícios pedagógicos, assumem um caráter importante, pois perdem a percepção de brincadeira e servem para a organização dos saberes, assim, são empregues para atingir resultados pre estabelecidos. Entretanto, o game deve ser visto como uma atitude primordial que ofereça a conquista da autonomia de expressão, o trilhar no dia a dia, transpondo os regramentos socialmente elaborados para o mundo lúdico em que elementos tais como imaginação, desejos e alegria são totalmente permitidos. O lúdico tem um papel importante no desenvolvimento do processo de aprendizado da língua, do processo de interações entre as crianças e o desenvolvimento e aprimoramento do pensamento. Assim, essa pesquisa, buscou relacionar relevância da ludicidade no processo de ensino/aprendizagem, mostrando as vantagens e desvantagens, buscando e analisando os principais teóricos sobre o tema. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53598 10.34117/bjdv8n10-310 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53598 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n10-310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53598/39798 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 69656-69665 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 69656-69665 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 69656-69665 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645616400564224 |