Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colpo, Lucia Cerlita
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zanon, Regina Basso, Pezzi, Fernanda Aparecida Szareski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n3-440
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26527
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar indicativos cognitivos, emocionais e comportamentais de empatia em crianças que convivem com colegas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e refletir sobre os possíveis benefícios dessa convivência. Trata-se de um estudo exploratório, transversal de caráter misto, com 16 crianças de seis e sete anos de idade, que estudam em duas turmas de 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública em um município da Região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes (EECA) e a técnica do desenho comentado com roteiro de entrevista semiestruturada. Os resultados da EECA foram analisados através da estatística descritiva e da análise temática de conteúdo. A análise evidenciou a presença de indicativos de empatia nas crianças investigadas. O desenvolvimento da empatia parece estar em conformidade com a faixa etária das crianças estudadas. A partir da técnica do desenho comentado, foi possível observar que o convívio com colega com TEA gera sentimentos positivos, mas também - negativos nas crianças, o que sugere a necessidade de se trabalhar mais a inclusão com estas turmas.
id VERACRUZ-0_d3a18d7606afc93e7989b78ab7399035
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26527
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school contextEmpatiaCriançasTranstorno do Espectro AutistaInclusão EscolarHabilidades Socioemocionais.O objetivo deste estudo foi avaliar indicativos cognitivos, emocionais e comportamentais de empatia em crianças que convivem com colegas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e refletir sobre os possíveis benefícios dessa convivência. Trata-se de um estudo exploratório, transversal de caráter misto, com 16 crianças de seis e sete anos de idade, que estudam em duas turmas de 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública em um município da Região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes (EECA) e a técnica do desenho comentado com roteiro de entrevista semiestruturada. Os resultados da EECA foram analisados através da estatística descritiva e da análise temática de conteúdo. A análise evidenciou a presença de indicativos de empatia nas crianças investigadas. O desenvolvimento da empatia parece estar em conformidade com a faixa etária das crianças estudadas. A partir da técnica do desenho comentado, foi possível observar que o convívio com colega com TEA gera sentimentos positivos, mas também - negativos nas crianças, o que sugere a necessidade de se trabalhar mais a inclusão com estas turmas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2652710.34117/bjdv7n3-440Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 27320-27340Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 27320-27340Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 27320-273402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26527/21029Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessColpo, Lucia CerlitaZanon, Regina BassoPezzi, Fernanda Aparecida Szareski2022-03-29T12:15:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26527Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:21.993237Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context
title Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context
spellingShingle Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context
Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context
Colpo, Lucia Cerlita
Empatia
Crianças
Transtorno do Espectro Autista
Inclusão Escolar
Habilidades Socioemocionais.
Colpo, Lucia Cerlita
Empatia
Crianças
Transtorno do Espectro Autista
Inclusão Escolar
Habilidades Socioemocionais.
title_short Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context
title_full Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context
title_fullStr Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context
Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context
title_full_unstemmed Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context
Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context
title_sort Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context
author Colpo, Lucia Cerlita
author_facet Colpo, Lucia Cerlita
Colpo, Lucia Cerlita
Zanon, Regina Basso
Pezzi, Fernanda Aparecida Szareski
Zanon, Regina Basso
Pezzi, Fernanda Aparecida Szareski
author_role author
author2 Zanon, Regina Basso
Pezzi, Fernanda Aparecida Szareski
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colpo, Lucia Cerlita
Zanon, Regina Basso
Pezzi, Fernanda Aparecida Szareski
dc.subject.por.fl_str_mv Empatia
Crianças
Transtorno do Espectro Autista
Inclusão Escolar
Habilidades Socioemocionais.
topic Empatia
Crianças
Transtorno do Espectro Autista
Inclusão Escolar
Habilidades Socioemocionais.
description O objetivo deste estudo foi avaliar indicativos cognitivos, emocionais e comportamentais de empatia em crianças que convivem com colegas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e refletir sobre os possíveis benefícios dessa convivência. Trata-se de um estudo exploratório, transversal de caráter misto, com 16 crianças de seis e sete anos de idade, que estudam em duas turmas de 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública em um município da Região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes (EECA) e a técnica do desenho comentado com roteiro de entrevista semiestruturada. Os resultados da EECA foram analisados através da estatística descritiva e da análise temática de conteúdo. A análise evidenciou a presença de indicativos de empatia nas crianças investigadas. O desenvolvimento da empatia parece estar em conformidade com a faixa etária das crianças estudadas. A partir da técnica do desenho comentado, foi possível observar que o convívio com colega com TEA gera sentimentos positivos, mas também - negativos nas crianças, o que sugere a necessidade de se trabalhar mais a inclusão com estas turmas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26527
10.34117/bjdv7n3-440
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26527
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26527/21029
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 27320-27340
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 27320-27340
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 27320-27340
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183743421415424
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n3-440