Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n3-440 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26527 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliar indicativos cognitivos, emocionais e comportamentais de empatia em crianças que convivem com colegas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e refletir sobre os possíveis benefícios dessa convivência. Trata-se de um estudo exploratório, transversal de caráter misto, com 16 crianças de seis e sete anos de idade, que estudam em duas turmas de 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública em um município da Região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes (EECA) e a técnica do desenho comentado com roteiro de entrevista semiestruturada. Os resultados da EECA foram analisados através da estatística descritiva e da análise temática de conteúdo. A análise evidenciou a presença de indicativos de empatia nas crianças investigadas. O desenvolvimento da empatia parece estar em conformidade com a faixa etária das crianças estudadas. A partir da técnica do desenho comentado, foi possível observar que o convívio com colega com TEA gera sentimentos positivos, mas também - negativos nas crianças, o que sugere a necessidade de se trabalhar mais a inclusão com estas turmas. |
id |
VERACRUZ-0_d3a18d7606afc93e7989b78ab7399035 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26527 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school contextEmpatiaCriançasTranstorno do Espectro AutistaInclusão EscolarHabilidades Socioemocionais.O objetivo deste estudo foi avaliar indicativos cognitivos, emocionais e comportamentais de empatia em crianças que convivem com colegas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e refletir sobre os possíveis benefícios dessa convivência. Trata-se de um estudo exploratório, transversal de caráter misto, com 16 crianças de seis e sete anos de idade, que estudam em duas turmas de 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública em um município da Região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes (EECA) e a técnica do desenho comentado com roteiro de entrevista semiestruturada. Os resultados da EECA foram analisados através da estatística descritiva e da análise temática de conteúdo. A análise evidenciou a presença de indicativos de empatia nas crianças investigadas. O desenvolvimento da empatia parece estar em conformidade com a faixa etária das crianças estudadas. A partir da técnica do desenho comentado, foi possível observar que o convívio com colega com TEA gera sentimentos positivos, mas também - negativos nas crianças, o que sugere a necessidade de se trabalhar mais a inclusão com estas turmas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2652710.34117/bjdv7n3-440Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 27320-27340Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 27320-27340Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 27320-273402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26527/21029Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessColpo, Lucia CerlitaZanon, Regina BassoPezzi, Fernanda Aparecida Szareski2022-03-29T12:15:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26527Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:21.993237Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context |
title |
Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context |
spellingShingle |
Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context Colpo, Lucia Cerlita Empatia Crianças Transtorno do Espectro Autista Inclusão Escolar Habilidades Socioemocionais. Colpo, Lucia Cerlita Empatia Crianças Transtorno do Espectro Autista Inclusão Escolar Habilidades Socioemocionais. |
title_short |
Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context |
title_full |
Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context |
title_fullStr |
Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context |
title_full_unstemmed |
Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context |
title_sort |
Indicativos de empatia em crianças no contexto da inclusão escolar / Indications of empathy in children at the inclusion school context |
author |
Colpo, Lucia Cerlita |
author_facet |
Colpo, Lucia Cerlita Colpo, Lucia Cerlita Zanon, Regina Basso Pezzi, Fernanda Aparecida Szareski Zanon, Regina Basso Pezzi, Fernanda Aparecida Szareski |
author_role |
author |
author2 |
Zanon, Regina Basso Pezzi, Fernanda Aparecida Szareski |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colpo, Lucia Cerlita Zanon, Regina Basso Pezzi, Fernanda Aparecida Szareski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empatia Crianças Transtorno do Espectro Autista Inclusão Escolar Habilidades Socioemocionais. |
topic |
Empatia Crianças Transtorno do Espectro Autista Inclusão Escolar Habilidades Socioemocionais. |
description |
O objetivo deste estudo foi avaliar indicativos cognitivos, emocionais e comportamentais de empatia em crianças que convivem com colegas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e refletir sobre os possíveis benefícios dessa convivência. Trata-se de um estudo exploratório, transversal de caráter misto, com 16 crianças de seis e sete anos de idade, que estudam em duas turmas de 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública em um município da Região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes (EECA) e a técnica do desenho comentado com roteiro de entrevista semiestruturada. Os resultados da EECA foram analisados através da estatística descritiva e da análise temática de conteúdo. A análise evidenciou a presença de indicativos de empatia nas crianças investigadas. O desenvolvimento da empatia parece estar em conformidade com a faixa etária das crianças estudadas. A partir da técnica do desenho comentado, foi possível observar que o convívio com colega com TEA gera sentimentos positivos, mas também - negativos nas crianças, o que sugere a necessidade de se trabalhar mais a inclusão com estas turmas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26527 10.34117/bjdv7n3-440 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26527 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26527/21029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 27320-27340 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 27320-27340 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 27320-27340 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183743421415424 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-440 |