A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluency

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Daniela Pereira, Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral, Brandt, Isabela Dutra Coelho, Denucci, Moniki Aguiar Mozzer, de Souza, Carlos Henrique Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35032
Resumo: Uma leitura de qualidade representa a oportunidade de ampliar a visão do mundo e muitas habilidades estão envolvidas nesse processo, caso estejam alteradas interferem na fluência leitora. O treinamento auditivo promove estratégias utilizadas para desenvolver ou reabilitar habilidades auditivas alteradas. O objetivo deste trabalho foi relatar a importância da fluência leitora e a relevância do treinamento auditivo para indivíduos com alterações na aprendizagem, tendo como dificuldade a fluência da leitura. Apresentando um estudo de caso de um indivíduo do sexo masculino, 09 anos de idade, com transtorno de desenvolvimento da linguagem e comorbidade com TDAH. O método utilizado foi o treinamento auditivo musical, sendo aprovado pelo comitê de ética e pesquisa (CEP) com 12 sessões sendo uma vez por semana presencialmente e diariamente em casa como atividade reforço. O resultado foi considerado satisfatório. Não houve melhora na fluência, porém o indivíduo apresentou menos trocas, omissões e adições de letras e fonemas, assim como obteve melhora na prosódia e compreensão.
id VERACRUZ-0_eff53ef0d7fc263a03a0c293bf087861
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35032
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluencyLeituraFluênciaTreinamento Auditivo.Uma leitura de qualidade representa a oportunidade de ampliar a visão do mundo e muitas habilidades estão envolvidas nesse processo, caso estejam alteradas interferem na fluência leitora. O treinamento auditivo promove estratégias utilizadas para desenvolver ou reabilitar habilidades auditivas alteradas. O objetivo deste trabalho foi relatar a importância da fluência leitora e a relevância do treinamento auditivo para indivíduos com alterações na aprendizagem, tendo como dificuldade a fluência da leitura. Apresentando um estudo de caso de um indivíduo do sexo masculino, 09 anos de idade, com transtorno de desenvolvimento da linguagem e comorbidade com TDAH. O método utilizado foi o treinamento auditivo musical, sendo aprovado pelo comitê de ética e pesquisa (CEP) com 12 sessões sendo uma vez por semana presencialmente e diariamente em casa como atividade reforço. O resultado foi considerado satisfatório. Não houve melhora na fluência, porém o indivíduo apresentou menos trocas, omissões e adições de letras e fonemas, assim como obteve melhora na prosódia e compreensão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3503210.34117/bjdv7n8-578Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 84292-84305Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 84292-84305Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 84292-843052525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35032/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessWilliams, Elizabeth Matilda Oliveirada Silva, Daniela PereiraRodrigues, Ilma Alessandra Lima CabralBrandt, Isabela Dutra CoelhoDenucci, Moniki Aguiar Mozzerde Souza, Carlos Henrique Medeiros2021-09-16T20:49:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35032Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:18.607901Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluency
title A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluency
spellingShingle A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluency
Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
Leitura
Fluência
Treinamento Auditivo.
title_short A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluency
title_full A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluency
title_fullStr A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluency
title_full_unstemmed A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluency
title_sort A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluency
author Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
author_facet Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
da Silva, Daniela Pereira
Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral
Brandt, Isabela Dutra Coelho
Denucci, Moniki Aguiar Mozzer
de Souza, Carlos Henrique Medeiros
author_role author
author2 da Silva, Daniela Pereira
Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral
Brandt, Isabela Dutra Coelho
Denucci, Moniki Aguiar Mozzer
de Souza, Carlos Henrique Medeiros
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
da Silva, Daniela Pereira
Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral
Brandt, Isabela Dutra Coelho
Denucci, Moniki Aguiar Mozzer
de Souza, Carlos Henrique Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Fluência
Treinamento Auditivo.
topic Leitura
Fluência
Treinamento Auditivo.
description Uma leitura de qualidade representa a oportunidade de ampliar a visão do mundo e muitas habilidades estão envolvidas nesse processo, caso estejam alteradas interferem na fluência leitora. O treinamento auditivo promove estratégias utilizadas para desenvolver ou reabilitar habilidades auditivas alteradas. O objetivo deste trabalho foi relatar a importância da fluência leitora e a relevância do treinamento auditivo para indivíduos com alterações na aprendizagem, tendo como dificuldade a fluência da leitura. Apresentando um estudo de caso de um indivíduo do sexo masculino, 09 anos de idade, com transtorno de desenvolvimento da linguagem e comorbidade com TDAH. O método utilizado foi o treinamento auditivo musical, sendo aprovado pelo comitê de ética e pesquisa (CEP) com 12 sessões sendo uma vez por semana presencialmente e diariamente em casa como atividade reforço. O resultado foi considerado satisfatório. Não houve melhora na fluência, porém o indivíduo apresentou menos trocas, omissões e adições de letras e fonemas, assim como obteve melhora na prosódia e compreensão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35032
10.34117/bjdv7n8-578
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35032
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35032/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 84292-84305
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 84292-84305
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 84292-84305
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645554167578624