A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluency
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35032 |
Resumo: | Uma leitura de qualidade representa a oportunidade de ampliar a visão do mundo e muitas habilidades estão envolvidas nesse processo, caso estejam alteradas interferem na fluência leitora. O treinamento auditivo promove estratégias utilizadas para desenvolver ou reabilitar habilidades auditivas alteradas. O objetivo deste trabalho foi relatar a importância da fluência leitora e a relevância do treinamento auditivo para indivíduos com alterações na aprendizagem, tendo como dificuldade a fluência da leitura. Apresentando um estudo de caso de um indivíduo do sexo masculino, 09 anos de idade, com transtorno de desenvolvimento da linguagem e comorbidade com TDAH. O método utilizado foi o treinamento auditivo musical, sendo aprovado pelo comitê de ética e pesquisa (CEP) com 12 sessões sendo uma vez por semana presencialmente e diariamente em casa como atividade reforço. O resultado foi considerado satisfatório. Não houve melhora na fluência, porém o indivíduo apresentou menos trocas, omissões e adições de letras e fonemas, assim como obteve melhora na prosódia e compreensão. |
id |
VERACRUZ-0_eff53ef0d7fc263a03a0c293bf087861 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35032 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluencyLeituraFluênciaTreinamento Auditivo.Uma leitura de qualidade representa a oportunidade de ampliar a visão do mundo e muitas habilidades estão envolvidas nesse processo, caso estejam alteradas interferem na fluência leitora. O treinamento auditivo promove estratégias utilizadas para desenvolver ou reabilitar habilidades auditivas alteradas. O objetivo deste trabalho foi relatar a importância da fluência leitora e a relevância do treinamento auditivo para indivíduos com alterações na aprendizagem, tendo como dificuldade a fluência da leitura. Apresentando um estudo de caso de um indivíduo do sexo masculino, 09 anos de idade, com transtorno de desenvolvimento da linguagem e comorbidade com TDAH. O método utilizado foi o treinamento auditivo musical, sendo aprovado pelo comitê de ética e pesquisa (CEP) com 12 sessões sendo uma vez por semana presencialmente e diariamente em casa como atividade reforço. O resultado foi considerado satisfatório. Não houve melhora na fluência, porém o indivíduo apresentou menos trocas, omissões e adições de letras e fonemas, assim como obteve melhora na prosódia e compreensão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3503210.34117/bjdv7n8-578Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 84292-84305Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 84292-84305Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 84292-843052525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35032/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessWilliams, Elizabeth Matilda Oliveirada Silva, Daniela PereiraRodrigues, Ilma Alessandra Lima CabralBrandt, Isabela Dutra CoelhoDenucci, Moniki Aguiar Mozzerde Souza, Carlos Henrique Medeiros2021-09-16T20:49:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35032Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:18.607901Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluency |
title |
A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluency |
spellingShingle |
A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluency Williams, Elizabeth Matilda Oliveira Leitura Fluência Treinamento Auditivo. |
title_short |
A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluency |
title_full |
A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluency |
title_fullStr |
A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluency |
title_full_unstemmed |
A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluency |
title_sort |
A eficácia do treinamento auditivo na fluência da leitura / The effectiveness of auditory training in reading fluency |
author |
Williams, Elizabeth Matilda Oliveira |
author_facet |
Williams, Elizabeth Matilda Oliveira da Silva, Daniela Pereira Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral Brandt, Isabela Dutra Coelho Denucci, Moniki Aguiar Mozzer de Souza, Carlos Henrique Medeiros |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Daniela Pereira Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral Brandt, Isabela Dutra Coelho Denucci, Moniki Aguiar Mozzer de Souza, Carlos Henrique Medeiros |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Williams, Elizabeth Matilda Oliveira da Silva, Daniela Pereira Rodrigues, Ilma Alessandra Lima Cabral Brandt, Isabela Dutra Coelho Denucci, Moniki Aguiar Mozzer de Souza, Carlos Henrique Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Fluência Treinamento Auditivo. |
topic |
Leitura Fluência Treinamento Auditivo. |
description |
Uma leitura de qualidade representa a oportunidade de ampliar a visão do mundo e muitas habilidades estão envolvidas nesse processo, caso estejam alteradas interferem na fluência leitora. O treinamento auditivo promove estratégias utilizadas para desenvolver ou reabilitar habilidades auditivas alteradas. O objetivo deste trabalho foi relatar a importância da fluência leitora e a relevância do treinamento auditivo para indivíduos com alterações na aprendizagem, tendo como dificuldade a fluência da leitura. Apresentando um estudo de caso de um indivíduo do sexo masculino, 09 anos de idade, com transtorno de desenvolvimento da linguagem e comorbidade com TDAH. O método utilizado foi o treinamento auditivo musical, sendo aprovado pelo comitê de ética e pesquisa (CEP) com 12 sessões sendo uma vez por semana presencialmente e diariamente em casa como atividade reforço. O resultado foi considerado satisfatório. Não houve melhora na fluência, porém o indivíduo apresentou menos trocas, omissões e adições de letras e fonemas, assim como obteve melhora na prosódia e compreensão. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35032 10.34117/bjdv7n8-578 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35032 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35032/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 84292-84305 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 84292-84305 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 84292-84305 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645554167578624 |