Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the field
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28761 |
Resumo: | A ementa de fisiologia, geralmente correspondente ao oitavo ano do Ensino Fundamental é extremamente desafiadora, especialmente nos tópicos sobre o sistema endócrino, o qual estuda a composição hormonal em certos organismos. Para esses estudantes, o tema em questão pode ser demasiadamente abstrato, tendo em vista que é necessário a compreensão de diversos outros para que haja uma efetiva compreensão dos mecanismos fisiológicos. Deste modo, o objetivo deste trabalho é pontuar uma estratégia didática que pode ser utilizada em escolas de zona rural, contextualizando os conhecimentos científicos à realidade dos estudantes da Educação no Campo. Nesse sentido, acreditamos que práticas como essas podem contribuir positivamente para um ensino e aprendizado significativo, concorrendo para a alfabetização científica, tanto por parte dos estudantes, quanto dos próprios produtores, além de beneficiar por meio do conhecimento científico, uma comunidade inserida nos saberes da Educação no Campo. |
id |
VERACRUZ-0_fa30dc7f77b310f53effe3d6064aeae5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28761 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the fieldMetodologia de EnsinoEnsino de CiênciasEducação no CampoA ementa de fisiologia, geralmente correspondente ao oitavo ano do Ensino Fundamental é extremamente desafiadora, especialmente nos tópicos sobre o sistema endócrino, o qual estuda a composição hormonal em certos organismos. Para esses estudantes, o tema em questão pode ser demasiadamente abstrato, tendo em vista que é necessário a compreensão de diversos outros para que haja uma efetiva compreensão dos mecanismos fisiológicos. Deste modo, o objetivo deste trabalho é pontuar uma estratégia didática que pode ser utilizada em escolas de zona rural, contextualizando os conhecimentos científicos à realidade dos estudantes da Educação no Campo. Nesse sentido, acreditamos que práticas como essas podem contribuir positivamente para um ensino e aprendizado significativo, concorrendo para a alfabetização científica, tanto por parte dos estudantes, quanto dos próprios produtores, além de beneficiar por meio do conhecimento científico, uma comunidade inserida nos saberes da Educação no Campo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2876110.34117/bjdv7n4-568Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41666-41672Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41666-41672Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41666-416722525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28761/22714Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Thiago Ferreirade Souza, Thalles PintoWeiss, Carin Vieirade Oliveira, Lucas GonçalvesNeto, José Carlos PopplSiqueira, Gabriel de Moraesde Melo, Paula Regina HumbelinoGonçalvez, Luana Braiz2021-07-28T18:56:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28761Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:22.678937Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the field |
title |
Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the field |
spellingShingle |
Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the field Abreu, Thiago Ferreira Metodologia de Ensino Ensino de Ciências Educação no Campo |
title_short |
Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the field |
title_full |
Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the field |
title_fullStr |
Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the field |
title_full_unstemmed |
Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the field |
title_sort |
Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the field |
author |
Abreu, Thiago Ferreira |
author_facet |
Abreu, Thiago Ferreira de Souza, Thalles Pinto Weiss, Carin Vieira de Oliveira, Lucas Gonçalves Neto, José Carlos Poppl Siqueira, Gabriel de Moraes de Melo, Paula Regina Humbelino Gonçalvez, Luana Braiz |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Thalles Pinto Weiss, Carin Vieira de Oliveira, Lucas Gonçalves Neto, José Carlos Poppl Siqueira, Gabriel de Moraes de Melo, Paula Regina Humbelino Gonçalvez, Luana Braiz |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Thiago Ferreira de Souza, Thalles Pinto Weiss, Carin Vieira de Oliveira, Lucas Gonçalves Neto, José Carlos Poppl Siqueira, Gabriel de Moraes de Melo, Paula Regina Humbelino Gonçalvez, Luana Braiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia de Ensino Ensino de Ciências Educação no Campo |
topic |
Metodologia de Ensino Ensino de Ciências Educação no Campo |
description |
A ementa de fisiologia, geralmente correspondente ao oitavo ano do Ensino Fundamental é extremamente desafiadora, especialmente nos tópicos sobre o sistema endócrino, o qual estuda a composição hormonal em certos organismos. Para esses estudantes, o tema em questão pode ser demasiadamente abstrato, tendo em vista que é necessário a compreensão de diversos outros para que haja uma efetiva compreensão dos mecanismos fisiológicos. Deste modo, o objetivo deste trabalho é pontuar uma estratégia didática que pode ser utilizada em escolas de zona rural, contextualizando os conhecimentos científicos à realidade dos estudantes da Educação no Campo. Nesse sentido, acreditamos que práticas como essas podem contribuir positivamente para um ensino e aprendizado significativo, concorrendo para a alfabetização científica, tanto por parte dos estudantes, quanto dos próprios produtores, além de beneficiar por meio do conhecimento científico, uma comunidade inserida nos saberes da Educação no Campo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28761 10.34117/bjdv7n4-568 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28761 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n4-568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28761/22714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41666-41672 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41666-41672 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41666-41672 2525-8761 10.34117/bjd.v7i4 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645527810572288 |