Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the field

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Thiago Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Souza, Thalles Pinto, Weiss, Carin Vieira, de Oliveira, Lucas Gonçalves, Neto, José Carlos Poppl, Siqueira, Gabriel de Moraes, de Melo, Paula Regina Humbelino, Gonçalvez, Luana Braiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28761
Resumo: A ementa de fisiologia, geralmente correspondente ao oitavo ano do Ensino Fundamental é extremamente desafiadora, especialmente nos tópicos sobre o sistema endócrino, o qual estuda a composição hormonal em certos organismos. Para esses estudantes, o tema em questão pode ser demasiadamente abstrato, tendo em vista que é necessário a compreensão de diversos outros para que haja uma efetiva compreensão dos mecanismos fisiológicos. Deste modo, o objetivo deste trabalho é pontuar uma estratégia didática que pode ser utilizada em escolas de zona rural, contextualizando os conhecimentos científicos à realidade dos estudantes da Educação no Campo. Nesse sentido, acreditamos que práticas como essas podem contribuir positivamente para um ensino e aprendizado significativo, concorrendo para a alfabetização científica, tanto por parte dos estudantes, quanto dos próprios produtores, além de beneficiar por meio do conhecimento científico, uma comunidade inserida nos saberes da Educação no Campo. 
id VERACRUZ-0_fa30dc7f77b310f53effe3d6064aeae5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28761
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the fieldMetodologia de EnsinoEnsino de CiênciasEducação no CampoA ementa de fisiologia, geralmente correspondente ao oitavo ano do Ensino Fundamental é extremamente desafiadora, especialmente nos tópicos sobre o sistema endócrino, o qual estuda a composição hormonal em certos organismos. Para esses estudantes, o tema em questão pode ser demasiadamente abstrato, tendo em vista que é necessário a compreensão de diversos outros para que haja uma efetiva compreensão dos mecanismos fisiológicos. Deste modo, o objetivo deste trabalho é pontuar uma estratégia didática que pode ser utilizada em escolas de zona rural, contextualizando os conhecimentos científicos à realidade dos estudantes da Educação no Campo. Nesse sentido, acreditamos que práticas como essas podem contribuir positivamente para um ensino e aprendizado significativo, concorrendo para a alfabetização científica, tanto por parte dos estudantes, quanto dos próprios produtores, além de beneficiar por meio do conhecimento científico, uma comunidade inserida nos saberes da Educação no Campo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2876110.34117/bjdv7n4-568Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41666-41672Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41666-41672Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41666-416722525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28761/22714Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Thiago Ferreirade Souza, Thalles PintoWeiss, Carin Vieirade Oliveira, Lucas GonçalvesNeto, José Carlos PopplSiqueira, Gabriel de Moraesde Melo, Paula Regina HumbelinoGonçalvez, Luana Braiz2021-07-28T18:56:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28761Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:22.678937Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the field
title Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the field
spellingShingle Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the field
Abreu, Thiago Ferreira
Metodologia de Ensino
Ensino de Ciências
Educação no Campo
title_short Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the field
title_full Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the field
title_fullStr Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the field
title_full_unstemmed Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the field
title_sort Uma proposição didática para o ensino de fisiologia na realidade da educação no campo / A teaching proposition for teaching physiology in the reality of education in the field
author Abreu, Thiago Ferreira
author_facet Abreu, Thiago Ferreira
de Souza, Thalles Pinto
Weiss, Carin Vieira
de Oliveira, Lucas Gonçalves
Neto, José Carlos Poppl
Siqueira, Gabriel de Moraes
de Melo, Paula Regina Humbelino
Gonçalvez, Luana Braiz
author_role author
author2 de Souza, Thalles Pinto
Weiss, Carin Vieira
de Oliveira, Lucas Gonçalves
Neto, José Carlos Poppl
Siqueira, Gabriel de Moraes
de Melo, Paula Regina Humbelino
Gonçalvez, Luana Braiz
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Thiago Ferreira
de Souza, Thalles Pinto
Weiss, Carin Vieira
de Oliveira, Lucas Gonçalves
Neto, José Carlos Poppl
Siqueira, Gabriel de Moraes
de Melo, Paula Regina Humbelino
Gonçalvez, Luana Braiz
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de Ensino
Ensino de Ciências
Educação no Campo
topic Metodologia de Ensino
Ensino de Ciências
Educação no Campo
description A ementa de fisiologia, geralmente correspondente ao oitavo ano do Ensino Fundamental é extremamente desafiadora, especialmente nos tópicos sobre o sistema endócrino, o qual estuda a composição hormonal em certos organismos. Para esses estudantes, o tema em questão pode ser demasiadamente abstrato, tendo em vista que é necessário a compreensão de diversos outros para que haja uma efetiva compreensão dos mecanismos fisiológicos. Deste modo, o objetivo deste trabalho é pontuar uma estratégia didática que pode ser utilizada em escolas de zona rural, contextualizando os conhecimentos científicos à realidade dos estudantes da Educação no Campo. Nesse sentido, acreditamos que práticas como essas podem contribuir positivamente para um ensino e aprendizado significativo, concorrendo para a alfabetização científica, tanto por parte dos estudantes, quanto dos próprios produtores, além de beneficiar por meio do conhecimento científico, uma comunidade inserida nos saberes da Educação no Campo. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28761
10.34117/bjdv7n4-568
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28761
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n4-568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28761/22714
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41666-41672
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41666-41672
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41666-41672
2525-8761
10.34117/bjd.v7i4
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645527810572288