Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early years

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Paula da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: dos Santos, Helena Lacerda, das Neves Junior, Dario Zózimo Rêgo, Corrêa, Rosangela Maria da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53268
Resumo: O presente artigo mostra como estão sendo realizados as metodologias para que potencialize o uso das TDIS na área da matemática nos anos iniciais. Tem como a problemática como os professores com Licenciatura Plena em Pedagogia e atuantes nas turmas dos anos iniciais têm se apropriado das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e posto em prática a avaliação das competências que reforçam a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas escolas da rede pública?  Para responder essa pergunta busca utilizar do método entrevista aos professores pedagogo da rede pública. Sendo o objetivo desse artigo identificar como os docentes da rede pública municipal, atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, mobilizam os conhecimentos matemáticos apropriados no curso de Pedagogia frente as novas concepções e direcionamentos implementados a partir da BNCC. Os resultados iniciais mostram a importância do uso das TDICs na utilização dos referenciais teóricos, entretanto, a entrevista dos docentes não ocorreu, a pesquisa está em andamento.
id VERACRUZ-0_fa3d6c0e41371ca565077f80a9389919
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53268
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early yearsprofessoresmatemáticaBNCCO presente artigo mostra como estão sendo realizados as metodologias para que potencialize o uso das TDIS na área da matemática nos anos iniciais. Tem como a problemática como os professores com Licenciatura Plena em Pedagogia e atuantes nas turmas dos anos iniciais têm se apropriado das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e posto em prática a avaliação das competências que reforçam a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas escolas da rede pública?  Para responder essa pergunta busca utilizar do método entrevista aos professores pedagogo da rede pública. Sendo o objetivo desse artigo identificar como os docentes da rede pública municipal, atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, mobilizam os conhecimentos matemáticos apropriados no curso de Pedagogia frente as novas concepções e direcionamentos implementados a partir da BNCC. Os resultados iniciais mostram a importância do uso das TDICs na utilização dos referenciais teóricos, entretanto, a entrevista dos docentes não ocorreu, a pesquisa está em andamento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5326810.34117/bjdv8n10-204Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 68165-68172Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 68165-68172Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 68165-681722525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53268/39608Copyright (c) 2022 Ana Paula da Silva Gonçalves, Helena Lacerda dos Santos, Dario Zózimo Rêgo das Neves Junior, Rosangela Maria da Cruz Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Ana Paula da Silvados Santos, Helena Lacerdadas Neves Junior, Dario Zózimo RêgoCorrêa, Rosangela Maria da Cruz2022-10-28T17:33:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53268Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:02.008403Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early years
title Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early years
spellingShingle Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early years
Gonçalves, Ana Paula da Silva
professores
matemática
BNCC
title_short Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early years
title_full Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early years
title_fullStr Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early years
title_full_unstemmed Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early years
title_sort Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early years
author Gonçalves, Ana Paula da Silva
author_facet Gonçalves, Ana Paula da Silva
dos Santos, Helena Lacerda
das Neves Junior, Dario Zózimo Rêgo
Corrêa, Rosangela Maria da Cruz
author_role author
author2 dos Santos, Helena Lacerda
das Neves Junior, Dario Zózimo Rêgo
Corrêa, Rosangela Maria da Cruz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Paula da Silva
dos Santos, Helena Lacerda
das Neves Junior, Dario Zózimo Rêgo
Corrêa, Rosangela Maria da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv professores
matemática
BNCC
topic professores
matemática
BNCC
description O presente artigo mostra como estão sendo realizados as metodologias para que potencialize o uso das TDIS na área da matemática nos anos iniciais. Tem como a problemática como os professores com Licenciatura Plena em Pedagogia e atuantes nas turmas dos anos iniciais têm se apropriado das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e posto em prática a avaliação das competências que reforçam a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas escolas da rede pública?  Para responder essa pergunta busca utilizar do método entrevista aos professores pedagogo da rede pública. Sendo o objetivo desse artigo identificar como os docentes da rede pública municipal, atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, mobilizam os conhecimentos matemáticos apropriados no curso de Pedagogia frente as novas concepções e direcionamentos implementados a partir da BNCC. Os resultados iniciais mostram a importância do uso das TDICs na utilização dos referenciais teóricos, entretanto, a entrevista dos docentes não ocorreu, a pesquisa está em andamento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53268
10.34117/bjdv8n10-204
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53268
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n10-204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53268/39608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 68165-68172
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 68165-68172
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 68165-68172
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645615502983168