Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early years
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53268 |
Resumo: | O presente artigo mostra como estão sendo realizados as metodologias para que potencialize o uso das TDIS na área da matemática nos anos iniciais. Tem como a problemática como os professores com Licenciatura Plena em Pedagogia e atuantes nas turmas dos anos iniciais têm se apropriado das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e posto em prática a avaliação das competências que reforçam a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas escolas da rede pública? Para responder essa pergunta busca utilizar do método entrevista aos professores pedagogo da rede pública. Sendo o objetivo desse artigo identificar como os docentes da rede pública municipal, atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, mobilizam os conhecimentos matemáticos apropriados no curso de Pedagogia frente as novas concepções e direcionamentos implementados a partir da BNCC. Os resultados iniciais mostram a importância do uso das TDICs na utilização dos referenciais teóricos, entretanto, a entrevista dos docentes não ocorreu, a pesquisa está em andamento. |
id |
VERACRUZ-0_fa3d6c0e41371ca565077f80a9389919 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53268 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early yearsprofessoresmatemáticaBNCCO presente artigo mostra como estão sendo realizados as metodologias para que potencialize o uso das TDIS na área da matemática nos anos iniciais. Tem como a problemática como os professores com Licenciatura Plena em Pedagogia e atuantes nas turmas dos anos iniciais têm se apropriado das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e posto em prática a avaliação das competências que reforçam a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas escolas da rede pública? Para responder essa pergunta busca utilizar do método entrevista aos professores pedagogo da rede pública. Sendo o objetivo desse artigo identificar como os docentes da rede pública municipal, atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, mobilizam os conhecimentos matemáticos apropriados no curso de Pedagogia frente as novas concepções e direcionamentos implementados a partir da BNCC. Os resultados iniciais mostram a importância do uso das TDICs na utilização dos referenciais teóricos, entretanto, a entrevista dos docentes não ocorreu, a pesquisa está em andamento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5326810.34117/bjdv8n10-204Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 68165-68172Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 68165-68172Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 68165-681722525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53268/39608Copyright (c) 2022 Ana Paula da Silva Gonçalves, Helena Lacerda dos Santos, Dario Zózimo Rêgo das Neves Junior, Rosangela Maria da Cruz Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Ana Paula da Silvados Santos, Helena Lacerdadas Neves Junior, Dario Zózimo RêgoCorrêa, Rosangela Maria da Cruz2022-10-28T17:33:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53268Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:02.008403Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early years |
title |
Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early years |
spellingShingle |
Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early years Gonçalves, Ana Paula da Silva professores matemática BNCC |
title_short |
Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early years |
title_full |
Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early years |
title_fullStr |
Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early years |
title_full_unstemmed |
Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early years |
title_sort |
Um estudo acerca das diretrizes teórico-metodológicas expressas na BNCC quanto as potencialidades do uso das TDICS na (res)significação das práxis avaliativas nos anos iniciais: A study about the theoretical and methodological guidelines expressed in the BNCC regarding the potentialities of the use of TDICS in the (re)signification of the evaluation practices in the early years |
author |
Gonçalves, Ana Paula da Silva |
author_facet |
Gonçalves, Ana Paula da Silva dos Santos, Helena Lacerda das Neves Junior, Dario Zózimo Rêgo Corrêa, Rosangela Maria da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Helena Lacerda das Neves Junior, Dario Zózimo Rêgo Corrêa, Rosangela Maria da Cruz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Ana Paula da Silva dos Santos, Helena Lacerda das Neves Junior, Dario Zózimo Rêgo Corrêa, Rosangela Maria da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
professores matemática BNCC |
topic |
professores matemática BNCC |
description |
O presente artigo mostra como estão sendo realizados as metodologias para que potencialize o uso das TDIS na área da matemática nos anos iniciais. Tem como a problemática como os professores com Licenciatura Plena em Pedagogia e atuantes nas turmas dos anos iniciais têm se apropriado das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e posto em prática a avaliação das competências que reforçam a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas escolas da rede pública? Para responder essa pergunta busca utilizar do método entrevista aos professores pedagogo da rede pública. Sendo o objetivo desse artigo identificar como os docentes da rede pública municipal, atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, mobilizam os conhecimentos matemáticos apropriados no curso de Pedagogia frente as novas concepções e direcionamentos implementados a partir da BNCC. Os resultados iniciais mostram a importância do uso das TDICs na utilização dos referenciais teóricos, entretanto, a entrevista dos docentes não ocorreu, a pesquisa está em andamento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53268 10.34117/bjdv8n10-204 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53268 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n10-204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53268/39608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 68165-68172 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 68165-68172 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 68165-68172 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645615502983168 |