Responsabilidade civil por abandono afetivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vitória Carneiro de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30631
Resumo: A presente pesquisa trata-se da Responsabilidade Civil por Abandono Afetivo, um tema de importante relevância social e para a comunidade jurídica. O questionamento principal do trabalho é buscar entender se há possibilidade ou não de responsabilizar os pais por abandonar afetivamente seus filhos. Para isso, será apresentado os conceitos de responsabilidade civil, no que tange o dever jurídico dos genitores com o dever de guarda, alem de conceituar o abandono afetivo e suas consequências, e por fim, comparar decisões dos tribunais a respeito do tema. Para fins metodológicos, o aprofundamento do tema será através de pesquisa documental e bibliográfica, baseada na pesquisa por meio de artigos científicos e doutrinas, seja em bibliotecas digitais ou físicas, jurisprudência e entre outros. O conteúdo da presente pesquisa será embasado pela técnica fichamento para sintetizar da melhor forma o conteúdo. Por fim, tendo em vistas as hipóteses de responsabilização e as decisões dos tribunais, por mais que apresentem posicionamentos diferentes em turmas de tribunais superiores, responsabilizar os pais por abandono afetivo, tem como base a análise do afeto, para alem dos deveres de educação, dever de guarda e cuidado.
id Ânima_b703a9b36de24e00bca4dee6d0da3fd9
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/30631
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Responsabilidade civil por abandono afetivoCivil liability for affective abandonmentResponsabilidade CivilAbandono AfetivoFamíliaAfetoDever de GuardaDecisões TribunaisA presente pesquisa trata-se da Responsabilidade Civil por Abandono Afetivo, um tema de importante relevância social e para a comunidade jurídica. O questionamento principal do trabalho é buscar entender se há possibilidade ou não de responsabilizar os pais por abandonar afetivamente seus filhos. Para isso, será apresentado os conceitos de responsabilidade civil, no que tange o dever jurídico dos genitores com o dever de guarda, alem de conceituar o abandono afetivo e suas consequências, e por fim, comparar decisões dos tribunais a respeito do tema. Para fins metodológicos, o aprofundamento do tema será através de pesquisa documental e bibliográfica, baseada na pesquisa por meio de artigos científicos e doutrinas, seja em bibliotecas digitais ou físicas, jurisprudência e entre outros. O conteúdo da presente pesquisa será embasado pela técnica fichamento para sintetizar da melhor forma o conteúdo. Por fim, tendo em vistas as hipóteses de responsabilização e as decisões dos tribunais, por mais que apresentem posicionamentos diferentes em turmas de tribunais superiores, responsabilizar os pais por abandono afetivo, tem como base a análise do afeto, para alem dos deveres de educação, dever de guarda e cuidado.Bürger, Marcelo L. F. de MacedoSouza, Vitória Carneiro de2023-01-05T12:26:38Z2023-01-05T12:26:38Z2022-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30631Curitiba, PRAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2023-01-05T12:26:40Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/30631Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-01-05T12:26:40Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade civil por abandono afetivo
Civil liability for affective abandonment
title Responsabilidade civil por abandono afetivo
spellingShingle Responsabilidade civil por abandono afetivo
Souza, Vitória Carneiro de
Responsabilidade Civil
Abandono Afetivo
Família
Afeto
Dever de Guarda
Decisões Tribunais
title_short Responsabilidade civil por abandono afetivo
title_full Responsabilidade civil por abandono afetivo
title_fullStr Responsabilidade civil por abandono afetivo
title_full_unstemmed Responsabilidade civil por abandono afetivo
title_sort Responsabilidade civil por abandono afetivo
author Souza, Vitória Carneiro de
author_facet Souza, Vitória Carneiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bürger, Marcelo L. F. de Macedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vitória Carneiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade Civil
Abandono Afetivo
Família
Afeto
Dever de Guarda
Decisões Tribunais
topic Responsabilidade Civil
Abandono Afetivo
Família
Afeto
Dever de Guarda
Decisões Tribunais
description A presente pesquisa trata-se da Responsabilidade Civil por Abandono Afetivo, um tema de importante relevância social e para a comunidade jurídica. O questionamento principal do trabalho é buscar entender se há possibilidade ou não de responsabilizar os pais por abandonar afetivamente seus filhos. Para isso, será apresentado os conceitos de responsabilidade civil, no que tange o dever jurídico dos genitores com o dever de guarda, alem de conceituar o abandono afetivo e suas consequências, e por fim, comparar decisões dos tribunais a respeito do tema. Para fins metodológicos, o aprofundamento do tema será através de pesquisa documental e bibliográfica, baseada na pesquisa por meio de artigos científicos e doutrinas, seja em bibliotecas digitais ou físicas, jurisprudência e entre outros. O conteúdo da presente pesquisa será embasado pela técnica fichamento para sintetizar da melhor forma o conteúdo. Por fim, tendo em vistas as hipóteses de responsabilização e as decisões dos tribunais, por mais que apresentem posicionamentos diferentes em turmas de tribunais superiores, responsabilizar os pais por abandono afetivo, tem como base a análise do afeto, para alem dos deveres de educação, dever de guarda e cuidado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-16
2023-01-05T12:26:38Z
2023-01-05T12:26:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30631
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 45 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Curitiba, PR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415796778139648