Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação a Distância e as Influências para Educação em Saúde: Uma Revisão Integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Versiéri Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Hubert Silva, Helena Terezinha, Bonamigo, Andrea Wander
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/24
Resumo: A Educação a Distância (EaD) na área da saúde, por ser pouco explorada, dificulta a compreensão da contribuição das tecno-logias em informação. Além disso, nota-se a necessidade da utilização de metodologias que estimulem uma aprendizagem ativa. O objeti-vo deste artigo foi analisar a contribuição da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) por meio da EaD como instrumento para a educação em saúde. Este estudo consiste numa revisão integrativa, com pesquisas publicadas entre 2011 e 2015. Foram analisados artigos com base nas seguintes definições:ABP e as contribuições para a educação em saúde; EaD no processo de educação em saúde; Impacto do uso da ABP por meio da EaD para a dis-seminação da educação em saúde. Foram in-cluídos para a análise 12 artigos científicos, tendo a maioria, como público-alvo, alunos de graduação/pós-graduação. Verificou-se que a contribuição da ABP combinada a EaD para o processo de educação em saúde pro-move o desenvolvimento de competências e habilidades proativas, o que desencadeia o empoderamento do conhecimento; porém, são necessários mais estudos sobre a utilização de ABP e EaD em capacitações para profissio-nais de saúde que atuam na área.Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação a Distância. Educação em Saúde. Problem-Based Learning in Distance Education and Influences for HealthEducation: An Integrative ReviewABSTRACTFor being little explored in the health area, Distance Learning (DL) makes it diffi-cult to understand the contribution of infor-mation technologies. Besides, it is noticed the need of using methodologies that encourage active learning. The purpose of this paper was to analyze the contribution of Learning Based in Problems (LBP) through DL as a tool for health education. This paper consists in an integrative review, with researches pu-blished between 2011 and 2015. Articles were analyzed based on the following definitions: LBP and the contributions to health edu-cation; DL in the health education process; Twelve scientific papers were included to analysis, being the majority of them with graduation/post graduation students as target audience. It was verified that the contribution of LBP combined with DL to the process of heal-th education promotes the development of proactive competences and abilities, which triggers knowledge empowerment. However, more studies about the use of LBP and DL in training sessions for health professionals who work on the field are needed.Keywords: Problem-based learning. Distance Education. Health Education. Aprendizaje Basado en Problemas en la Educación a Distancia y lasInfluencias para educación en Salud: Una Revisión IntegrativaRESUMENLa Educación a Distancia (EaD) en el área de la salud, puede ser poco explorada, dificulta la comprensión de la contribución de las tec-nologías en información. Además, se percibe la necesidad de la utilización de metodologías que estimulen un aprendizaje activo. El obje-tivo del artículo fue analizar la contribución del Aprendizaje Basado en Problemas (ABP) por medio de la EaD como instrumento para la educación en salud. Este estudio consiste en una revisión integrativa, con búsquedas publi-cadas entre 2011 y 2015. Fueron analizados ar-tículos con base en las siguientes definiciones: ABP y las contribuciones para la educación en salud; EaD en el proceso de educación en sa-lud; y el impacto del uso del ABP por medio de la EaD para la diseminación de la educaci-ón en salud. Fueron incluidos para el análisis 12 artículos científicos, teniendo la mayoría como público-objetivo alumnos de graduaci-ón/posgrado. Se comprobó que la contribuci-ón del ABP combinada a EaD para el proceso de educación en salud, promueve el desarrollo de competencias y habilidades proactivas, lo que desencadena el empoderamiento del co-nocimiento, entretanto, son necesarios más estudios sobre la utilización del ABP y EaD en capacitaciones para profesionales de salud que actúan en el áreaPalabras clave: Aprendizaje basado en problemas. Educación a la distancia. Educación en salud.
id ABED-1_c63be121222e15c349492b48201164f7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/24
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação a Distância e as Influências para Educação em Saúde: Uma Revisão IntegrativaAprendizagem baseada em problemasEducação a distânciaEducação em saúdeA Educação a Distância (EaD) na área da saúde, por ser pouco explorada, dificulta a compreensão da contribuição das tecno-logias em informação. Além disso, nota-se a necessidade da utilização de metodologias que estimulem uma aprendizagem ativa. O objeti-vo deste artigo foi analisar a contribuição da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) por meio da EaD como instrumento para a educação em saúde. Este estudo consiste numa revisão integrativa, com pesquisas publicadas entre 2011 e 2015. Foram analisados artigos com base nas seguintes definições:ABP e as contribuições para a educação em saúde; EaD no processo de educação em saúde; Impacto do uso da ABP por meio da EaD para a dis-seminação da educação em saúde. Foram in-cluídos para a análise 12 artigos científicos, tendo a maioria, como público-alvo, alunos de graduação/pós-graduação. Verificou-se que a contribuição da ABP combinada a EaD para o processo de educação em saúde pro-move o desenvolvimento de competências e habilidades proativas, o que desencadeia o empoderamento do conhecimento; porém, são necessários mais estudos sobre a utilização de ABP e EaD em capacitações para profissio-nais de saúde que atuam na área.Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação a Distância. Educação em Saúde. Problem-Based Learning in Distance Education and Influences for HealthEducation: An Integrative ReviewABSTRACTFor being little explored in the health area, Distance Learning (DL) makes it diffi-cult to understand the contribution of infor-mation technologies. Besides, it is noticed the need of using methodologies that encourage active learning. The purpose of this paper was to analyze the contribution of Learning Based in Problems (LBP) through DL as a tool for health education. This paper consists in an integrative review, with researches pu-blished between 2011 and 2015. Articles were analyzed based on the following definitions: LBP and the contributions to health edu-cation; DL in the health education process; Twelve scientific papers were included to analysis, being the majority of them with graduation/post graduation students as target audience. It was verified that the contribution of LBP combined with DL to the process of heal-th education promotes the development of proactive competences and abilities, which triggers knowledge empowerment. However, more studies about the use of LBP and DL in training sessions for health professionals who work on the field are needed.Keywords: Problem-based learning. Distance Education. Health Education. Aprendizaje Basado en Problemas en la Educación a Distancia y lasInfluencias para educación en Salud: Una Revisión IntegrativaRESUMENLa Educación a Distancia (EaD) en el área de la salud, puede ser poco explorada, dificulta la comprensión de la contribución de las tec-nologías en información. Además, se percibe la necesidad de la utilización de metodologías que estimulen un aprendizaje activo. El obje-tivo del artículo fue analizar la contribución del Aprendizaje Basado en Problemas (ABP) por medio de la EaD como instrumento para la educación en salud. Este estudio consiste en una revisión integrativa, con búsquedas publi-cadas entre 2011 y 2015. Fueron analizados ar-tículos con base en las siguientes definiciones: ABP y las contribuciones para la educación en salud; EaD en el proceso de educación en sa-lud; y el impacto del uso del ABP por medio de la EaD para la diseminación de la educaci-ón en salud. Fueron incluidos para el análisis 12 artículos científicos, teniendo la mayoría como público-objetivo alumnos de graduaci-ón/posgrado. Se comprobó que la contribuci-ón del ABP combinada a EaD para el proceso de educación en salud, promueve el desarrollo de competencias y habilidades proactivas, lo que desencadena el empoderamiento del co-nocimiento, entretanto, son necesarios más estudios sobre la utilización del ABP y EaD en capacitaciones para profesionales de salud que actúan en el áreaPalabras clave: Aprendizaje basado en problemas. Educación a la distancia. Educación en salud.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2018-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/2410.17143/rbaad.v17i1.24Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 17 n. 1 (2018)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/24/250https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/24/274Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Versiéri OliveiraHubert Silva, Helena TerezinhaBonamigo, Andrea Wander2019-03-17T02:30:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/24Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:30:22Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação a Distância e as Influências para Educação em Saúde: Uma Revisão Integrativa
title Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação a Distância e as Influências para Educação em Saúde: Uma Revisão Integrativa
spellingShingle Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação a Distância e as Influências para Educação em Saúde: Uma Revisão Integrativa
de Almeida, Versiéri Oliveira
Aprendizagem baseada em problemas
Educação a distância
Educação em saúde
title_short Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação a Distância e as Influências para Educação em Saúde: Uma Revisão Integrativa
title_full Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação a Distância e as Influências para Educação em Saúde: Uma Revisão Integrativa
title_fullStr Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação a Distância e as Influências para Educação em Saúde: Uma Revisão Integrativa
title_full_unstemmed Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação a Distância e as Influências para Educação em Saúde: Uma Revisão Integrativa
title_sort Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação a Distância e as Influências para Educação em Saúde: Uma Revisão Integrativa
author de Almeida, Versiéri Oliveira
author_facet de Almeida, Versiéri Oliveira
Hubert Silva, Helena Terezinha
Bonamigo, Andrea Wander
author_role author
author2 Hubert Silva, Helena Terezinha
Bonamigo, Andrea Wander
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida, Versiéri Oliveira
Hubert Silva, Helena Terezinha
Bonamigo, Andrea Wander
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
Educação a distância
Educação em saúde
topic Aprendizagem baseada em problemas
Educação a distância
Educação em saúde
description A Educação a Distância (EaD) na área da saúde, por ser pouco explorada, dificulta a compreensão da contribuição das tecno-logias em informação. Além disso, nota-se a necessidade da utilização de metodologias que estimulem uma aprendizagem ativa. O objeti-vo deste artigo foi analisar a contribuição da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) por meio da EaD como instrumento para a educação em saúde. Este estudo consiste numa revisão integrativa, com pesquisas publicadas entre 2011 e 2015. Foram analisados artigos com base nas seguintes definições:ABP e as contribuições para a educação em saúde; EaD no processo de educação em saúde; Impacto do uso da ABP por meio da EaD para a dis-seminação da educação em saúde. Foram in-cluídos para a análise 12 artigos científicos, tendo a maioria, como público-alvo, alunos de graduação/pós-graduação. Verificou-se que a contribuição da ABP combinada a EaD para o processo de educação em saúde pro-move o desenvolvimento de competências e habilidades proativas, o que desencadeia o empoderamento do conhecimento; porém, são necessários mais estudos sobre a utilização de ABP e EaD em capacitações para profissio-nais de saúde que atuam na área.Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação a Distância. Educação em Saúde. Problem-Based Learning in Distance Education and Influences for HealthEducation: An Integrative ReviewABSTRACTFor being little explored in the health area, Distance Learning (DL) makes it diffi-cult to understand the contribution of infor-mation technologies. Besides, it is noticed the need of using methodologies that encourage active learning. The purpose of this paper was to analyze the contribution of Learning Based in Problems (LBP) through DL as a tool for health education. This paper consists in an integrative review, with researches pu-blished between 2011 and 2015. Articles were analyzed based on the following definitions: LBP and the contributions to health edu-cation; DL in the health education process; Twelve scientific papers were included to analysis, being the majority of them with graduation/post graduation students as target audience. It was verified that the contribution of LBP combined with DL to the process of heal-th education promotes the development of proactive competences and abilities, which triggers knowledge empowerment. However, more studies about the use of LBP and DL in training sessions for health professionals who work on the field are needed.Keywords: Problem-based learning. Distance Education. Health Education. Aprendizaje Basado en Problemas en la Educación a Distancia y lasInfluencias para educación en Salud: Una Revisión IntegrativaRESUMENLa Educación a Distancia (EaD) en el área de la salud, puede ser poco explorada, dificulta la comprensión de la contribución de las tec-nologías en información. Además, se percibe la necesidad de la utilización de metodologías que estimulen un aprendizaje activo. El obje-tivo del artículo fue analizar la contribución del Aprendizaje Basado en Problemas (ABP) por medio de la EaD como instrumento para la educación en salud. Este estudio consiste en una revisión integrativa, con búsquedas publi-cadas entre 2011 y 2015. Fueron analizados ar-tículos con base en las siguientes definiciones: ABP y las contribuciones para la educación en salud; EaD en el proceso de educación en sa-lud; y el impacto del uso del ABP por medio de la EaD para la diseminación de la educaci-ón en salud. Fueron incluidos para el análisis 12 artículos científicos, teniendo la mayoría como público-objetivo alumnos de graduaci-ón/posgrado. Se comprobó que la contribuci-ón del ABP combinada a EaD para el proceso de educación en salud, promueve el desarrollo de competencias y habilidades proactivas, lo que desencadena el empoderamiento del co-nocimiento, entretanto, son necesarios más estudios sobre la utilización del ABP y EaD en capacitaciones para profesionales de salud que actúan en el áreaPalabras clave: Aprendizaje basado en problemas. Educación a la distancia. Educación en salud.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/24
10.17143/rbaad.v17i1.24
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/24
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v17i1.24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/24/250
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/24/274
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 17 n. 1 (2018)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170323353600