A Aprendizagem Baseada em Problemas e os Recursos Adaptativos de Estudantes do Curso Médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angeli,Olga Aparecida
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Loureiro,Sonia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000200032
Resumo: Resumo: Caracteriza-se a maneira como estudantes de um curso médico, com diferentes recursos pessoais de adaptação, avaliam sua experiência de aprendizagem por meio da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), tendo como fonte de informação a participação em grupos de reflexão. O estudo foi desenvolvido com 12 estudantes do 2o ano do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília. Os estudantes foram divididos em dois grupos diferenciados pelo nível adaptativo. Foram realizadas cinco reuniões de grupos de reflexão com cada um dos grupos, tendo como proposta básica que refletissem sobre a experiência de aprendizagem na ABP. Os grupos foram gravados em áudio e vídeo, sendo posteriormente categorizados e comparados. A análise dos dados sugere que o êxito da implantação da metodologia da ABP pode depender, em parte, dos recursos pessoais dos estudantes. Neste sentido, é necessário favorecer o desenvolvimento dos recursos pessoais e de maturidade dos estudantes, o que requer investimentos neste aspecto, já que a história acadêmica prévia, em geral, favorece pouco tais habilidades.
id ABEM-1_93e94aab71de777c0124481950d9a144
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022001000200032
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling A Aprendizagem Baseada em Problemas e os Recursos Adaptativos de Estudantes do Curso MédicoEducação médica - tendênciasAprendizado Baseado em Problemas - métodosProcessos grupaisResumo: Caracteriza-se a maneira como estudantes de um curso médico, com diferentes recursos pessoais de adaptação, avaliam sua experiência de aprendizagem por meio da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), tendo como fonte de informação a participação em grupos de reflexão. O estudo foi desenvolvido com 12 estudantes do 2o ano do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília. Os estudantes foram divididos em dois grupos diferenciados pelo nível adaptativo. Foram realizadas cinco reuniões de grupos de reflexão com cada um dos grupos, tendo como proposta básica que refletissem sobre a experiência de aprendizagem na ABP. Os grupos foram gravados em áudio e vídeo, sendo posteriormente categorizados e comparados. A análise dos dados sugere que o êxito da implantação da metodologia da ABP pode depender, em parte, dos recursos pessoais dos estudantes. Neste sentido, é necessário favorecer o desenvolvimento dos recursos pessoais e de maturidade dos estudantes, o que requer investimentos neste aspecto, já que a história acadêmica prévia, em geral, favorece pouco tais habilidades.Associação Brasileira de Educação Médica2001-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000200032Revista Brasileira de Educação Médica v.25 n.2 2001reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v25.2-005info:eu-repo/semantics/openAccessAngeli,Olga AparecidaLoureiro,Sonia Reginapor2021-06-25T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022001000200032Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-25T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A Aprendizagem Baseada em Problemas e os Recursos Adaptativos de Estudantes do Curso Médico
title A Aprendizagem Baseada em Problemas e os Recursos Adaptativos de Estudantes do Curso Médico
spellingShingle A Aprendizagem Baseada em Problemas e os Recursos Adaptativos de Estudantes do Curso Médico
Angeli,Olga Aparecida
Educação médica - tendências
Aprendizado Baseado em Problemas - métodos
Processos grupais
title_short A Aprendizagem Baseada em Problemas e os Recursos Adaptativos de Estudantes do Curso Médico
title_full A Aprendizagem Baseada em Problemas e os Recursos Adaptativos de Estudantes do Curso Médico
title_fullStr A Aprendizagem Baseada em Problemas e os Recursos Adaptativos de Estudantes do Curso Médico
title_full_unstemmed A Aprendizagem Baseada em Problemas e os Recursos Adaptativos de Estudantes do Curso Médico
title_sort A Aprendizagem Baseada em Problemas e os Recursos Adaptativos de Estudantes do Curso Médico
author Angeli,Olga Aparecida
author_facet Angeli,Olga Aparecida
Loureiro,Sonia Regina
author_role author
author2 Loureiro,Sonia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angeli,Olga Aparecida
Loureiro,Sonia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica - tendências
Aprendizado Baseado em Problemas - métodos
Processos grupais
topic Educação médica - tendências
Aprendizado Baseado em Problemas - métodos
Processos grupais
description Resumo: Caracteriza-se a maneira como estudantes de um curso médico, com diferentes recursos pessoais de adaptação, avaliam sua experiência de aprendizagem por meio da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), tendo como fonte de informação a participação em grupos de reflexão. O estudo foi desenvolvido com 12 estudantes do 2o ano do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília. Os estudantes foram divididos em dois grupos diferenciados pelo nível adaptativo. Foram realizadas cinco reuniões de grupos de reflexão com cada um dos grupos, tendo como proposta básica que refletissem sobre a experiência de aprendizagem na ABP. Os grupos foram gravados em áudio e vídeo, sendo posteriormente categorizados e comparados. A análise dos dados sugere que o êxito da implantação da metodologia da ABP pode depender, em parte, dos recursos pessoais dos estudantes. Neste sentido, é necessário favorecer o desenvolvimento dos recursos pessoais e de maturidade dos estudantes, o que requer investimentos neste aspecto, já que a história acadêmica prévia, em geral, favorece pouco tais habilidades.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000200032
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000200032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v25.2-005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.25 n.2 2001
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003081310208