Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da Mudança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200027 |
Resumo: | Resumo: O modelo curricular da Aprendizagem Baseada em Problemas vem inovando o ensino médico na Universidade Estadual de Londrina. Tendo os grupos tutorias como alicerce e valendo-se de alternativas inteligentes como os PINs e o programa de habilidades e atitudes, o novo currículo vem desenvolvendo senso crítico e de liderança entre os estudantes. Cria-se uma relação cooperativa entre docentes e estudantes, visando a formação de médicos mais sensíveis às necessidades dos pacientes e capazes de oferecer serviços que possam proporcionar melhor qualidade de vida à população. |
id |
ABEM-1_d2685ffbe2f049c6909141446db0cefe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55021999000200027 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da MudançaEducação médica - tendênciasAprendizado baseado em problemasResumo: O modelo curricular da Aprendizagem Baseada em Problemas vem inovando o ensino médico na Universidade Estadual de Londrina. Tendo os grupos tutorias como alicerce e valendo-se de alternativas inteligentes como os PINs e o programa de habilidades e atitudes, o novo currículo vem desenvolvendo senso crítico e de liderança entre os estudantes. Cria-se uma relação cooperativa entre docentes e estudantes, visando a formação de médicos mais sensíveis às necessidades dos pacientes e capazes de oferecer serviços que possam proporcionar melhor qualidade de vida à população.Associação Brasileira de Educação Médica1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200027Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.2-3 1999reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v23.2-3-004info:eu-repo/semantics/openAccessWierzchon,Patrícia Mariapor2020-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021999000200027Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-09-25T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da Mudança |
title |
Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da Mudança |
spellingShingle |
Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da Mudança Wierzchon,Patrícia Maria Educação médica - tendências Aprendizado baseado em problemas |
title_short |
Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da Mudança |
title_full |
Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da Mudança |
title_fullStr |
Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da Mudança |
title_full_unstemmed |
Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da Mudança |
title_sort |
Como Abrir Caminhos para a Transformação do Ensino Médico: Vivendo a Realidade da Mudança |
author |
Wierzchon,Patrícia Maria |
author_facet |
Wierzchon,Patrícia Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wierzchon,Patrícia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica - tendências Aprendizado baseado em problemas |
topic |
Educação médica - tendências Aprendizado baseado em problemas |
description |
Resumo: O modelo curricular da Aprendizagem Baseada em Problemas vem inovando o ensino médico na Universidade Estadual de Londrina. Tendo os grupos tutorias como alicerce e valendo-se de alternativas inteligentes como os PINs e o programa de habilidades e atitudes, o novo currículo vem desenvolvendo senso crítico e de liderança entre os estudantes. Cria-se uma relação cooperativa entre docentes e estudantes, visando a formação de médicos mais sensíveis às necessidades dos pacientes e capazes de oferecer serviços que possam proporcionar melhor qualidade de vida à população. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200027 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v23.2-3-004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.2-3 1999 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303002822311936 |