Product-service systems em laboratório de análises clínicas: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2016 |
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Resumo: | Resumo Cada vez mais as empresas oferecem soluções completas a seus clientes, com produtos e serviços. Essa mudança na composição do portfólio das organizações vem ocorrendo por uma série de razões, sejam relacionadas às questões estratégicas, motivadas por demandas do cliente, ou ainda por tendências que visam menores impactos ambientais. Este artigo visa contribuir com a literatura existente, adicionando a perspectiva do cliente neste cenário, por meio de um estudo de caso nos laboratórios de um dos principais hospitais da América Latina. Investigou-se a aquisição de equipamentos de análises clínicas, e os resultados mostram uma trajetória evolutiva de implementação do PSS durante as últimas décadas. Como cliente, este laboratório passou por três fases de evolução: primeiro como comprador de equipamentos, depois, numa segunda etapa, como os equipamentos não eram mais de propriedade do laboratório, passaram para contratos de leasing, e no terceiro estágio, para a aquisição de um contrato integrado de PSS, orientado a resultado. Nesta última fase, o laboratório observou vantagens importantes relacionadas tanto ao uso dos produtos quanto ao atendimento a demandas internas. Estas mudanças no processo de compra trouxeram importantes ganhos para o laboratório, como um sistema operacional seguro, a divisão dos riscos com o provedor da solução, suporte técnico especializado. |
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Product-service systems em laboratório de análises clínicas: um estudo de casoPSSServitizaçãoGestão de operação de serviçoManufaturaResumo Cada vez mais as empresas oferecem soluções completas a seus clientes, com produtos e serviços. Essa mudança na composição do portfólio das organizações vem ocorrendo por uma série de razões, sejam relacionadas às questões estratégicas, motivadas por demandas do cliente, ou ainda por tendências que visam menores impactos ambientais. Este artigo visa contribuir com a literatura existente, adicionando a perspectiva do cliente neste cenário, por meio de um estudo de caso nos laboratórios de um dos principais hospitais da América Latina. Investigou-se a aquisição de equipamentos de análises clínicas, e os resultados mostram uma trajetória evolutiva de implementação do PSS durante as últimas décadas. Como cliente, este laboratório passou por três fases de evolução: primeiro como comprador de equipamentos, depois, numa segunda etapa, como os equipamentos não eram mais de propriedade do laboratório, passaram para contratos de leasing, e no terceiro estágio, para a aquisição de um contrato integrado de PSS, orientado a resultado. Nesta última fase, o laboratório observou vantagens importantes relacionadas tanto ao uso dos produtos quanto ao atendimento a demandas internas. Estas mudanças no processo de compra trouxeram importantes ganhos para o laboratório, como um sistema operacional seguro, a divisão dos riscos com o provedor da solução, suporte técnico especializado.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000200445Production v.26 n.2 2016reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/0103-6513.151313info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Veridiana RotondaroCarvalho,Marly Monteiro deRotondaro,Roberto Giliolipor2016-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132016000200445Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2016-05-31T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
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