Product-service systems em laboratório de análises clínicas: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Veridiana Rotondaro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carvalho,Marly Monteiro de, Rotondaro,Roberto Gilioli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Production
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000200445
Resumo: Resumo Cada vez mais as empresas oferecem soluções completas a seus clientes, com produtos e serviços. Essa mudança na composição do portfólio das organizações vem ocorrendo por uma série de razões, sejam relacionadas às questões estratégicas, motivadas por demandas do cliente, ou ainda por tendências que visam menores impactos ambientais. Este artigo visa contribuir com a literatura existente, adicionando a perspectiva do cliente neste cenário, por meio de um estudo de caso nos laboratórios de um dos principais hospitais da América Latina. Investigou-se a aquisição de equipamentos de análises clínicas, e os resultados mostram uma trajetória evolutiva de implementação do PSS durante as últimas décadas. Como cliente, este laboratório passou por três fases de evolução: primeiro como comprador de equipamentos, depois, numa segunda etapa, como os equipamentos não eram mais de propriedade do laboratório, passaram para contratos de leasing, e no terceiro estágio, para a aquisição de um contrato integrado de PSS, orientado a resultado. Nesta última fase, o laboratório observou vantagens importantes relacionadas tanto ao uso dos produtos quanto ao atendimento a demandas internas. Estas mudanças no processo de compra trouxeram importantes ganhos para o laboratório, como um sistema operacional seguro, a divisão dos riscos com o provedor da solução, suporte técnico especializado.
id ABEPRO-1_e37bf56ca0a3a86c1bbfb3bf94a8767b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65132016000200445
network_acronym_str ABEPRO-1
network_name_str Production
repository_id_str
spelling Product-service systems em laboratório de análises clínicas: um estudo de casoPSSServitizaçãoGestão de operação de serviçoManufaturaResumo Cada vez mais as empresas oferecem soluções completas a seus clientes, com produtos e serviços. Essa mudança na composição do portfólio das organizações vem ocorrendo por uma série de razões, sejam relacionadas às questões estratégicas, motivadas por demandas do cliente, ou ainda por tendências que visam menores impactos ambientais. Este artigo visa contribuir com a literatura existente, adicionando a perspectiva do cliente neste cenário, por meio de um estudo de caso nos laboratórios de um dos principais hospitais da América Latina. Investigou-se a aquisição de equipamentos de análises clínicas, e os resultados mostram uma trajetória evolutiva de implementação do PSS durante as últimas décadas. Como cliente, este laboratório passou por três fases de evolução: primeiro como comprador de equipamentos, depois, numa segunda etapa, como os equipamentos não eram mais de propriedade do laboratório, passaram para contratos de leasing, e no terceiro estágio, para a aquisição de um contrato integrado de PSS, orientado a resultado. Nesta última fase, o laboratório observou vantagens importantes relacionadas tanto ao uso dos produtos quanto ao atendimento a demandas internas. Estas mudanças no processo de compra trouxeram importantes ganhos para o laboratório, como um sistema operacional seguro, a divisão dos riscos com o provedor da solução, suporte técnico especializado.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000200445Production v.26 n.2 2016reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/0103-6513.151313info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Veridiana RotondaroCarvalho,Marly Monteiro deRotondaro,Roberto Giliolipor2016-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132016000200445Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2016-05-31T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Product-service systems em laboratório de análises clínicas: um estudo de caso
title Product-service systems em laboratório de análises clínicas: um estudo de caso
spellingShingle Product-service systems em laboratório de análises clínicas: um estudo de caso
Pereira,Veridiana Rotondaro
PSS
Servitização
Gestão de operação de serviço
Manufatura
title_short Product-service systems em laboratório de análises clínicas: um estudo de caso
title_full Product-service systems em laboratório de análises clínicas: um estudo de caso
title_fullStr Product-service systems em laboratório de análises clínicas: um estudo de caso
title_full_unstemmed Product-service systems em laboratório de análises clínicas: um estudo de caso
title_sort Product-service systems em laboratório de análises clínicas: um estudo de caso
author Pereira,Veridiana Rotondaro
author_facet Pereira,Veridiana Rotondaro
Carvalho,Marly Monteiro de
Rotondaro,Roberto Gilioli
author_role author
author2 Carvalho,Marly Monteiro de
Rotondaro,Roberto Gilioli
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Veridiana Rotondaro
Carvalho,Marly Monteiro de
Rotondaro,Roberto Gilioli
dc.subject.por.fl_str_mv PSS
Servitização
Gestão de operação de serviço
Manufatura
topic PSS
Servitização
Gestão de operação de serviço
Manufatura
description Resumo Cada vez mais as empresas oferecem soluções completas a seus clientes, com produtos e serviços. Essa mudança na composição do portfólio das organizações vem ocorrendo por uma série de razões, sejam relacionadas às questões estratégicas, motivadas por demandas do cliente, ou ainda por tendências que visam menores impactos ambientais. Este artigo visa contribuir com a literatura existente, adicionando a perspectiva do cliente neste cenário, por meio de um estudo de caso nos laboratórios de um dos principais hospitais da América Latina. Investigou-se a aquisição de equipamentos de análises clínicas, e os resultados mostram uma trajetória evolutiva de implementação do PSS durante as últimas décadas. Como cliente, este laboratório passou por três fases de evolução: primeiro como comprador de equipamentos, depois, numa segunda etapa, como os equipamentos não eram mais de propriedade do laboratório, passaram para contratos de leasing, e no terceiro estágio, para a aquisição de um contrato integrado de PSS, orientado a resultado. Nesta última fase, o laboratório observou vantagens importantes relacionadas tanto ao uso dos produtos quanto ao atendimento a demandas internas. Estas mudanças no processo de compra trouxeram importantes ganhos para o laboratório, como um sistema operacional seguro, a divisão dos riscos com o provedor da solução, suporte técnico especializado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000200445
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000200445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-6513.151313
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Production v.26 n.2 2016
reponame:Production
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Production
collection Production
repository.name.fl_str_mv Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||production@editoracubo.com.br
_version_ 1754213154021179392