Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300026 |
Resumo: | Tradicionalmente, a educação em saúde se baseia em metodologias de transmissão de conhecimentos. Porém, agora se exige a formação de profissionais com perfil crítico-reflexivo e capazes de trabalhar em equipes. O que requer novas metodologias de ensino-aprendizagem, tendo na problematização um instrumento de transformação. É relatada experiência utilizando a construção de portfólios coletivos na aprendizagem, como mudança de atitudes e na avaliação de alunos de graduação, em contexto de estrutura curricular tradicional e por disciplinas. Estudo exploratório descritivo, com abordagem quali-quantitativa, fundamentado na análise de portfólios coletivos (n= 9), construídos pelos acadêmicos da disciplina Políticas de Saúde, complementado com a aplicação de um questionário aberto aos alunos (n=58) e com a realização de grupos focais (n=3). Os portfólios coletivos mobilizaram o pensamento crítico-reflexivo sobre a política do Sistema Único de Saúde, ampliando a concepção sobre o processo saúde-doença e as práticas relacionadas aos serviços de saúde, valorizando o trabalho em equipe e a busca ativa na construção do conhecimento, destacando-se os exercícios da alteridade, resiliência e empoderamento. |
id |
ABRASCO-2_58fb95b075d4d15ea595a1ee786eabef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-81232012000300026 |
network_acronym_str |
ABRASCO-2 |
network_name_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagemPortfólioMetodologias de ensino-aprendizagemProblematizaçãoEducação em saúdeFormação profissionalAvaliaçãoTradicionalmente, a educação em saúde se baseia em metodologias de transmissão de conhecimentos. Porém, agora se exige a formação de profissionais com perfil crítico-reflexivo e capazes de trabalhar em equipes. O que requer novas metodologias de ensino-aprendizagem, tendo na problematização um instrumento de transformação. É relatada experiência utilizando a construção de portfólios coletivos na aprendizagem, como mudança de atitudes e na avaliação de alunos de graduação, em contexto de estrutura curricular tradicional e por disciplinas. Estudo exploratório descritivo, com abordagem quali-quantitativa, fundamentado na análise de portfólios coletivos (n= 9), construídos pelos acadêmicos da disciplina Políticas de Saúde, complementado com a aplicação de um questionário aberto aos alunos (n=58) e com a realização de grupos focais (n=3). Os portfólios coletivos mobilizaram o pensamento crítico-reflexivo sobre a política do Sistema Único de Saúde, ampliando a concepção sobre o processo saúde-doença e as práticas relacionadas aos serviços de saúde, valorizando o trabalho em equipe e a busca ativa na construção do conhecimento, destacando-se os exercícios da alteridade, resiliência e empoderamento.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300026Ciência & Saúde Coletiva v.17 n.3 2012reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232012000300026info:eu-repo/semantics/openAccessCotta,Rosângela Minardi MitreSilva,Luciana Saraiva daLopes,Lílian LelisGomes,Karine de OliveiraCotta,Fernanda MitreLugarinho,ReginaMitre,Sandra Minardipor2012-03-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232012000300026Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2012-03-23T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem |
title |
Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem Cotta,Rosângela Minardi Mitre Portfólio Metodologias de ensino-aprendizagem Problematização Educação em saúde Formação profissional Avaliação |
title_short |
Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem |
title_full |
Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem |
author |
Cotta,Rosângela Minardi Mitre |
author_facet |
Cotta,Rosângela Minardi Mitre Silva,Luciana Saraiva da Lopes,Lílian Lelis Gomes,Karine de Oliveira Cotta,Fernanda Mitre Lugarinho,Regina Mitre,Sandra Minardi |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Luciana Saraiva da Lopes,Lílian Lelis Gomes,Karine de Oliveira Cotta,Fernanda Mitre Lugarinho,Regina Mitre,Sandra Minardi |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cotta,Rosângela Minardi Mitre Silva,Luciana Saraiva da Lopes,Lílian Lelis Gomes,Karine de Oliveira Cotta,Fernanda Mitre Lugarinho,Regina Mitre,Sandra Minardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portfólio Metodologias de ensino-aprendizagem Problematização Educação em saúde Formação profissional Avaliação |
topic |
Portfólio Metodologias de ensino-aprendizagem Problematização Educação em saúde Formação profissional Avaliação |
description |
Tradicionalmente, a educação em saúde se baseia em metodologias de transmissão de conhecimentos. Porém, agora se exige a formação de profissionais com perfil crítico-reflexivo e capazes de trabalhar em equipes. O que requer novas metodologias de ensino-aprendizagem, tendo na problematização um instrumento de transformação. É relatada experiência utilizando a construção de portfólios coletivos na aprendizagem, como mudança de atitudes e na avaliação de alunos de graduação, em contexto de estrutura curricular tradicional e por disciplinas. Estudo exploratório descritivo, com abordagem quali-quantitativa, fundamentado na análise de portfólios coletivos (n= 9), construídos pelos acadêmicos da disciplina Políticas de Saúde, complementado com a aplicação de um questionário aberto aos alunos (n=58) e com a realização de grupos focais (n=3). Os portfólios coletivos mobilizaram o pensamento crítico-reflexivo sobre a política do Sistema Único de Saúde, ampliando a concepção sobre o processo saúde-doença e as práticas relacionadas aos serviços de saúde, valorizando o trabalho em equipe e a busca ativa na construção do conhecimento, destacando-se os exercícios da alteridade, resiliência e empoderamento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300026 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-81232012000300026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva v.17 n.3 2012 reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br |
_version_ |
1754213032562524160 |