Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva,Luciana Saraiva da, Lopes,Lílian Lelis, Gomes,Karine de Oliveira, Cotta,Fernanda Mitre, Lugarinho,Regina, Mitre,Sandra Minardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300026
Resumo: Tradicionalmente, a educação em saúde se baseia em metodologias de transmissão de conhecimentos. Porém, agora se exige a formação de profissionais com perfil crítico-reflexivo e capazes de trabalhar em equipes. O que requer novas metodologias de ensino-aprendizagem, tendo na problematização um instrumento de transformação. É relatada experiência utilizando a construção de portfólios coletivos na aprendizagem, como mudança de atitudes e na avaliação de alunos de graduação, em contexto de estrutura curricular tradicional e por disciplinas. Estudo exploratório descritivo, com abordagem quali-quantitativa, fundamentado na análise de portfólios coletivos (n= 9), construídos pelos acadêmicos da disciplina Políticas de Saúde, complementado com a aplicação de um questionário aberto aos alunos (n=58) e com a realização de grupos focais (n=3). Os portfólios coletivos mobilizaram o pensamento crítico-reflexivo sobre a política do Sistema Único de Saúde, ampliando a concepção sobre o processo saúde-doença e as práticas relacionadas aos serviços de saúde, valorizando o trabalho em equipe e a busca ativa na construção do conhecimento, destacando-se os exercícios da alteridade, resiliência e empoderamento.
id ABRASCO-2_58fb95b075d4d15ea595a1ee786eabef
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232012000300026
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagemPortfólioMetodologias de ensino-aprendizagemProblematizaçãoEducação em saúdeFormação profissionalAvaliaçãoTradicionalmente, a educação em saúde se baseia em metodologias de transmissão de conhecimentos. Porém, agora se exige a formação de profissionais com perfil crítico-reflexivo e capazes de trabalhar em equipes. O que requer novas metodologias de ensino-aprendizagem, tendo na problematização um instrumento de transformação. É relatada experiência utilizando a construção de portfólios coletivos na aprendizagem, como mudança de atitudes e na avaliação de alunos de graduação, em contexto de estrutura curricular tradicional e por disciplinas. Estudo exploratório descritivo, com abordagem quali-quantitativa, fundamentado na análise de portfólios coletivos (n= 9), construídos pelos acadêmicos da disciplina Políticas de Saúde, complementado com a aplicação de um questionário aberto aos alunos (n=58) e com a realização de grupos focais (n=3). Os portfólios coletivos mobilizaram o pensamento crítico-reflexivo sobre a política do Sistema Único de Saúde, ampliando a concepção sobre o processo saúde-doença e as práticas relacionadas aos serviços de saúde, valorizando o trabalho em equipe e a busca ativa na construção do conhecimento, destacando-se os exercícios da alteridade, resiliência e empoderamento.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300026Ciência & Saúde Coletiva v.17 n.3 2012reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232012000300026info:eu-repo/semantics/openAccessCotta,Rosângela Minardi MitreSilva,Luciana Saraiva daLopes,Lílian LelisGomes,Karine de OliveiraCotta,Fernanda MitreLugarinho,ReginaMitre,Sandra Minardipor2012-03-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232012000300026Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2012-03-23T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem
title Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem
spellingShingle Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem
Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Portfólio
Metodologias de ensino-aprendizagem
Problematização
Educação em saúde
Formação profissional
Avaliação
title_short Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem
title_full Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem
title_fullStr Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem
title_sort Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem
author Cotta,Rosângela Minardi Mitre
author_facet Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Silva,Luciana Saraiva da
Lopes,Lílian Lelis
Gomes,Karine de Oliveira
Cotta,Fernanda Mitre
Lugarinho,Regina
Mitre,Sandra Minardi
author_role author
author2 Silva,Luciana Saraiva da
Lopes,Lílian Lelis
Gomes,Karine de Oliveira
Cotta,Fernanda Mitre
Lugarinho,Regina
Mitre,Sandra Minardi
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Silva,Luciana Saraiva da
Lopes,Lílian Lelis
Gomes,Karine de Oliveira
Cotta,Fernanda Mitre
Lugarinho,Regina
Mitre,Sandra Minardi
dc.subject.por.fl_str_mv Portfólio
Metodologias de ensino-aprendizagem
Problematização
Educação em saúde
Formação profissional
Avaliação
topic Portfólio
Metodologias de ensino-aprendizagem
Problematização
Educação em saúde
Formação profissional
Avaliação
description Tradicionalmente, a educação em saúde se baseia em metodologias de transmissão de conhecimentos. Porém, agora se exige a formação de profissionais com perfil crítico-reflexivo e capazes de trabalhar em equipes. O que requer novas metodologias de ensino-aprendizagem, tendo na problematização um instrumento de transformação. É relatada experiência utilizando a construção de portfólios coletivos na aprendizagem, como mudança de atitudes e na avaliação de alunos de graduação, em contexto de estrutura curricular tradicional e por disciplinas. Estudo exploratório descritivo, com abordagem quali-quantitativa, fundamentado na análise de portfólios coletivos (n= 9), construídos pelos acadêmicos da disciplina Políticas de Saúde, complementado com a aplicação de um questionário aberto aos alunos (n=58) e com a realização de grupos focais (n=3). Os portfólios coletivos mobilizaram o pensamento crítico-reflexivo sobre a política do Sistema Único de Saúde, ampliando a concepção sobre o processo saúde-doença e as práticas relacionadas aos serviços de saúde, valorizando o trabalho em equipe e a busca ativa na construção do conhecimento, destacando-se os exercícios da alteridade, resiliência e empoderamento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300026
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232012000300026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.17 n.3 2012
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213032562524160