ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Iara Vieira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/819
Resumo: O trabalho analisa como a televisão está presente no ensino de Geografia tomando como referência a leitura de um grupo de professores que atua no ensino fundamental. Procura-se desvendar como esses professores vêem a TV no contexto atual e de que forma esse veículo está presente em suas vidas e em seu trabalho. A análise focaliza assim, o professor, sua prática, interpretações, suas posturas e dilemas. A pesquisa realizada demonstrou que os professores de Geografia entendem que as imagens cumprem uma função importante como distribuidoras de informações impossíveis de serem conhecidas diretamente e que o estudo de lugares e realidades distantes pode ser bastante enriquecido através da utilização desse meio de comunicação de massa. Para os docentes, se a Geografia se limitar a apresentar às crianças e jovens apenas o mundo dos livros, desprezando outras fontes de informação, os limites se constituirão não somente com relação à motivação dos alunos, mas também com relação a sua aprendizagem, a sua possibilidade de conhecer e entender o mundo. A partir dessa constatação, abordamos a forma como a televisão está sendo inserida no trabalho pedagógico do professor de Geografia, utilizando a sua própria leitura sobre a questão, o que propiciou o esclarecimento de como fica o ensino de Geografia diante da multiplicidade das informações e imagens veiculadas pela cultura de massa. 
id AGB-SP1_2ea63af0a04f2259fcda6d8a29810f3f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/819
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TVEnsino de GeografiaTvProfessorEducaçãoCultura de massaO trabalho analisa como a televisão está presente no ensino de Geografia tomando como referência a leitura de um grupo de professores que atua no ensino fundamental. Procura-se desvendar como esses professores vêem a TV no contexto atual e de que forma esse veículo está presente em suas vidas e em seu trabalho. A análise focaliza assim, o professor, sua prática, interpretações, suas posturas e dilemas. A pesquisa realizada demonstrou que os professores de Geografia entendem que as imagens cumprem uma função importante como distribuidoras de informações impossíveis de serem conhecidas diretamente e que o estudo de lugares e realidades distantes pode ser bastante enriquecido através da utilização desse meio de comunicação de massa. Para os docentes, se a Geografia se limitar a apresentar às crianças e jovens apenas o mundo dos livros, desprezando outras fontes de informação, os limites se constituirão não somente com relação à motivação dos alunos, mas também com relação a sua aprendizagem, a sua possibilidade de conhecer e entender o mundo. A partir dessa constatação, abordamos a forma como a televisão está sendo inserida no trabalho pedagógico do professor de Geografia, utilizando a sua própria leitura sobre a questão, o que propiciou o esclarecimento de como fica o ensino de Geografia diante da multiplicidade das informações e imagens veiculadas pela cultura de massa. Boletim Paulista de Geografia2017-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/819Boletim Paulista de Geografia; n. 79 (2003); 23-482447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/819/703Copyright (c) 2017 Iara Vieira Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Iara Vieira2017-05-22T10:49:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/819Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-22T10:49:26Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV
title ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV
spellingShingle ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV
Guimarães, Iara Vieira
Ensino de Geografia
Tv
Professor
Educação
Cultura de massa
title_short ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV
title_full ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV
title_fullStr ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV
title_full_unstemmed ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV
title_sort ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV
author Guimarães, Iara Vieira
author_facet Guimarães, Iara Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Iara Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Tv
Professor
Educação
Cultura de massa
topic Ensino de Geografia
Tv
Professor
Educação
Cultura de massa
description O trabalho analisa como a televisão está presente no ensino de Geografia tomando como referência a leitura de um grupo de professores que atua no ensino fundamental. Procura-se desvendar como esses professores vêem a TV no contexto atual e de que forma esse veículo está presente em suas vidas e em seu trabalho. A análise focaliza assim, o professor, sua prática, interpretações, suas posturas e dilemas. A pesquisa realizada demonstrou que os professores de Geografia entendem que as imagens cumprem uma função importante como distribuidoras de informações impossíveis de serem conhecidas diretamente e que o estudo de lugares e realidades distantes pode ser bastante enriquecido através da utilização desse meio de comunicação de massa. Para os docentes, se a Geografia se limitar a apresentar às crianças e jovens apenas o mundo dos livros, desprezando outras fontes de informação, os limites se constituirão não somente com relação à motivação dos alunos, mas também com relação a sua aprendizagem, a sua possibilidade de conhecer e entender o mundo. A partir dessa constatação, abordamos a forma como a televisão está sendo inserida no trabalho pedagógico do professor de Geografia, utilizando a sua própria leitura sobre a questão, o que propiciou o esclarecimento de como fica o ensino de Geografia diante da multiplicidade das informações e imagens veiculadas pela cultura de massa. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/819
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/819/703
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Iara Vieira Guimarães
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Iara Vieira Guimarães
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; n. 79 (2003); 23-48
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046014290001920