ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Paulista de Geografia |
Texto Completo: | https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/819 |
Resumo: | O trabalho analisa como a televisão está presente no ensino de Geografia tomando como referência a leitura de um grupo de professores que atua no ensino fundamental. Procura-se desvendar como esses professores vêem a TV no contexto atual e de que forma esse veículo está presente em suas vidas e em seu trabalho. A análise focaliza assim, o professor, sua prática, interpretações, suas posturas e dilemas. A pesquisa realizada demonstrou que os professores de Geografia entendem que as imagens cumprem uma função importante como distribuidoras de informações impossíveis de serem conhecidas diretamente e que o estudo de lugares e realidades distantes pode ser bastante enriquecido através da utilização desse meio de comunicação de massa. Para os docentes, se a Geografia se limitar a apresentar às crianças e jovens apenas o mundo dos livros, desprezando outras fontes de informação, os limites se constituirão não somente com relação à motivação dos alunos, mas também com relação a sua aprendizagem, a sua possibilidade de conhecer e entender o mundo. A partir dessa constatação, abordamos a forma como a televisão está sendo inserida no trabalho pedagógico do professor de Geografia, utilizando a sua própria leitura sobre a questão, o que propiciou o esclarecimento de como fica o ensino de Geografia diante da multiplicidade das informações e imagens veiculadas pela cultura de massa. |
id |
AGB-SP1_2ea63af0a04f2259fcda6d8a29810f3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/819 |
network_acronym_str |
AGB-SP1 |
network_name_str |
Boletim Paulista de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TVEnsino de GeografiaTvProfessorEducaçãoCultura de massaO trabalho analisa como a televisão está presente no ensino de Geografia tomando como referência a leitura de um grupo de professores que atua no ensino fundamental. Procura-se desvendar como esses professores vêem a TV no contexto atual e de que forma esse veículo está presente em suas vidas e em seu trabalho. A análise focaliza assim, o professor, sua prática, interpretações, suas posturas e dilemas. A pesquisa realizada demonstrou que os professores de Geografia entendem que as imagens cumprem uma função importante como distribuidoras de informações impossíveis de serem conhecidas diretamente e que o estudo de lugares e realidades distantes pode ser bastante enriquecido através da utilização desse meio de comunicação de massa. Para os docentes, se a Geografia se limitar a apresentar às crianças e jovens apenas o mundo dos livros, desprezando outras fontes de informação, os limites se constituirão não somente com relação à motivação dos alunos, mas também com relação a sua aprendizagem, a sua possibilidade de conhecer e entender o mundo. A partir dessa constatação, abordamos a forma como a televisão está sendo inserida no trabalho pedagógico do professor de Geografia, utilizando a sua própria leitura sobre a questão, o que propiciou o esclarecimento de como fica o ensino de Geografia diante da multiplicidade das informações e imagens veiculadas pela cultura de massa. Boletim Paulista de Geografia2017-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/819Boletim Paulista de Geografia; n. 79 (2003); 23-482447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/819/703Copyright (c) 2017 Iara Vieira Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Iara Vieira2017-05-22T10:49:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/819Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2017-05-22T10:49:26Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV |
title |
ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV |
spellingShingle |
ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV Guimarães, Iara Vieira Ensino de Geografia Tv Professor Educação Cultura de massa |
title_short |
ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV |
title_full |
ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV |
title_fullStr |
ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV |
title_sort |
ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV |
author |
Guimarães, Iara Vieira |
author_facet |
Guimarães, Iara Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Iara Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Tv Professor Educação Cultura de massa |
topic |
Ensino de Geografia Tv Professor Educação Cultura de massa |
description |
O trabalho analisa como a televisão está presente no ensino de Geografia tomando como referência a leitura de um grupo de professores que atua no ensino fundamental. Procura-se desvendar como esses professores vêem a TV no contexto atual e de que forma esse veículo está presente em suas vidas e em seu trabalho. A análise focaliza assim, o professor, sua prática, interpretações, suas posturas e dilemas. A pesquisa realizada demonstrou que os professores de Geografia entendem que as imagens cumprem uma função importante como distribuidoras de informações impossíveis de serem conhecidas diretamente e que o estudo de lugares e realidades distantes pode ser bastante enriquecido através da utilização desse meio de comunicação de massa. Para os docentes, se a Geografia se limitar a apresentar às crianças e jovens apenas o mundo dos livros, desprezando outras fontes de informação, os limites se constituirão não somente com relação à motivação dos alunos, mas também com relação a sua aprendizagem, a sua possibilidade de conhecer e entender o mundo. A partir dessa constatação, abordamos a forma como a televisão está sendo inserida no trabalho pedagógico do professor de Geografia, utilizando a sua própria leitura sobre a questão, o que propiciou o esclarecimento de como fica o ensino de Geografia diante da multiplicidade das informações e imagens veiculadas pela cultura de massa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/819 |
url |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/819/703 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Iara Vieira Guimarães info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Iara Vieira Guimarães |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia; n. 79 (2003); 23-48 2447-0945 0006-6079 reponame:Boletim Paulista de Geografia instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo instacron:AGB-SP |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
instacron_str |
AGB-SP |
institution |
AGB-SP |
reponame_str |
Boletim Paulista de Geografia |
collection |
Boletim Paulista de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo |
repository.mail.fl_str_mv |
egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com |
_version_ |
1798046014290001920 |