Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Edel Alexandre Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moura, Helloyne Roberta Eloi, Coelho, Elis Lima, Silva, Bruno Henrique Macêdo dos Santos, Batista, Igor Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/30334
Resumo: A busca por novas metodologias para o ensino e aprendizagem de matemática são eventos substanciais para se tornar efetivo á construção do saber científico, de modo a não conceber um ensino sem significados com respostas acabadas, mas uma proposta que envolva o aluno a interagir os conceitos abstratos com sua realidade. A ideia do trabalho é recomendar o processo de ensino e aprendizagem de matemática – RICA - como proposta metodológica para o ato de ensinar e o ato de aprender matemática na educação básica, exemplificando por meio de problemas direcionados aos anos finais do ensino fundamental. Este método de ensinar e aprender matemática fundamenta-se em quatro pilares: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem. A ideia do processo - RICA consiste que o professor apresente um problema de matemática, primordialmente de um conteúdo novo,  e desafie o aluno a tentar resolve-lo de forma intuitiva, partindo-se do pressuposto que aquele exercício seja de um tópico ainda desconhecido do aprendiz  Em seguida, o professor deverá apresentar subsídios necessários para a resolução do problema proposto Posteriormente, o mediador deve propor que o aluno desenvolva um problema do cotidiano por intermédio do conteúdo exposto E, finalmente, o professor delibera se aquele tópico foi importante para o aluno e pergunta se existe intenção de continuar aprendendo o conteúdo. Os objetivos de propiciar aos professores e alunos contato com uma ferramenta educacional para o ensino e aprendizagem de matemática por intermédio do processo – RICA permitem visualizar uma nova possibilidade na abordagem dos conteúdos programáticos, disponibilizando uma aula tipicamente diferente da usual.
id BASR-0_97b864510cfa4cd052542e00e028a6b7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30334
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and LearningEnsino e aprendizagem de matemáticaRaciocínio lógicoInteligência matemáticaCriatividade e Aprendizagem.A busca por novas metodologias para o ensino e aprendizagem de matemática são eventos substanciais para se tornar efetivo á construção do saber científico, de modo a não conceber um ensino sem significados com respostas acabadas, mas uma proposta que envolva o aluno a interagir os conceitos abstratos com sua realidade. A ideia do trabalho é recomendar o processo de ensino e aprendizagem de matemática – RICA - como proposta metodológica para o ato de ensinar e o ato de aprender matemática na educação básica, exemplificando por meio de problemas direcionados aos anos finais do ensino fundamental. Este método de ensinar e aprender matemática fundamenta-se em quatro pilares: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem. A ideia do processo - RICA consiste que o professor apresente um problema de matemática, primordialmente de um conteúdo novo,  e desafie o aluno a tentar resolve-lo de forma intuitiva, partindo-se do pressuposto que aquele exercício seja de um tópico ainda desconhecido do aprendiz  Em seguida, o professor deverá apresentar subsídios necessários para a resolução do problema proposto Posteriormente, o mediador deve propor que o aluno desenvolva um problema do cotidiano por intermédio do conteúdo exposto E, finalmente, o professor delibera se aquele tópico foi importante para o aluno e pergunta se existe intenção de continuar aprendendo o conteúdo. Os objetivos de propiciar aos professores e alunos contato com uma ferramenta educacional para o ensino e aprendizagem de matemática por intermédio do processo – RICA permitem visualizar uma nova possibilidade na abordagem dos conteúdos programáticos, disponibilizando uma aula tipicamente diferente da usual.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3033410.34115/basrv5n3-011Brazilian Applied Science Review; Vol. 5 No. 3 (2021); 1431-1444Brazilian Applied Science Review; v. 5 n. 3 (2021); 1431-14442595-36212595-362110.34115/basr.v5i3reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/30334/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessPontes, Edel Alexandre SilvaMoura, Helloyne Roberta EloiCoelho, Elis LimaSilva, Bruno Henrique Macêdo dos SantosBatista, Igor Santana2021-06-30T15:02:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30334Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2021-06-30T15:02:14Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning
title Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning
spellingShingle Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning
Pontes, Edel Alexandre Silva
Ensino e aprendizagem de matemática
Raciocínio lógico
Inteligência matemática
Criatividade e Aprendizagem.
title_short Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning
title_full Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning
title_fullStr Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning
title_full_unstemmed Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning
title_sort Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning
author Pontes, Edel Alexandre Silva
author_facet Pontes, Edel Alexandre Silva
Moura, Helloyne Roberta Eloi
Coelho, Elis Lima
Silva, Bruno Henrique Macêdo dos Santos
Batista, Igor Santana
author_role author
author2 Moura, Helloyne Roberta Eloi
Coelho, Elis Lima
Silva, Bruno Henrique Macêdo dos Santos
Batista, Igor Santana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Edel Alexandre Silva
Moura, Helloyne Roberta Eloi
Coelho, Elis Lima
Silva, Bruno Henrique Macêdo dos Santos
Batista, Igor Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de matemática
Raciocínio lógico
Inteligência matemática
Criatividade e Aprendizagem.
topic Ensino e aprendizagem de matemática
Raciocínio lógico
Inteligência matemática
Criatividade e Aprendizagem.
description A busca por novas metodologias para o ensino e aprendizagem de matemática são eventos substanciais para se tornar efetivo á construção do saber científico, de modo a não conceber um ensino sem significados com respostas acabadas, mas uma proposta que envolva o aluno a interagir os conceitos abstratos com sua realidade. A ideia do trabalho é recomendar o processo de ensino e aprendizagem de matemática – RICA - como proposta metodológica para o ato de ensinar e o ato de aprender matemática na educação básica, exemplificando por meio de problemas direcionados aos anos finais do ensino fundamental. Este método de ensinar e aprender matemática fundamenta-se em quatro pilares: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem. A ideia do processo - RICA consiste que o professor apresente um problema de matemática, primordialmente de um conteúdo novo,  e desafie o aluno a tentar resolve-lo de forma intuitiva, partindo-se do pressuposto que aquele exercício seja de um tópico ainda desconhecido do aprendiz  Em seguida, o professor deverá apresentar subsídios necessários para a resolução do problema proposto Posteriormente, o mediador deve propor que o aluno desenvolva um problema do cotidiano por intermédio do conteúdo exposto E, finalmente, o professor delibera se aquele tópico foi importante para o aluno e pergunta se existe intenção de continuar aprendendo o conteúdo. Os objetivos de propiciar aos professores e alunos contato com uma ferramenta educacional para o ensino e aprendizagem de matemática por intermédio do processo – RICA permitem visualizar uma nova possibilidade na abordagem dos conteúdos programáticos, disponibilizando uma aula tipicamente diferente da usual.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/30334
10.34115/basrv5n3-011
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/30334
identifier_str_mv 10.34115/basrv5n3-011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/30334/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 5 No. 3 (2021); 1431-1444
Brazilian Applied Science Review; v. 5 n. 3 (2021); 1431-1444
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v5i3
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240008242888704