Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/30334 |
Resumo: | A busca por novas metodologias para o ensino e aprendizagem de matemática são eventos substanciais para se tornar efetivo á construção do saber científico, de modo a não conceber um ensino sem significados com respostas acabadas, mas uma proposta que envolva o aluno a interagir os conceitos abstratos com sua realidade. A ideia do trabalho é recomendar o processo de ensino e aprendizagem de matemática – RICA - como proposta metodológica para o ato de ensinar e o ato de aprender matemática na educação básica, exemplificando por meio de problemas direcionados aos anos finais do ensino fundamental. Este método de ensinar e aprender matemática fundamenta-se em quatro pilares: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem. A ideia do processo - RICA consiste que o professor apresente um problema de matemática, primordialmente de um conteúdo novo, e desafie o aluno a tentar resolve-lo de forma intuitiva, partindo-se do pressuposto que aquele exercício seja de um tópico ainda desconhecido do aprendiz Em seguida, o professor deverá apresentar subsídios necessários para a resolução do problema proposto Posteriormente, o mediador deve propor que o aluno desenvolva um problema do cotidiano por intermédio do conteúdo exposto E, finalmente, o professor delibera se aquele tópico foi importante para o aluno e pergunta se existe intenção de continuar aprendendo o conteúdo. Os objetivos de propiciar aos professores e alunos contato com uma ferramenta educacional para o ensino e aprendizagem de matemática por intermédio do processo – RICA permitem visualizar uma nova possibilidade na abordagem dos conteúdos programáticos, disponibilizando uma aula tipicamente diferente da usual. |
id |
BASR-0_97b864510cfa4cd052542e00e028a6b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30334 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and LearningEnsino e aprendizagem de matemáticaRaciocínio lógicoInteligência matemáticaCriatividade e Aprendizagem.A busca por novas metodologias para o ensino e aprendizagem de matemática são eventos substanciais para se tornar efetivo á construção do saber científico, de modo a não conceber um ensino sem significados com respostas acabadas, mas uma proposta que envolva o aluno a interagir os conceitos abstratos com sua realidade. A ideia do trabalho é recomendar o processo de ensino e aprendizagem de matemática – RICA - como proposta metodológica para o ato de ensinar e o ato de aprender matemática na educação básica, exemplificando por meio de problemas direcionados aos anos finais do ensino fundamental. Este método de ensinar e aprender matemática fundamenta-se em quatro pilares: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem. A ideia do processo - RICA consiste que o professor apresente um problema de matemática, primordialmente de um conteúdo novo, e desafie o aluno a tentar resolve-lo de forma intuitiva, partindo-se do pressuposto que aquele exercício seja de um tópico ainda desconhecido do aprendiz Em seguida, o professor deverá apresentar subsídios necessários para a resolução do problema proposto Posteriormente, o mediador deve propor que o aluno desenvolva um problema do cotidiano por intermédio do conteúdo exposto E, finalmente, o professor delibera se aquele tópico foi importante para o aluno e pergunta se existe intenção de continuar aprendendo o conteúdo. Os objetivos de propiciar aos professores e alunos contato com uma ferramenta educacional para o ensino e aprendizagem de matemática por intermédio do processo – RICA permitem visualizar uma nova possibilidade na abordagem dos conteúdos programáticos, disponibilizando uma aula tipicamente diferente da usual.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/3033410.34115/basrv5n3-011Brazilian Applied Science Review; Vol. 5 No. 3 (2021); 1431-1444Brazilian Applied Science Review; v. 5 n. 3 (2021); 1431-14442595-36212595-362110.34115/basr.v5i3reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/30334/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessPontes, Edel Alexandre SilvaMoura, Helloyne Roberta EloiCoelho, Elis LimaSilva, Bruno Henrique Macêdo dos SantosBatista, Igor Santana2021-06-30T15:02:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30334Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2021-06-30T15:02:14Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning |
title |
Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning |
spellingShingle |
Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning Pontes, Edel Alexandre Silva Ensino e aprendizagem de matemática Raciocínio lógico Inteligência matemática Criatividade e Aprendizagem. |
title_short |
Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning |
title_full |
Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning |
title_fullStr |
Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning |
title_full_unstemmed |
Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning |
title_sort |
Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo - RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/ Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process - RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning |
author |
Pontes, Edel Alexandre Silva |
author_facet |
Pontes, Edel Alexandre Silva Moura, Helloyne Roberta Eloi Coelho, Elis Lima Silva, Bruno Henrique Macêdo dos Santos Batista, Igor Santana |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Helloyne Roberta Eloi Coelho, Elis Lima Silva, Bruno Henrique Macêdo dos Santos Batista, Igor Santana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Edel Alexandre Silva Moura, Helloyne Roberta Eloi Coelho, Elis Lima Silva, Bruno Henrique Macêdo dos Santos Batista, Igor Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem de matemática Raciocínio lógico Inteligência matemática Criatividade e Aprendizagem. |
topic |
Ensino e aprendizagem de matemática Raciocínio lógico Inteligência matemática Criatividade e Aprendizagem. |
description |
A busca por novas metodologias para o ensino e aprendizagem de matemática são eventos substanciais para se tornar efetivo á construção do saber científico, de modo a não conceber um ensino sem significados com respostas acabadas, mas uma proposta que envolva o aluno a interagir os conceitos abstratos com sua realidade. A ideia do trabalho é recomendar o processo de ensino e aprendizagem de matemática – RICA - como proposta metodológica para o ato de ensinar e o ato de aprender matemática na educação básica, exemplificando por meio de problemas direcionados aos anos finais do ensino fundamental. Este método de ensinar e aprender matemática fundamenta-se em quatro pilares: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem. A ideia do processo - RICA consiste que o professor apresente um problema de matemática, primordialmente de um conteúdo novo, e desafie o aluno a tentar resolve-lo de forma intuitiva, partindo-se do pressuposto que aquele exercício seja de um tópico ainda desconhecido do aprendiz Em seguida, o professor deverá apresentar subsídios necessários para a resolução do problema proposto Posteriormente, o mediador deve propor que o aluno desenvolva um problema do cotidiano por intermédio do conteúdo exposto E, finalmente, o professor delibera se aquele tópico foi importante para o aluno e pergunta se existe intenção de continuar aprendendo o conteúdo. Os objetivos de propiciar aos professores e alunos contato com uma ferramenta educacional para o ensino e aprendizagem de matemática por intermédio do processo – RICA permitem visualizar uma nova possibilidade na abordagem dos conteúdos programáticos, disponibilizando uma aula tipicamente diferente da usual. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/30334 10.34115/basrv5n3-011 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/30334 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv5n3-011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/30334/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 5 No. 3 (2021); 1431-1444 Brazilian Applied Science Review; v. 5 n. 3 (2021); 1431-1444 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v5i3 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240008242888704 |