Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crecci, Vanessa Moreira, 1986-
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fiorentini, Dario, 1950-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/338
Resumo: Resumo: Este artigo analisa como professores de Matemática receberam e utilizaram o material enviado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), no período de 2008/2009, no contexto do programa "São Paulo faz Escola". Analisa, também, as relações entre os modos de gestão desse currículo e as diferentes profissionalidades docentes evidenciadas pela pesquisa. O material de análise foi obtido, primeiramente, mediante questionários respondidos por professores da região de Campinas e, posteriormente, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco sujeitos selecionados, seguidas por visitas às instituições em que dois dos professores entrevistados atuavam, para observação de suas práticas letivas. Os resultados apontam que os professores investigados, embora pressionados para pôr em prática a proposta da SEE-SP, demonstraram, cada um de acordo com sua profissionalidade, autonomia na gestão do currículo e resiliência diante das pressões externas
id CAMP_075beb97c61aa295faff905e6a70a272
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1231375
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidadesCurriculum management of mathematics under different professionalitiesProfessores de matemáticaMathematics teachersCurrículo propostoGestão do currículoProfissionalidade docenteArtigo originalResumo: Este artigo analisa como professores de Matemática receberam e utilizaram o material enviado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), no período de 2008/2009, no contexto do programa "São Paulo faz Escola". Analisa, também, as relações entre os modos de gestão desse currículo e as diferentes profissionalidades docentes evidenciadas pela pesquisa. O material de análise foi obtido, primeiramente, mediante questionários respondidos por professores da região de Campinas e, posteriormente, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco sujeitos selecionados, seguidas por visitas às instituições em que dois dos professores entrevistados atuavam, para observação de suas práticas letivas. Os resultados apontam que os professores investigados, embora pressionados para pôr em prática a proposta da SEE-SP, demonstraram, cada um de acordo com sua profissionalidade, autonomia na gestão do currículo e resiliência diante das pressões externasAbstract: This paper presents an analysis of how mathematics teachers used and applied materials sent by the Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo (SEESP) from 2008 to 2009, in the context of the program "São Paulo Faz Escola". It also examines the relation between curriculum management ways and different teacher’s professionalities, evidenced by research. The research data was obtained by supplying questionnaires to mathematics teachers in the city of Campinas region. Subsequent semi-structured interviews were conducted with five selected teachers, followed by on-site observations of two of those teachers’ daily classroom practices. The results indicate that teachers, who participated in this research, although pressured to implement the proposal of SEE-SP, demonstrated, each one according to their professionality, autonomy in curriculum management and resilience in the face of outside pressuresFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCrecci, Vanessa Moreira, 1986-Fiorentini, Dario, 1950-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/338CRECCI, Vanessa Moreira; FIORENTINI, Dario. Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades. Bolema: boletim de educação matemática. São Paulo, SP : UNESP/Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas, 2014. Vol. 28, n. 49 (ago., 2014), p. 601-620. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/338. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1231375porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-11T10:14:58Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1231375Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2021-11-11T10:14:58Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades
Curriculum management of mathematics under different professionalities
title Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades
spellingShingle Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades
Crecci, Vanessa Moreira, 1986-
Professores de matemática
Mathematics teachers
Currículo proposto
Gestão do currículo
Profissionalidade docente
Artigo original
title_short Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades
title_full Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades
title_fullStr Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades
title_full_unstemmed Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades
title_sort Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades
author Crecci, Vanessa Moreira, 1986-
author_facet Crecci, Vanessa Moreira, 1986-
Fiorentini, Dario, 1950-
author_role author
author2 Fiorentini, Dario, 1950-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Crecci, Vanessa Moreira, 1986-
Fiorentini, Dario, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de matemática
Mathematics teachers
Currículo proposto
Gestão do currículo
Profissionalidade docente
Artigo original
topic Professores de matemática
Mathematics teachers
Currículo proposto
Gestão do currículo
Profissionalidade docente
Artigo original
description Resumo: Este artigo analisa como professores de Matemática receberam e utilizaram o material enviado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), no período de 2008/2009, no contexto do programa "São Paulo faz Escola". Analisa, também, as relações entre os modos de gestão desse currículo e as diferentes profissionalidades docentes evidenciadas pela pesquisa. O material de análise foi obtido, primeiramente, mediante questionários respondidos por professores da região de Campinas e, posteriormente, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco sujeitos selecionados, seguidas por visitas às instituições em que dois dos professores entrevistados atuavam, para observação de suas práticas letivas. Os resultados apontam que os professores investigados, embora pressionados para pôr em prática a proposta da SEE-SP, demonstraram, cada um de acordo com sua profissionalidade, autonomia na gestão do currículo e resiliência diante das pressões externas
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/338
CRECCI, Vanessa Moreira; FIORENTINI, Dario. Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades. Bolema: boletim de educação matemática. São Paulo, SP : UNESP/Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas, 2014. Vol. 28, n. 49 (ago., 2014), p. 601-620. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/338. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/338
identifier_str_mv CRECCI, Vanessa Moreira; FIORENTINI, Dario. Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades. Bolema: boletim de educação matemática. São Paulo, SP : UNESP/Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas, 2014. Vol. 28, n. 49 (ago., 2014), p. 601-620. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/338. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1231375
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030825466986496