Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/338 |
Resumo: | Resumo: Este artigo analisa como professores de Matemática receberam e utilizaram o material enviado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), no período de 2008/2009, no contexto do programa "São Paulo faz Escola". Analisa, também, as relações entre os modos de gestão desse currículo e as diferentes profissionalidades docentes evidenciadas pela pesquisa. O material de análise foi obtido, primeiramente, mediante questionários respondidos por professores da região de Campinas e, posteriormente, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco sujeitos selecionados, seguidas por visitas às instituições em que dois dos professores entrevistados atuavam, para observação de suas práticas letivas. Os resultados apontam que os professores investigados, embora pressionados para pôr em prática a proposta da SEE-SP, demonstraram, cada um de acordo com sua profissionalidade, autonomia na gestão do currículo e resiliência diante das pressões externas |
id |
CAMP_075beb97c61aa295faff905e6a70a272 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1231375 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidadesCurriculum management of mathematics under different professionalitiesProfessores de matemáticaMathematics teachersCurrículo propostoGestão do currículoProfissionalidade docenteArtigo originalResumo: Este artigo analisa como professores de Matemática receberam e utilizaram o material enviado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), no período de 2008/2009, no contexto do programa "São Paulo faz Escola". Analisa, também, as relações entre os modos de gestão desse currículo e as diferentes profissionalidades docentes evidenciadas pela pesquisa. O material de análise foi obtido, primeiramente, mediante questionários respondidos por professores da região de Campinas e, posteriormente, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco sujeitos selecionados, seguidas por visitas às instituições em que dois dos professores entrevistados atuavam, para observação de suas práticas letivas. Os resultados apontam que os professores investigados, embora pressionados para pôr em prática a proposta da SEE-SP, demonstraram, cada um de acordo com sua profissionalidade, autonomia na gestão do currículo e resiliência diante das pressões externasAbstract: This paper presents an analysis of how mathematics teachers used and applied materials sent by the Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo (SEESP) from 2008 to 2009, in the context of the program "São Paulo Faz Escola". It also examines the relation between curriculum management ways and different teacher’s professionalities, evidenced by research. The research data was obtained by supplying questionnaires to mathematics teachers in the city of Campinas region. Subsequent semi-structured interviews were conducted with five selected teachers, followed by on-site observations of two of those teachers’ daily classroom practices. The results indicate that teachers, who participated in this research, although pressured to implement the proposal of SEE-SP, demonstrated, each one according to their professionality, autonomy in curriculum management and resilience in the face of outside pressuresFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCrecci, Vanessa Moreira, 1986-Fiorentini, Dario, 1950-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/338CRECCI, Vanessa Moreira; FIORENTINI, Dario. Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades. Bolema: boletim de educação matemática. São Paulo, SP : UNESP/Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas, 2014. Vol. 28, n. 49 (ago., 2014), p. 601-620. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/338. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1231375porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-11T10:14:58Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1231375Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2021-11-11T10:14:58Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades Curriculum management of mathematics under different professionalities |
title |
Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades |
spellingShingle |
Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades Crecci, Vanessa Moreira, 1986- Professores de matemática Mathematics teachers Currículo proposto Gestão do currículo Profissionalidade docente Artigo original |
title_short |
Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades |
title_full |
Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades |
title_fullStr |
Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades |
title_full_unstemmed |
Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades |
title_sort |
Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades |
author |
Crecci, Vanessa Moreira, 1986- |
author_facet |
Crecci, Vanessa Moreira, 1986- Fiorentini, Dario, 1950- |
author_role |
author |
author2 |
Fiorentini, Dario, 1950- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crecci, Vanessa Moreira, 1986- Fiorentini, Dario, 1950- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de matemática Mathematics teachers Currículo proposto Gestão do currículo Profissionalidade docente Artigo original |
topic |
Professores de matemática Mathematics teachers Currículo proposto Gestão do currículo Profissionalidade docente Artigo original |
description |
Resumo: Este artigo analisa como professores de Matemática receberam e utilizaram o material enviado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), no período de 2008/2009, no contexto do programa "São Paulo faz Escola". Analisa, também, as relações entre os modos de gestão desse currículo e as diferentes profissionalidades docentes evidenciadas pela pesquisa. O material de análise foi obtido, primeiramente, mediante questionários respondidos por professores da região de Campinas e, posteriormente, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco sujeitos selecionados, seguidas por visitas às instituições em que dois dos professores entrevistados atuavam, para observação de suas práticas letivas. Os resultados apontam que os professores investigados, embora pressionados para pôr em prática a proposta da SEE-SP, demonstraram, cada um de acordo com sua profissionalidade, autonomia na gestão do currículo e resiliência diante das pressões externas |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/338 CRECCI, Vanessa Moreira; FIORENTINI, Dario. Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades. Bolema: boletim de educação matemática. São Paulo, SP : UNESP/Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas, 2014. Vol. 28, n. 49 (ago., 2014), p. 601-620. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/338. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/338 |
identifier_str_mv |
CRECCI, Vanessa Moreira; FIORENTINI, Dario. Gestão do currículo de matemática sob diferentes profissionalidades. Bolema: boletim de educação matemática. São Paulo, SP : UNESP/Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas, 2014. Vol. 28, n. 49 (ago., 2014), p. 601-620. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/338. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1231375 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030825466986496 |