Las concepciones sobre la docencia en Química de estudiantes de un programa de postgrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Ana Luiza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Dayse Carvalho da Silva, Silva, Fernando César, Andrade, Frank Pereira, Silva, Gilson Freitas, Aleme, Helga Gabriela, Tristão, Juliana Cristina, Santos, Leandro José, Oliveira, Sheila Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1484
Resumo: Didactic-pedagogical teacher training in higher education has received more attention from the scientific community in the last decade. In this study we profiled Chemistry graduates from the Chemistry Graduate Program (CGP) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) over a period of 11 years and analyzed their readiness for teaching and expectations based on a survey carried out between 2000 and 2011. Data were collected from CGP’s and Lattes’ platforms and by a survey questionnaire on the students’ impressions on the teaching experience the course offered and their perspectives regarding working after graduation. The information obtained shows that graduate students have limited knowledge about teaching and feel the need for more consistent didactic-pedagogical in high education institutes.
id CAPES-1_266f7ab28911216ddd1a256ca4e0bb51
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/1484
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Las concepciones sobre la docencia en Química de estudiantes de un programa de postgradoThe conceptions about teaching of students from a graduate program in ChemistryAs concepções sobre a docência em Química de estudantes de um programa de pós-graduaçãoHigher Education. Graduate Program. Chemistry Teacher Training.Ensino de Ciência; Química; EducaçãoEnsino Superior. Pós-Graduação. Formação de Professores de Química.Educación Superior. Postgrado. Formación de Profesores de Química.Didactic-pedagogical teacher training in higher education has received more attention from the scientific community in the last decade. In this study we profiled Chemistry graduates from the Chemistry Graduate Program (CGP) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) over a period of 11 years and analyzed their readiness for teaching and expectations based on a survey carried out between 2000 and 2011. Data were collected from CGP’s and Lattes’ platforms and by a survey questionnaire on the students’ impressions on the teaching experience the course offered and their perspectives regarding working after graduation. The information obtained shows that graduate students have limited knowledge about teaching and feel the need for more consistent didactic-pedagogical in high education institutes.A formação didático-pedagógica dos docentes que atuam no ensino superior tem recebido mais atenção da comunidade científica na última década. Este estudo traça um perfil dos egressos do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por um período de 11 anos e analisa o preparo e as expectativas dos sujeitos para o exercício da docência, a partir de levantamento realizado no período entre 2000 e 2011. Para realização da pesquisa, foram coletadas informações do programa de pós-graduação, da Plataforma Lattes e do questionário aplicado, com intuito de conhecer as impressões dos estudantes sobre a experiência docente oferecida no decorrer do curso e sobre as suas perspectivas em relação ao mercado de trabalho após a conclusão. As informações obtidas evidenciam que os pós-graduandos têm conhecimento limitado sobre a docência e sentem a necessidade de uma formação didático-pedagógica mais consistente.La formación pedagógica y didáctica de los docentes que actúan en la educación superior ha recibido más atención de la comunidad científica en la última década. Este estudio delinea un perfil de los egresados del Programa de Postgrado en Química (PPGQ) de la Universidade Federal de Minas Gerais durante un periodo de 11 años (2000-2011) y analiza la preparación y las expectativas de los sujetos para el ejercicio de la docencia a partir de encuestas. Para la investigación, fueron recolectadas informaciones del programa de postgrado, de la plataforma Lattes y de un cuestionario aplicado con el fin de conocer las impresiones de los estudiantes sobre la experiencia docente ofrecida durante el curso y sus perspectivas con relación al mercado de trabajo. Las informaciones obtenidas evidencian que los estudiantes de postgrado tienen conocimiento limitado sobre la labor docente y sienten la necesidad de una formación pedagógica y didáctica más completa.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoQuadros, Ana LuizaMartins, Dayse Carvalho da SilvaSilva, Fernando CésarAndrade, Frank PereiraSilva, Gilson FreitasAleme, Helga GabrielaTristão, Juliana CristinaSantos, Leandro JoséOliveira, Sheila Rodrigues2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/148410.21713/2358-2332.2017.v14.1484RBPG; v. 14 (2017)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 14 (2017)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1484/pdf##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:36Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Las concepciones sobre la docencia en Química de estudiantes de un programa de postgrado
The conceptions about teaching of students from a graduate program in Chemistry
As concepções sobre a docência em Química de estudantes de um programa de pós-graduação
title Las concepciones sobre la docencia en Química de estudiantes de un programa de postgrado
spellingShingle Las concepciones sobre la docencia en Química de estudiantes de un programa de postgrado
Quadros, Ana Luiza
Higher Education. Graduate Program. Chemistry Teacher Training.
Ensino de Ciência; Química; Educação
Ensino Superior. Pós-Graduação. Formação de Professores de Química.
Educación Superior. Postgrado. Formación de Profesores de Química.
title_short Las concepciones sobre la docencia en Química de estudiantes de un programa de postgrado
title_full Las concepciones sobre la docencia en Química de estudiantes de un programa de postgrado
title_fullStr Las concepciones sobre la docencia en Química de estudiantes de un programa de postgrado
title_full_unstemmed Las concepciones sobre la docencia en Química de estudiantes de un programa de postgrado
title_sort Las concepciones sobre la docencia en Química de estudiantes de un programa de postgrado
author Quadros, Ana Luiza
author_facet Quadros, Ana Luiza
Martins, Dayse Carvalho da Silva
Silva, Fernando César
Andrade, Frank Pereira
Silva, Gilson Freitas
Aleme, Helga Gabriela
Tristão, Juliana Cristina
Santos, Leandro José
Oliveira, Sheila Rodrigues
author_role author
author2 Martins, Dayse Carvalho da Silva
Silva, Fernando César
Andrade, Frank Pereira
Silva, Gilson Freitas
Aleme, Helga Gabriela
Tristão, Juliana Cristina
Santos, Leandro José
Oliveira, Sheila Rodrigues
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Ana Luiza
Martins, Dayse Carvalho da Silva
Silva, Fernando César
Andrade, Frank Pereira
Silva, Gilson Freitas
Aleme, Helga Gabriela
Tristão, Juliana Cristina
Santos, Leandro José
Oliveira, Sheila Rodrigues
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Higher Education. Graduate Program. Chemistry Teacher Training.
Ensino de Ciência; Química; Educação
Ensino Superior. Pós-Graduação. Formação de Professores de Química.
Educación Superior. Postgrado. Formación de Profesores de Química.
topic Higher Education. Graduate Program. Chemistry Teacher Training.
Ensino de Ciência; Química; Educação
Ensino Superior. Pós-Graduação. Formação de Professores de Química.
Educación Superior. Postgrado. Formación de Profesores de Química.
dc.description.none.fl_txt_mv Didactic-pedagogical teacher training in higher education has received more attention from the scientific community in the last decade. In this study we profiled Chemistry graduates from the Chemistry Graduate Program (CGP) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) over a period of 11 years and analyzed their readiness for teaching and expectations based on a survey carried out between 2000 and 2011. Data were collected from CGP’s and Lattes’ platforms and by a survey questionnaire on the students’ impressions on the teaching experience the course offered and their perspectives regarding working after graduation. The information obtained shows that graduate students have limited knowledge about teaching and feel the need for more consistent didactic-pedagogical in high education institutes.
A formação didático-pedagógica dos docentes que atuam no ensino superior tem recebido mais atenção da comunidade científica na última década. Este estudo traça um perfil dos egressos do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por um período de 11 anos e analisa o preparo e as expectativas dos sujeitos para o exercício da docência, a partir de levantamento realizado no período entre 2000 e 2011. Para realização da pesquisa, foram coletadas informações do programa de pós-graduação, da Plataforma Lattes e do questionário aplicado, com intuito de conhecer as impressões dos estudantes sobre a experiência docente oferecida no decorrer do curso e sobre as suas perspectivas em relação ao mercado de trabalho após a conclusão. As informações obtidas evidenciam que os pós-graduandos têm conhecimento limitado sobre a docência e sentem a necessidade de uma formação didático-pedagógica mais consistente.
La formación pedagógica y didáctica de los docentes que actúan en la educación superior ha recibido más atención de la comunidad científica en la última década. Este estudio delinea un perfil de los egresados del Programa de Postgrado en Química (PPGQ) de la Universidade Federal de Minas Gerais durante un periodo de 11 años (2000-2011) y analiza la preparación y las expectativas de los sujetos para el ejercicio de la docencia a partir de encuestas. Para la investigación, fueron recolectadas informaciones del programa de postgrado, de la plataforma Lattes y de un cuestionario aplicado con el fin de conocer las impresiones de los estudiantes sobre la experiencia docente ofrecida durante el curso y sus perspectivas con relación al mercado de trabajo. Las informaciones obtenidas evidencian que los estudiantes de postgrado tienen conocimiento limitado sobre la labor docente y sienten la necesidad de una formación pedagógica y didáctica más completa.
description Didactic-pedagogical teacher training in higher education has received more attention from the scientific community in the last decade. In this study we profiled Chemistry graduates from the Chemistry Graduate Program (CGP) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) over a period of 11 years and analyzed their readiness for teaching and expectations based on a survey carried out between 2000 and 2011. Data were collected from CGP’s and Lattes’ platforms and by a survey questionnaire on the students’ impressions on the teaching experience the course offered and their perspectives regarding working after graduation. The information obtained shows that graduate students have limited knowledge about teaching and feel the need for more consistent didactic-pedagogical in high education institutes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1484
10.21713/2358-2332.2017.v14.1484
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1484
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2017.v14.1484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1484/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 14 (2017)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 14 (2017)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987074249523200