Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brzezinski,Iria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401241
Resumo: Neste artigo, realizam-se análises conceituais e de ações do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente (Forprof) como articulador e regulador dos Planos Estratégicos de Formação Inicial e Continuada de Professores em exercício nos sistemas públicos de ensino. O artigo consiste em recorte de uma pesquisa qualitativa, de abrangência nacional, com utilização da pesquisa participante. Almeja-se perquirir os impactos da implementação do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), fomentado pela Capes da Educação Básica (Capes/EB) e, ainda, as relações conflitantes ou conciliatórias estabelecidas nesse espaço plural e democrático - o Forprof.
id CEDES-1_d888d764e36c1eae768eb0bb7bb3f395
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302014000401241
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliaçõesPolíticas de Formação de ProfessoresFóruns Permanentes de Apoio à Formação DocenteSujeitos Sociais Coletivos Neste artigo, realizam-se análises conceituais e de ações do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente (Forprof) como articulador e regulador dos Planos Estratégicos de Formação Inicial e Continuada de Professores em exercício nos sistemas públicos de ensino. O artigo consiste em recorte de uma pesquisa qualitativa, de abrangência nacional, com utilização da pesquisa participante. Almeja-se perquirir os impactos da implementação do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), fomentado pela Capes da Educação Básica (Capes/EB) e, ainda, as relações conflitantes ou conciliatórias estabelecidas nesse espaço plural e democrático - o Forprof. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401241Educação & Sociedade v.35 n.129 2014reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/ES0101-73302014146309info:eu-repo/semantics/openAccessBrzezinski,Iriapor2015-03-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302014000401241Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-03-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações
title Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações
spellingShingle Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações
Brzezinski,Iria
Políticas de Formação de Professores
Fóruns Permanentes de Apoio à Formação Docente
Sujeitos Sociais Coletivos
title_short Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações
title_full Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações
title_fullStr Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações
title_full_unstemmed Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações
title_sort Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações
author Brzezinski,Iria
author_facet Brzezinski,Iria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brzezinski,Iria
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas de Formação de Professores
Fóruns Permanentes de Apoio à Formação Docente
Sujeitos Sociais Coletivos
topic Políticas de Formação de Professores
Fóruns Permanentes de Apoio à Formação Docente
Sujeitos Sociais Coletivos
description Neste artigo, realizam-se análises conceituais e de ações do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente (Forprof) como articulador e regulador dos Planos Estratégicos de Formação Inicial e Continuada de Professores em exercício nos sistemas públicos de ensino. O artigo consiste em recorte de uma pesquisa qualitativa, de abrangência nacional, com utilização da pesquisa participante. Almeja-se perquirir os impactos da implementação do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), fomentado pela Capes da Educação Básica (Capes/EB) e, ainda, as relações conflitantes ou conciliatórias estabelecidas nesse espaço plural e democrático - o Forprof.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401241
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/ES0101-73302014146309
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.35 n.129 2014
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555884568576