Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401241 |
Resumo: | Neste artigo, realizam-se análises conceituais e de ações do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente (Forprof) como articulador e regulador dos Planos Estratégicos de Formação Inicial e Continuada de Professores em exercício nos sistemas públicos de ensino. O artigo consiste em recorte de uma pesquisa qualitativa, de abrangência nacional, com utilização da pesquisa participante. Almeja-se perquirir os impactos da implementação do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), fomentado pela Capes da Educação Básica (Capes/EB) e, ainda, as relações conflitantes ou conciliatórias estabelecidas nesse espaço plural e democrático - o Forprof. |
id |
CEDES-1_d888d764e36c1eae768eb0bb7bb3f395 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302014000401241 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliaçõesPolíticas de Formação de ProfessoresFóruns Permanentes de Apoio à Formação DocenteSujeitos Sociais Coletivos Neste artigo, realizam-se análises conceituais e de ações do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente (Forprof) como articulador e regulador dos Planos Estratégicos de Formação Inicial e Continuada de Professores em exercício nos sistemas públicos de ensino. O artigo consiste em recorte de uma pesquisa qualitativa, de abrangência nacional, com utilização da pesquisa participante. Almeja-se perquirir os impactos da implementação do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), fomentado pela Capes da Educação Básica (Capes/EB) e, ainda, as relações conflitantes ou conciliatórias estabelecidas nesse espaço plural e democrático - o Forprof. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401241Educação & Sociedade v.35 n.129 2014reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/ES0101-73302014146309info:eu-repo/semantics/openAccessBrzezinski,Iriapor2015-03-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302014000401241Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-03-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações |
title |
Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações |
spellingShingle |
Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações Brzezinski,Iria Políticas de Formação de Professores Fóruns Permanentes de Apoio à Formação Docente Sujeitos Sociais Coletivos |
title_short |
Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações |
title_full |
Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações |
title_fullStr |
Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações |
title_full_unstemmed |
Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações |
title_sort |
Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações |
author |
Brzezinski,Iria |
author_facet |
Brzezinski,Iria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brzezinski,Iria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas de Formação de Professores Fóruns Permanentes de Apoio à Formação Docente Sujeitos Sociais Coletivos |
topic |
Políticas de Formação de Professores Fóruns Permanentes de Apoio à Formação Docente Sujeitos Sociais Coletivos |
description |
Neste artigo, realizam-se análises conceituais e de ações do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente (Forprof) como articulador e regulador dos Planos Estratégicos de Formação Inicial e Continuada de Professores em exercício nos sistemas públicos de ensino. O artigo consiste em recorte de uma pesquisa qualitativa, de abrangência nacional, com utilização da pesquisa participante. Almeja-se perquirir os impactos da implementação do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), fomentado pela Capes da Educação Básica (Capes/EB) e, ainda, as relações conflitantes ou conciliatórias estabelecidas nesse espaço plural e democrático - o Forprof. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401241 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/ES0101-73302014146309 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.35 n.129 2014 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555884568576 |