Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10113 |
Resumo: | A era da informação, que se concretizou no século XXI, por tornar as empresas globalizadas e aumentar a concorrência entre elas, provocou a necessidade das organizações investirem esforços para fortalecer e solidificar seu relacionamento com o cliente. Essa evolução impactou inclusive no próprio conceito de marketing, que coloca o desenvolvimento do relacionamento como seu foco principal. Para atingir essa nova abordagem, a organização não deve focar suas ações apenas para captar a maior quantidade de clientes, mas também, para manter os clientes mais rentáveis para a empresa. Na área da saúde não é diferente; gestores hospitalares têm procurado elaborar meios que possibilitem tornar o atendimento e o relacionamento com seus clientes mais próximo e humanizado. Tendo em vista essa necessidade, a presente pesquisa visou averiguar as mudanças realizadas pelo Hospital de Brasília para humanizar seu atendimento, por meio de ferramentas e estratégias de marketing de relacionamento. Para tanto, foram abordados conceitos e ações de marketing, estudados e realizados por organizações de saúde, que propiciam maior capitação, retenção e fidelização de seus clientes potenciais. Por fim, este estudo de caso propõe-se a detalhar os mecanismos e ferramentas utilizadas pelo Hospital Brasília para melhoria de sua qualidade e humanização, e seu contraste com a teoria existente. |
id |
CEUB_07b7da5e889f439645363893761eac05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/10113 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Lopes, Daniela MesquitaMatias, Alano Nogueira2016-12-16T13:11:55Z2016-12-16T13:11:55Z2009-062009-06LOPES, Daniela Mesquita. Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília. 2009. 46 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10113A era da informação, que se concretizou no século XXI, por tornar as empresas globalizadas e aumentar a concorrência entre elas, provocou a necessidade das organizações investirem esforços para fortalecer e solidificar seu relacionamento com o cliente. Essa evolução impactou inclusive no próprio conceito de marketing, que coloca o desenvolvimento do relacionamento como seu foco principal. Para atingir essa nova abordagem, a organização não deve focar suas ações apenas para captar a maior quantidade de clientes, mas também, para manter os clientes mais rentáveis para a empresa. Na área da saúde não é diferente; gestores hospitalares têm procurado elaborar meios que possibilitem tornar o atendimento e o relacionamento com seus clientes mais próximo e humanizado. Tendo em vista essa necessidade, a presente pesquisa visou averiguar as mudanças realizadas pelo Hospital de Brasília para humanizar seu atendimento, por meio de ferramentas e estratégias de marketing de relacionamento. Para tanto, foram abordados conceitos e ações de marketing, estudados e realizados por organizações de saúde, que propiciam maior capitação, retenção e fidelização de seus clientes potenciais. Por fim, este estudo de caso propõe-se a detalhar os mecanismos e ferramentas utilizadas pelo Hospital Brasília para melhoria de sua qualidade e humanização, e seu contraste com a teoria existente.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-10-27T17:39:48Z No. of bitstreams: 1 20601150.pdf: 398794 bytes, checksum: 504eb4b899bab2a706844341d269cc3f (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-16T13:11:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20601150.pdf: 398794 bytes, checksum: 504eb4b899bab2a706844341d269cc3f (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-16T13:11:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20601150.pdf: 398794 bytes, checksum: 504eb4b899bab2a706844341d269cc3f (MD5) Previous issue date: 2009-06Marketing de relacionamentoHumanizaçãoClienteAplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20601150.pdf20601150.pdfapplication/pdf398794https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10113/1/20601150.pdf504eb4b899bab2a706844341d269cc3fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10113/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20601150.pdf.txt20601150.pdf.txtExtracted texttext/plain81082https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10113/3/20601150.pdf.txt2f59074b73df44bc8d69cb2cdba3fc07MD53235/101132019-03-19 14:50:45.659oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-19T14:50:45Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília |
title |
Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília |
spellingShingle |
Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília Lopes, Daniela Mesquita Marketing de relacionamento Humanização Cliente |
title_short |
Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília |
title_full |
Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília |
title_fullStr |
Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília |
title_full_unstemmed |
Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília |
title_sort |
Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília |
author |
Lopes, Daniela Mesquita |
author_facet |
Lopes, Daniela Mesquita |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Daniela Mesquita |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Matias, Alano Nogueira |
contributor_str_mv |
Matias, Alano Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento Humanização Cliente |
topic |
Marketing de relacionamento Humanização Cliente |
description |
A era da informação, que se concretizou no século XXI, por tornar as empresas globalizadas e aumentar a concorrência entre elas, provocou a necessidade das organizações investirem esforços para fortalecer e solidificar seu relacionamento com o cliente. Essa evolução impactou inclusive no próprio conceito de marketing, que coloca o desenvolvimento do relacionamento como seu foco principal. Para atingir essa nova abordagem, a organização não deve focar suas ações apenas para captar a maior quantidade de clientes, mas também, para manter os clientes mais rentáveis para a empresa. Na área da saúde não é diferente; gestores hospitalares têm procurado elaborar meios que possibilitem tornar o atendimento e o relacionamento com seus clientes mais próximo e humanizado. Tendo em vista essa necessidade, a presente pesquisa visou averiguar as mudanças realizadas pelo Hospital de Brasília para humanizar seu atendimento, por meio de ferramentas e estratégias de marketing de relacionamento. Para tanto, foram abordados conceitos e ações de marketing, estudados e realizados por organizações de saúde, que propiciam maior capitação, retenção e fidelização de seus clientes potenciais. Por fim, este estudo de caso propõe-se a detalhar os mecanismos e ferramentas utilizadas pelo Hospital Brasília para melhoria de sua qualidade e humanização, e seu contraste com a teoria existente. |
publishDate |
2009 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2009-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-12-16T13:11:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-12-16T13:11:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LOPES, Daniela Mesquita. Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília. 2009. 46 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10113 |
identifier_str_mv |
LOPES, Daniela Mesquita. Aplicação das ferramentas de marketing de relacionamento para humanização dos serviços prestados pelo Hospital Brasília. 2009. 46 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10113/1/20601150.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10113/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10113/3/20601150.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
504eb4b899bab2a706844341d269cc3f 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 2f59074b73df44bc8d69cb2cdba3fc07 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903891461963776 |