Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8970 |
Resumo: | As empresas se encontram em um cenário altamente competitivo e os consumidores, principais atores desse cenário, estão cada dia mais exigentes e conscientes de seus direitos. Diante disso, entender como os consumidores se comportam tornou-se um fator estratégico para ganhar vantagens sobre os concorrentes. A presente pesquisa, realizada na cidade de Planaltina de Goiás, teve como objeto de estudo o comportamento de compra do consumidor, principalmente, no que diz respeito ao processo de escolha do local de compra, mais específico, a escolha de um determinado supermercado e os fatores de marketing que o influenciam nessa escolha. Dessa forma, o objetivo geral do trabalho foi averiguar e descrever os fatores de marketing priorizados pelos consumidores de Planaltina de Goiás no momento de escolher um determinado supermercado para realizar suas compras rotineiras. Para atingir esse objetivo, foi analisada a bibliografia pertinente ao tema a fim de obter informações sobre o varejo, principalmente, o varejo supermercadista e sobre o comportamento de compra do consumidor; identificou-se também os principais fatores que influenciam o consumidor em suas decisões onde comprar e por meio da aplicação de cem questionários válidos à consumidores da cidade de Planaltina de Goiás foi possível verificar quais dos fatores identificados na pesquisa bibliográfica são priorizados por esses consumidores no momento de escolher um determinado supermercado. Os procedimentos técnicos adotados para a realização da pesquisa foram a pesquisa bibliográfica e o levantamento. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários foram confrontados com os dados teóricos. Os resultados desta pesquisa foram de grande relevância para a autora do trabalho, pois ao serem trabalhados poderão oferecer vantagens competitivas para o supermercado de sua família. |
id |
CEUB_727c5af0b30f0b580683b48b5f93d329 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/8970 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Coutinho, Érika PereiraGagliardi, Marcelo2016-10-31T17:23:13Z2016-10-31T17:23:13Z2008-122016-09-28COUTINHO, Érika Pereira. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado. 2008. 65 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8970-As empresas se encontram em um cenário altamente competitivo e os consumidores, principais atores desse cenário, estão cada dia mais exigentes e conscientes de seus direitos. Diante disso, entender como os consumidores se comportam tornou-se um fator estratégico para ganhar vantagens sobre os concorrentes. A presente pesquisa, realizada na cidade de Planaltina de Goiás, teve como objeto de estudo o comportamento de compra do consumidor, principalmente, no que diz respeito ao processo de escolha do local de compra, mais específico, a escolha de um determinado supermercado e os fatores de marketing que o influenciam nessa escolha. Dessa forma, o objetivo geral do trabalho foi averiguar e descrever os fatores de marketing priorizados pelos consumidores de Planaltina de Goiás no momento de escolher um determinado supermercado para realizar suas compras rotineiras. Para atingir esse objetivo, foi analisada a bibliografia pertinente ao tema a fim de obter informações sobre o varejo, principalmente, o varejo supermercadista e sobre o comportamento de compra do consumidor; identificou-se também os principais fatores que influenciam o consumidor em suas decisões onde comprar e por meio da aplicação de cem questionários válidos à consumidores da cidade de Planaltina de Goiás foi possível verificar quais dos fatores identificados na pesquisa bibliográfica são priorizados por esses consumidores no momento de escolher um determinado supermercado. Os procedimentos técnicos adotados para a realização da pesquisa foram a pesquisa bibliográfica e o levantamento. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários foram confrontados com os dados teóricos. Os resultados desta pesquisa foram de grande relevância para a autora do trabalho, pois ao serem trabalhados poderão oferecer vantagens competitivas para o supermercado de sua família.Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-09-28T18:17:54Z No. of bitstreams: 1 20500266.pdf: 428147 bytes, checksum: 9ad4cb68765fbfe30bbfb58667ac9fda (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-10-31T17:23:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20500266.pdf: 428147 bytes, checksum: 9ad4cb68765fbfe30bbfb58667ac9fda (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-31T17:23:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20500266.pdf: 428147 bytes, checksum: 9ad4cb68765fbfe30bbfb58667ac9fda (MD5) Previous issue date: 2016-09-28-CompetitividadeConsumidorComportamento de compra do consumidorFator de influência na escolha da lojaMarketingSupermercadoPlanaltina - GOComportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20500266.pdf20500266.pdfapplication/pdf428147https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8970/1/20500266.pdf9ad4cb68765fbfe30bbfb58667ac9fdaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8970/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20500266.pdf.txt20500266.pdf.txtExtracted texttext/plain120783https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8970/3/20500266.pdf.txt3e5bbf4634d2ed794b9e9e5f4467450eMD53235/89702019-05-22 19:22:01.487oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-22T19:22:01Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado |
title |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado |
spellingShingle |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado Coutinho, Érika Pereira Competitividade Consumidor Comportamento de compra do consumidor Fator de influência na escolha da loja Marketing Supermercado Planaltina - GO |
title_short |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado |
title_full |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado |
title_fullStr |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado |
title_full_unstemmed |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado |
title_sort |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado |
author |
Coutinho, Érika Pereira |
author_facet |
Coutinho, Érika Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Érika Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gagliardi, Marcelo |
contributor_str_mv |
Gagliardi, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competitividade Consumidor Comportamento de compra do consumidor Fator de influência na escolha da loja Marketing Supermercado Planaltina - GO |
topic |
Competitividade Consumidor Comportamento de compra do consumidor Fator de influência na escolha da loja Marketing Supermercado Planaltina - GO |
description |
As empresas se encontram em um cenário altamente competitivo e os consumidores, principais atores desse cenário, estão cada dia mais exigentes e conscientes de seus direitos. Diante disso, entender como os consumidores se comportam tornou-se um fator estratégico para ganhar vantagens sobre os concorrentes. A presente pesquisa, realizada na cidade de Planaltina de Goiás, teve como objeto de estudo o comportamento de compra do consumidor, principalmente, no que diz respeito ao processo de escolha do local de compra, mais específico, a escolha de um determinado supermercado e os fatores de marketing que o influenciam nessa escolha. Dessa forma, o objetivo geral do trabalho foi averiguar e descrever os fatores de marketing priorizados pelos consumidores de Planaltina de Goiás no momento de escolher um determinado supermercado para realizar suas compras rotineiras. Para atingir esse objetivo, foi analisada a bibliografia pertinente ao tema a fim de obter informações sobre o varejo, principalmente, o varejo supermercadista e sobre o comportamento de compra do consumidor; identificou-se também os principais fatores que influenciam o consumidor em suas decisões onde comprar e por meio da aplicação de cem questionários válidos à consumidores da cidade de Planaltina de Goiás foi possível verificar quais dos fatores identificados na pesquisa bibliográfica são priorizados por esses consumidores no momento de escolher um determinado supermercado. Os procedimentos técnicos adotados para a realização da pesquisa foram a pesquisa bibliográfica e o levantamento. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários foram confrontados com os dados teóricos. Os resultados desta pesquisa foram de grande relevância para a autora do trabalho, pois ao serem trabalhados poderão oferecer vantagens competitivas para o supermercado de sua família. |
publishDate |
2008 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2016-09-28 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-31T17:23:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-10-31T17:23:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COUTINHO, Érika Pereira. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado. 2008. 65 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8970 |
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv |
- |
identifier_str_mv |
COUTINHO, Érika Pereira. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado. 2008. 65 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008. - |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8970/1/20500266.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8970/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8970/3/20500266.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ad4cb68765fbfe30bbfb58667ac9fda 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 3e5bbf4634d2ed794b9e9e5f4467450e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903889773756416 |