Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Érika Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8970
Resumo: As empresas se encontram em um cenário altamente competitivo e os consumidores, principais atores desse cenário, estão cada dia mais exigentes e conscientes de seus direitos. Diante disso, entender como os consumidores se comportam tornou-se um fator estratégico para ganhar vantagens sobre os concorrentes. A presente pesquisa, realizada na cidade de Planaltina de Goiás, teve como objeto de estudo o comportamento de compra do consumidor, principalmente, no que diz respeito ao processo de escolha do local de compra, mais específico, a escolha de um determinado supermercado e os fatores de marketing que o influenciam nessa escolha. Dessa forma, o objetivo geral do trabalho foi averiguar e descrever os fatores de marketing priorizados pelos consumidores de Planaltina de Goiás no momento de escolher um determinado supermercado para realizar suas compras rotineiras. Para atingir esse objetivo, foi analisada a bibliografia pertinente ao tema a fim de obter informações sobre o varejo, principalmente, o varejo supermercadista e sobre o comportamento de compra do consumidor; identificou-se também os principais fatores que influenciam o consumidor em suas decisões onde comprar e por meio da aplicação de cem questionários válidos à consumidores da cidade de Planaltina de Goiás foi possível verificar quais dos fatores identificados na pesquisa bibliográfica são priorizados por esses consumidores no momento de escolher um determinado supermercado. Os procedimentos técnicos adotados para a realização da pesquisa foram a pesquisa bibliográfica e o levantamento. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários foram confrontados com os dados teóricos. Os resultados desta pesquisa foram de grande relevância para a autora do trabalho, pois ao serem trabalhados poderão oferecer vantagens competitivas para o supermercado de sua família.
id CEUB_727c5af0b30f0b580683b48b5f93d329
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/8970
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Coutinho, Érika PereiraGagliardi, Marcelo2016-10-31T17:23:13Z2016-10-31T17:23:13Z2008-122016-09-28COUTINHO, Érika Pereira. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado. 2008. 65 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8970-As empresas se encontram em um cenário altamente competitivo e os consumidores, principais atores desse cenário, estão cada dia mais exigentes e conscientes de seus direitos. Diante disso, entender como os consumidores se comportam tornou-se um fator estratégico para ganhar vantagens sobre os concorrentes. A presente pesquisa, realizada na cidade de Planaltina de Goiás, teve como objeto de estudo o comportamento de compra do consumidor, principalmente, no que diz respeito ao processo de escolha do local de compra, mais específico, a escolha de um determinado supermercado e os fatores de marketing que o influenciam nessa escolha. Dessa forma, o objetivo geral do trabalho foi averiguar e descrever os fatores de marketing priorizados pelos consumidores de Planaltina de Goiás no momento de escolher um determinado supermercado para realizar suas compras rotineiras. Para atingir esse objetivo, foi analisada a bibliografia pertinente ao tema a fim de obter informações sobre o varejo, principalmente, o varejo supermercadista e sobre o comportamento de compra do consumidor; identificou-se também os principais fatores que influenciam o consumidor em suas decisões onde comprar e por meio da aplicação de cem questionários válidos à consumidores da cidade de Planaltina de Goiás foi possível verificar quais dos fatores identificados na pesquisa bibliográfica são priorizados por esses consumidores no momento de escolher um determinado supermercado. Os procedimentos técnicos adotados para a realização da pesquisa foram a pesquisa bibliográfica e o levantamento. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários foram confrontados com os dados teóricos. Os resultados desta pesquisa foram de grande relevância para a autora do trabalho, pois ao serem trabalhados poderão oferecer vantagens competitivas para o supermercado de sua família.Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-09-28T18:17:54Z No. of bitstreams: 1 20500266.pdf: 428147 bytes, checksum: 9ad4cb68765fbfe30bbfb58667ac9fda (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-10-31T17:23:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20500266.pdf: 428147 bytes, checksum: 9ad4cb68765fbfe30bbfb58667ac9fda (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-31T17:23:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20500266.pdf: 428147 bytes, checksum: 9ad4cb68765fbfe30bbfb58667ac9fda (MD5) Previous issue date: 2016-09-28-CompetitividadeConsumidorComportamento de compra do consumidorFator de influência na escolha da lojaMarketingSupermercadoPlanaltina - GOComportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20500266.pdf20500266.pdfapplication/pdf428147https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8970/1/20500266.pdf9ad4cb68765fbfe30bbfb58667ac9fdaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8970/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20500266.pdf.txt20500266.pdf.txtExtracted texttext/plain120783https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8970/3/20500266.pdf.txt3e5bbf4634d2ed794b9e9e5f4467450eMD53235/89702019-05-22 19:22:01.487oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-22T19:22:01Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado
title Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado
spellingShingle Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado
Coutinho, Érika Pereira
Competitividade
Consumidor
Comportamento de compra do consumidor
Fator de influência na escolha da loja
Marketing
Supermercado
Planaltina - GO
title_short Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado
title_full Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado
title_fullStr Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado
title_sort Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado
author Coutinho, Érika Pereira
author_facet Coutinho, Érika Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Érika Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gagliardi, Marcelo
contributor_str_mv Gagliardi, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Competitividade
Consumidor
Comportamento de compra do consumidor
Fator de influência na escolha da loja
Marketing
Supermercado
Planaltina - GO
topic Competitividade
Consumidor
Comportamento de compra do consumidor
Fator de influência na escolha da loja
Marketing
Supermercado
Planaltina - GO
description As empresas se encontram em um cenário altamente competitivo e os consumidores, principais atores desse cenário, estão cada dia mais exigentes e conscientes de seus direitos. Diante disso, entender como os consumidores se comportam tornou-se um fator estratégico para ganhar vantagens sobre os concorrentes. A presente pesquisa, realizada na cidade de Planaltina de Goiás, teve como objeto de estudo o comportamento de compra do consumidor, principalmente, no que diz respeito ao processo de escolha do local de compra, mais específico, a escolha de um determinado supermercado e os fatores de marketing que o influenciam nessa escolha. Dessa forma, o objetivo geral do trabalho foi averiguar e descrever os fatores de marketing priorizados pelos consumidores de Planaltina de Goiás no momento de escolher um determinado supermercado para realizar suas compras rotineiras. Para atingir esse objetivo, foi analisada a bibliografia pertinente ao tema a fim de obter informações sobre o varejo, principalmente, o varejo supermercadista e sobre o comportamento de compra do consumidor; identificou-se também os principais fatores que influenciam o consumidor em suas decisões onde comprar e por meio da aplicação de cem questionários válidos à consumidores da cidade de Planaltina de Goiás foi possível verificar quais dos fatores identificados na pesquisa bibliográfica são priorizados por esses consumidores no momento de escolher um determinado supermercado. Os procedimentos técnicos adotados para a realização da pesquisa foram a pesquisa bibliográfica e o levantamento. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários foram confrontados com os dados teóricos. Os resultados desta pesquisa foram de grande relevância para a autora do trabalho, pois ao serem trabalhados poderão oferecer vantagens competitivas para o supermercado de sua família.
publishDate 2008
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016-09-28
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-31T17:23:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-10-31T17:23:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COUTINHO, Érika Pereira. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado. 2008. 65 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8970
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv -
identifier_str_mv COUTINHO, Érika Pereira. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam os consumidores de Planaltina de Goiás a optarem por um determinado supermercado. 2008. 65 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
-
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8970/1/20500266.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8970/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/8970/3/20500266.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ad4cb68765fbfe30bbfb58667ac9fda
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
3e5bbf4634d2ed794b9e9e5f4467450e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801209486404222976