Fatores de influência na escolha e mudança de marca por consumidores fidelizados e não fidelizados: um estudo do comportamento dos consumidores de café do DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Carolina Sahium
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10079
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar os fatores que levam o consumidor de café, fidelizado e não fidelizado, do DF, a adquirir e mudar a marca que consomem. A pesquisa se dá em caráter exploratório com abordagem quantitativa, com erro amostral de 10% e nível de confiança de 95,5%, realizada por meio de questionário com amostra não probabilística por conveniência. A teoria de referência tem como base teorias do comportamento e motivações do consumidor, seu comportamento pós-compra, e uma breve abordagem do valor da marca. Assumem-se como fatores influentes no processo de compra os fatores internos, externos, situacionais e a influência de outras pessoas. Apresenta-se o processo de compra composto por cinco etapas: reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra. Por sua vez, demonstra-se o modelo do comportamento pós-compra, composto pelas seguintes etapas: uso ou consumo do produto, satisfação / insatisfação do consumidor com o produto, comportamento de reclamação do consumidor, disposição de produtos e fidelidade à marca. Os resultados relevam a predominância do fator qualidade como fator mais influente aos consumidores fidelizados e não fidelizados na escolha e possibilidade de mudança.
id CEUB_ac8df64344f2fb2322b2d4a1a6d7aa34
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/10079
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Ribeiro, Maria Carolina SahiumCastelo Branco, Gabriel2016-12-15T23:20:22Z2016-12-15T23:20:22Z2010-062010-06RIBEIRO, Maria Carolina Sahium. Fatores de influência na escolha e mudança de marca por consumidores fidelizados e não fidelizados: um estudo do comportamento dos consumidores de café do DF. 2010. 55 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10079O presente estudo tem como objetivo identificar os fatores que levam o consumidor de café, fidelizado e não fidelizado, do DF, a adquirir e mudar a marca que consomem. A pesquisa se dá em caráter exploratório com abordagem quantitativa, com erro amostral de 10% e nível de confiança de 95,5%, realizada por meio de questionário com amostra não probabilística por conveniência. A teoria de referência tem como base teorias do comportamento e motivações do consumidor, seu comportamento pós-compra, e uma breve abordagem do valor da marca. Assumem-se como fatores influentes no processo de compra os fatores internos, externos, situacionais e a influência de outras pessoas. Apresenta-se o processo de compra composto por cinco etapas: reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra. Por sua vez, demonstra-se o modelo do comportamento pós-compra, composto pelas seguintes etapas: uso ou consumo do produto, satisfação / insatisfação do consumidor com o produto, comportamento de reclamação do consumidor, disposição de produtos e fidelidade à marca. Os resultados relevam a predominância do fator qualidade como fator mais influente aos consumidores fidelizados e não fidelizados na escolha e possibilidade de mudança.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-10-28T17:35:36Z No. of bitstreams: 1 20650495.pdf: 1318281 bytes, checksum: d087564e34bafb5c53f125d63b3f98d4 (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-15T23:20:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20650495.pdf: 1318281 bytes, checksum: d087564e34bafb5c53f125d63b3f98d4 (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-15T23:20:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20650495.pdf: 1318281 bytes, checksum: d087564e34bafb5c53f125d63b3f98d4 (MD5) Previous issue date: 2010-06Fator de influênciaComportamento do consumidorComportamento pós-compraFatores de influência na escolha e mudança de marca por consumidores fidelizados e não fidelizados: um estudo do comportamento dos consumidores de café do DFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20650495.pdf20650495.pdfapplication/pdf1318281https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10079/1/20650495.pdfd087564e34bafb5c53f125d63b3f98d4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10079/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20650495.pdf.txt20650495.pdf.txtExtracted texttext/plain77984https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10079/3/20650495.pdf.txt38e6c8a3c4436972d982095d2b7250c6MD53235/100792019-04-25 19:22:07.966oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-25T19:22:07Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores de influência na escolha e mudança de marca por consumidores fidelizados e não fidelizados: um estudo do comportamento dos consumidores de café do DF
title Fatores de influência na escolha e mudança de marca por consumidores fidelizados e não fidelizados: um estudo do comportamento dos consumidores de café do DF
spellingShingle Fatores de influência na escolha e mudança de marca por consumidores fidelizados e não fidelizados: um estudo do comportamento dos consumidores de café do DF
Ribeiro, Maria Carolina Sahium
Fator de influência
Comportamento do consumidor
Comportamento pós-compra
title_short Fatores de influência na escolha e mudança de marca por consumidores fidelizados e não fidelizados: um estudo do comportamento dos consumidores de café do DF
title_full Fatores de influência na escolha e mudança de marca por consumidores fidelizados e não fidelizados: um estudo do comportamento dos consumidores de café do DF
title_fullStr Fatores de influência na escolha e mudança de marca por consumidores fidelizados e não fidelizados: um estudo do comportamento dos consumidores de café do DF
title_full_unstemmed Fatores de influência na escolha e mudança de marca por consumidores fidelizados e não fidelizados: um estudo do comportamento dos consumidores de café do DF
title_sort Fatores de influência na escolha e mudança de marca por consumidores fidelizados e não fidelizados: um estudo do comportamento dos consumidores de café do DF
author Ribeiro, Maria Carolina Sahium
author_facet Ribeiro, Maria Carolina Sahium
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Carolina Sahium
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castelo Branco, Gabriel
contributor_str_mv Castelo Branco, Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Fator de influência
Comportamento do consumidor
Comportamento pós-compra
topic Fator de influência
Comportamento do consumidor
Comportamento pós-compra
description O presente estudo tem como objetivo identificar os fatores que levam o consumidor de café, fidelizado e não fidelizado, do DF, a adquirir e mudar a marca que consomem. A pesquisa se dá em caráter exploratório com abordagem quantitativa, com erro amostral de 10% e nível de confiança de 95,5%, realizada por meio de questionário com amostra não probabilística por conveniência. A teoria de referência tem como base teorias do comportamento e motivações do consumidor, seu comportamento pós-compra, e uma breve abordagem do valor da marca. Assumem-se como fatores influentes no processo de compra os fatores internos, externos, situacionais e a influência de outras pessoas. Apresenta-se o processo de compra composto por cinco etapas: reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra. Por sua vez, demonstra-se o modelo do comportamento pós-compra, composto pelas seguintes etapas: uso ou consumo do produto, satisfação / insatisfação do consumidor com o produto, comportamento de reclamação do consumidor, disposição de produtos e fidelidade à marca. Os resultados relevam a predominância do fator qualidade como fator mais influente aos consumidores fidelizados e não fidelizados na escolha e possibilidade de mudança.
publishDate 2010
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2010-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-15T23:20:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-15T23:20:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Maria Carolina Sahium. Fatores de influência na escolha e mudança de marca por consumidores fidelizados e não fidelizados: um estudo do comportamento dos consumidores de café do DF. 2010. 55 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10079
identifier_str_mv RIBEIRO, Maria Carolina Sahium. Fatores de influência na escolha e mudança de marca por consumidores fidelizados e não fidelizados: um estudo do comportamento dos consumidores de café do DF. 2010. 55 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10079/1/20650495.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10079/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10079/3/20650495.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d087564e34bafb5c53f125d63b3f98d4
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
38e6c8a3c4436972d982095d2b7250c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903891514392576