Endomarketing estratégico: o colaborador como garoto-propaganda da organização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11984 |
Resumo: | Este trabalho está voltado para a compreensão do endomarketing dentro das organizações. O presente estudo teve os objetivos de: avaliar o modelo de endomarketing utilizado atualmente pelo Laboratório Sabin; traçar um paralelo entre ele e as teorias da Administração, da Comunicação Organizacional, da Comunicação Interna e do Endomarketing; e discutir um possível modelo a ser implementado por outras empresas. Para tanto, buscou-se aprofundar os conhecimentos teóricos no que tange às teorias da Administração, da Comunicação Organizacional, da Comunicação Interna e do Endomarketing. Após essa fase, foi realizada pesquisa a respeito da atividade de endomarketing no Laboratório Sabin, por meio de documentos públicos e de entrevista com o coordenador de Endomarketing do laboratório. Dessa forma, foi possível traçar um paralelo entre teoria e prática, buscando a definição de um modelo de endomarketing a ser seguido por outras empresas. Após análise, ficou constatado que o Laboratório Sabin pratica 93,75% dos pontos avaliados neste trabalho. Assim, dos 16 pontos analisados neste trabalho, somente um item não é praticado pelo Sabin: endomarketing ativo. Como resultados desse trabalho, concluiu-se que, estando integrados ou não, os setores de marketing, comunicação interna e endomarketing precisam estar alinhados de maneira a pensar estrategicamente e de forma global a comunicação. Além disso, faz-se necessário que as ações de comunicação interna e endomarketing façam conexão com as necessidades e as atividades desenvolvidas pela área de Recursos Humanos. Por fim, concluiu-se que as atividades de endomarketing precisam ser ativas e contínuas, baseadas sempre em avaliações internas para encontrar lacunas na comunicação e entender as necessidades dos colaboradores. |
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Para tanto, buscou-se aprofundar os conhecimentos teóricos no que tange às teorias da Administração, da Comunicação Organizacional, da Comunicação Interna e do Endomarketing. Após essa fase, foi realizada pesquisa a respeito da atividade de endomarketing no Laboratório Sabin, por meio de documentos públicos e de entrevista com o coordenador de Endomarketing do laboratório. Dessa forma, foi possível traçar um paralelo entre teoria e prática, buscando a definição de um modelo de endomarketing a ser seguido por outras empresas. Após análise, ficou constatado que o Laboratório Sabin pratica 93,75% dos pontos avaliados neste trabalho. Assim, dos 16 pontos analisados neste trabalho, somente um item não é praticado pelo Sabin: endomarketing ativo. Como resultados desse trabalho, concluiu-se que, estando integrados ou não, os setores de marketing, comunicação interna e endomarketing precisam estar alinhados de maneira a pensar estrategicamente e de forma global a comunicação. Além disso, faz-se necessário que as ações de comunicação interna e endomarketing façam conexão com as necessidades e as atividades desenvolvidas pela área de Recursos Humanos. Por fim, concluiu-se que as atividades de endomarketing precisam ser ativas e contínuas, baseadas sempre em avaliações internas para encontrar lacunas na comunicação e entender as necessidades dos colaboradores.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-08T17:31:44Z No. of bitstreams: 1 51500689.pdf: 303786 bytes, checksum: aaf9f15dcc2175b82e7ab652a3b9df4e (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-08T17:31:44Z (GMT). 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