Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1199 |
Resumo: | Este artigo versa sobre os limites e as possibilidades do trabalho colaborativo entre discentes como uma estratégia na aprendizagem de Matemática, na inclusão do aluno com deficiência intelectual, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem por base a Teoria Histórico-Cultural da Atividade (CHAT). Stetsenko (2016) destaca que o educando deve passar por experiências de ensino e aprendizagem, que disponibilizem as ferramentas necessárias para resolver problemas em colaboração com os demais, permitindo que o aluno tenha voz ativa dentro do contexto escolar, potencializando o conhecimento a ser constituído de forma coletiva. Neste contexto, cabe ao professor mediar e observar os processos de ensino e aprendizagem dos alunos da EJA, possibilitando estratégias pedagógicas que estimulem as zonas de desenvolvimento reais e potenciais dos discentes. Almeja-se que numa educação inclusiva haja rupturas de paradigmas no ambiente escolar. Desta forma novas práticas pedagógicas devem ser construídas, possibilitando o desenvolvimento das capacidades e potencialidades dos alunos, buscando o seu desenvolvimento integral e proporcionando o compartilhamento de informações e conhecimentos por todos os envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. Vislumbrando contemplar esse cenário, também se faz uma análise reflexiva sobre o ordenamento legal que referencia a Educação Especial numa perspectiva inclusiva na EJA. Palavras-chave: Trabalho colaborativo- Inclusão- EJA- Matemática |
id |
CLAEC-1_32a3618f825ca9bb4e7e78979baf6e09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1199 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e AdultosTrabalho colaborativoInclusãoEJAMatemáticaEste artigo versa sobre os limites e as possibilidades do trabalho colaborativo entre discentes como uma estratégia na aprendizagem de Matemática, na inclusão do aluno com deficiência intelectual, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem por base a Teoria Histórico-Cultural da Atividade (CHAT). Stetsenko (2016) destaca que o educando deve passar por experiências de ensino e aprendizagem, que disponibilizem as ferramentas necessárias para resolver problemas em colaboração com os demais, permitindo que o aluno tenha voz ativa dentro do contexto escolar, potencializando o conhecimento a ser constituído de forma coletiva. Neste contexto, cabe ao professor mediar e observar os processos de ensino e aprendizagem dos alunos da EJA, possibilitando estratégias pedagógicas que estimulem as zonas de desenvolvimento reais e potenciais dos discentes. Almeja-se que numa educação inclusiva haja rupturas de paradigmas no ambiente escolar. Desta forma novas práticas pedagógicas devem ser construídas, possibilitando o desenvolvimento das capacidades e potencialidades dos alunos, buscando o seu desenvolvimento integral e proporcionando o compartilhamento de informações e conhecimentos por todos os envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. Vislumbrando contemplar esse cenário, também se faz uma análise reflexiva sobre o ordenamento legal que referencia a Educação Especial numa perspectiva inclusiva na EJA. Palavras-chave: Trabalho colaborativo- Inclusão- EJA- MatemáticaEditora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/119910.23899/relacult.v5i4.1199RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1199/868Copyright (c) 2019 Katiúscia Texeira Dias Ortizinfo:eu-repo/semantics/openAccessOrtiz, Katiúscia Texeira Dias2019-05-06T01:38:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1199Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:44RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos |
title |
Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos Ortiz, Katiúscia Texeira Dias Trabalho colaborativo Inclusão EJA Matemática |
title_short |
Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos |
title_full |
Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos |
title_sort |
Trabalho colaborativo entre discentes: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos |
author |
Ortiz, Katiúscia Texeira Dias |
author_facet |
Ortiz, Katiúscia Texeira Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortiz, Katiúscia Texeira Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho colaborativo Inclusão EJA Matemática |
topic |
Trabalho colaborativo Inclusão EJA Matemática |
description |
Este artigo versa sobre os limites e as possibilidades do trabalho colaborativo entre discentes como uma estratégia na aprendizagem de Matemática, na inclusão do aluno com deficiência intelectual, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem por base a Teoria Histórico-Cultural da Atividade (CHAT). Stetsenko (2016) destaca que o educando deve passar por experiências de ensino e aprendizagem, que disponibilizem as ferramentas necessárias para resolver problemas em colaboração com os demais, permitindo que o aluno tenha voz ativa dentro do contexto escolar, potencializando o conhecimento a ser constituído de forma coletiva. Neste contexto, cabe ao professor mediar e observar os processos de ensino e aprendizagem dos alunos da EJA, possibilitando estratégias pedagógicas que estimulem as zonas de desenvolvimento reais e potenciais dos discentes. Almeja-se que numa educação inclusiva haja rupturas de paradigmas no ambiente escolar. Desta forma novas práticas pedagógicas devem ser construídas, possibilitando o desenvolvimento das capacidades e potencialidades dos alunos, buscando o seu desenvolvimento integral e proporcionando o compartilhamento de informações e conhecimentos por todos os envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. Vislumbrando contemplar esse cenário, também se faz uma análise reflexiva sobre o ordenamento legal que referencia a Educação Especial numa perspectiva inclusiva na EJA. Palavras-chave: Trabalho colaborativo- Inclusão- EJA- Matemática |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1199 10.23899/relacult.v5i4.1199 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1199 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1199/868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Katiúscia Texeira Dias Ortiz info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Katiúscia Texeira Dias Ortiz |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490570211328 |