O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2258 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo observar como as questões de gênero se apresentam nos livros didáticos de Sociologia do Plano Nacional do Livro Didático 2018 (PNLD 2018). Parte-se do pressuposto teórico da recontextualização pedagógica apresentado por Basil Berstein e da teoria da educação emancipatória de Paulo Freire e bell hooks para realizar o resgate histórico das questões de gênero, das teorias feministas e do papel da escola e o processo de introdução do gênero nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A partir disso e da compreensão da intermitente história da Sociologia no Ensino Médio se discute como a inclusão das questões de gênero é apresentada no edital do PNLD 2018 – Sociologia para, por fim, ser realizada uma análise dos cinco livros aprovados no PNLD 2018, observando os temas, autores e teorias que são escolhidos para serem relacionados com a questão de gênero. |
id |
CP2-1_1d8676d5fa57ea55a456e7ab9901866f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2258 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018Este artigo tem como objetivo observar como as questões de gênero se apresentam nos livros didáticos de Sociologia do Plano Nacional do Livro Didático 2018 (PNLD 2018). Parte-se do pressuposto teórico da recontextualização pedagógica apresentado por Basil Berstein e da teoria da educação emancipatória de Paulo Freire e bell hooks para realizar o resgate histórico das questões de gênero, das teorias feministas e do papel da escola e o processo de introdução do gênero nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A partir disso e da compreensão da intermitente história da Sociologia no Ensino Médio se discute como a inclusão das questões de gênero é apresentada no edital do PNLD 2018 – Sociologia para, por fim, ser realizada uma análise dos cinco livros aprovados no PNLD 2018, observando os temas, autores e teorias que são escolhidos para serem relacionados com a questão de gênero.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2258Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 24: A Sociologia no Ensino Médio: uma relação necessária; 33-501983-007610.33025/rps.v0i24reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2258/1546Castro, Caroline Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-11T11:54:35Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2258Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-01-11T11:54:35Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018 |
title |
O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018 |
spellingShingle |
O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018 Castro, Caroline Souza |
title_short |
O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018 |
title_full |
O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018 |
title_fullStr |
O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018 |
title_full_unstemmed |
O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018 |
title_sort |
O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018 |
author |
Castro, Caroline Souza |
author_facet |
Castro, Caroline Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Caroline Souza |
description |
Este artigo tem como objetivo observar como as questões de gênero se apresentam nos livros didáticos de Sociologia do Plano Nacional do Livro Didático 2018 (PNLD 2018). Parte-se do pressuposto teórico da recontextualização pedagógica apresentado por Basil Berstein e da teoria da educação emancipatória de Paulo Freire e bell hooks para realizar o resgate histórico das questões de gênero, das teorias feministas e do papel da escola e o processo de introdução do gênero nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A partir disso e da compreensão da intermitente história da Sociologia no Ensino Médio se discute como a inclusão das questões de gênero é apresentada no edital do PNLD 2018 – Sociologia para, por fim, ser realizada uma análise dos cinco livros aprovados no PNLD 2018, observando os temas, autores e teorias que são escolhidos para serem relacionados com a questão de gênero. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2258 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2258/1546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 24: A Sociologia no Ensino Médio: uma relação necessária; 33-50 1983-0076 10.33025/rps.v0i24 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176142114816 |