O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Caroline Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2258
Resumo: Este artigo tem como objetivo observar como as questões de gênero se apresentam nos livros didáticos de Sociologia do Plano Nacional do Livro Didático 2018 (PNLD 2018). Parte-se do pressuposto teórico da recontextualização pedagógica apresentado por Basil Berstein e da teoria da educação emancipatória de Paulo Freire e bell hooks para realizar o resgate histórico das questões de gênero, das teorias feministas e do papel da escola e o processo de introdução do gênero nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A partir disso e da compreensão da intermitente história da Sociologia no Ensino Médio se discute como a inclusão das questões de gênero é apresentada no edital do PNLD 2018 – Sociologia para, por fim, ser realizada uma análise dos cinco livros aprovados no PNLD 2018, observando os temas, autores e teorias que são escolhidos para serem relacionados com a questão de gênero.
id CP2-1_1d8676d5fa57ea55a456e7ab9901866f
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2258
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018Este artigo tem como objetivo observar como as questões de gênero se apresentam nos livros didáticos de Sociologia do Plano Nacional do Livro Didático 2018 (PNLD 2018). Parte-se do pressuposto teórico da recontextualização pedagógica apresentado por Basil Berstein e da teoria da educação emancipatória de Paulo Freire e bell hooks para realizar o resgate histórico das questões de gênero, das teorias feministas e do papel da escola e o processo de introdução do gênero nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A partir disso e da compreensão da intermitente história da Sociologia no Ensino Médio se discute como a inclusão das questões de gênero é apresentada no edital do PNLD 2018 – Sociologia para, por fim, ser realizada uma análise dos cinco livros aprovados no PNLD 2018, observando os temas, autores e teorias que são escolhidos para serem relacionados com a questão de gênero.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2258Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 24: A Sociologia no Ensino Médio: uma relação necessária; 33-501983-007610.33025/rps.v0i24reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2258/1546Castro, Caroline Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-11T11:54:35Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2258Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-01-11T11:54:35Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018
title O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018
spellingShingle O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018
Castro, Caroline Souza
title_short O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018
title_full O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018
title_fullStr O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018
title_full_unstemmed O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018
title_sort O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018
author Castro, Caroline Souza
author_facet Castro, Caroline Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Caroline Souza
description Este artigo tem como objetivo observar como as questões de gênero se apresentam nos livros didáticos de Sociologia do Plano Nacional do Livro Didático 2018 (PNLD 2018). Parte-se do pressuposto teórico da recontextualização pedagógica apresentado por Basil Berstein e da teoria da educação emancipatória de Paulo Freire e bell hooks para realizar o resgate histórico das questões de gênero, das teorias feministas e do papel da escola e o processo de introdução do gênero nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A partir disso e da compreensão da intermitente história da Sociologia no Ensino Médio se discute como a inclusão das questões de gênero é apresentada no edital do PNLD 2018 – Sociologia para, por fim, ser realizada uma análise dos cinco livros aprovados no PNLD 2018, observando os temas, autores e teorias que são escolhidos para serem relacionados com a questão de gênero.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2258
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2258/1546
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 24: A Sociologia no Ensino Médio: uma relação necessária; 33-50
1983-0076
10.33025/rps.v0i24
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176142114816