PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2201 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica desenvolvida a partir da observação e do acompanhamento de uma turma de crianças com cinco anos do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, do Colégio Pedro II, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A proposta foi idealizada pelas licenciandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) participantes do PIBID, com vistas à ampliação do repertório cultural das crianças por meio do contato com elementos do folclore brasileiro. As experiências aqui tratadas mobilizaram a compreensão de que a docência é sobre ensinar e aprender. Nesse contexto, foi possível exercitar o fazer docente a partir do planejamento de projetos que acolhessem mudanças e situações inesperadas. No movimento de conhecer e escutar as crianças, que constituem o centro do planejamento curricular conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), exercitamos a proposição de atividades que partissem dos interesses das crianças, potencializando as vozes e expressões infantis. |
id |
CP2-1_38d3f432494b993287150e656b664cd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2201 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTILInfantilFormação de ProfessoresPIBIDProjetos PedagógicosFolclore.Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica desenvolvida a partir da observação e do acompanhamento de uma turma de crianças com cinco anos do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, do Colégio Pedro II, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A proposta foi idealizada pelas licenciandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) participantes do PIBID, com vistas à ampliação do repertório cultural das crianças por meio do contato com elementos do folclore brasileiro. As experiências aqui tratadas mobilizaram a compreensão de que a docência é sobre ensinar e aprender. Nesse contexto, foi possível exercitar o fazer docente a partir do planejamento de projetos que acolhessem mudanças e situações inesperadas. No movimento de conhecer e escutar as crianças, que constituem o centro do planejamento curricular conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), exercitamos a proposição de atividades que partissem dos interesses das crianças, potencializando as vozes e expressões infantis.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2201Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2201/1498Pereira Borba dos Santos, LianaAntônio da Silva, Alexandra CristinaFreitas da Silva, ClarissaSilva Coêlho, Júliados Santos Rocha, Marinada Silva Coutinho, Rafaelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T07:56:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2201Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-07T07:56:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Pereira Borba dos Santos, Liana Infantil Formação de Professores PIBID Projetos Pedagógicos Folclore. |
title_short |
PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Pereira Borba dos Santos, Liana |
author_facet |
Pereira Borba dos Santos, Liana Antônio da Silva, Alexandra Cristina Freitas da Silva, Clarissa Silva Coêlho, Júlia dos Santos Rocha, Marina da Silva Coutinho, Rafaela |
author_role |
author |
author2 |
Antônio da Silva, Alexandra Cristina Freitas da Silva, Clarissa Silva Coêlho, Júlia dos Santos Rocha, Marina da Silva Coutinho, Rafaela |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Borba dos Santos, Liana Antônio da Silva, Alexandra Cristina Freitas da Silva, Clarissa Silva Coêlho, Júlia dos Santos Rocha, Marina da Silva Coutinho, Rafaela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infantil Formação de Professores PIBID Projetos Pedagógicos Folclore. |
topic |
Infantil Formação de Professores PIBID Projetos Pedagógicos Folclore. |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica desenvolvida a partir da observação e do acompanhamento de uma turma de crianças com cinco anos do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, do Colégio Pedro II, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A proposta foi idealizada pelas licenciandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) participantes do PIBID, com vistas à ampliação do repertório cultural das crianças por meio do contato com elementos do folclore brasileiro. As experiências aqui tratadas mobilizaram a compreensão de que a docência é sobre ensinar e aprender. Nesse contexto, foi possível exercitar o fazer docente a partir do planejamento de projetos que acolhessem mudanças e situações inesperadas. No movimento de conhecer e escutar as crianças, que constituem o centro do planejamento curricular conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), exercitamos a proposição de atividades que partissem dos interesses das crianças, potencializando as vozes e expressões infantis. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2201 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2201/1498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019) 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178012774400 |