PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Borba dos Santos, Liana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Antônio da Silva, Alexandra Cristina, Freitas da Silva, Clarissa, Silva Coêlho, Júlia, dos Santos Rocha, Marina, da Silva Coutinho, Rafaela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2201
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica desenvolvida a partir da observação e do acompanhamento de uma turma de crianças com cinco anos do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, do Colégio Pedro II, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A proposta foi idealizada pelas licenciandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) participantes do PIBID, com vistas à ampliação do repertório cultural das crianças por meio do contato com elementos do folclore brasileiro. As experiências aqui tratadas mobilizaram a compreensão de que a docência é sobre ensinar e aprender. Nesse contexto, foi possível exercitar o fazer docente a partir do planejamento de projetos que acolhessem mudanças e situações inesperadas. No movimento de conhecer e escutar as crianças, que constituem o centro do planejamento curricular conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), exercitamos a proposição de atividades que partissem dos interesses das crianças, potencializando as vozes e expressões infantis.
id CP2-1_38d3f432494b993287150e656b664cd8
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2201
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTILInfantilFormação de ProfessoresPIBIDProjetos PedagógicosFolclore.Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica desenvolvida a partir da observação e do acompanhamento de uma turma de crianças com cinco anos do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, do Colégio Pedro II, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A proposta foi idealizada pelas licenciandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) participantes do PIBID, com vistas à ampliação do repertório cultural das crianças por meio do contato com elementos do folclore brasileiro. As experiências aqui tratadas mobilizaram a compreensão de que a docência é sobre ensinar e aprender. Nesse contexto, foi possível exercitar o fazer docente a partir do planejamento de projetos que acolhessem mudanças e situações inesperadas. No movimento de conhecer e escutar as crianças, que constituem o centro do planejamento curricular conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), exercitamos a proposição de atividades que partissem dos interesses das crianças, potencializando as vozes e expressões infantis.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2201Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2201/1498Pereira Borba dos Santos, LianaAntônio da Silva, Alexandra CristinaFreitas da Silva, ClarissaSilva Coêlho, Júliados Santos Rocha, Marinada Silva Coutinho, Rafaelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T07:56:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2201Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-07T07:56:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Pereira Borba dos Santos, Liana
Infantil
Formação de Professores
PIBID
Projetos Pedagógicos
Folclore.
title_short PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort PIBID NA FESTA DA CUCA: CAMINHOS DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Pereira Borba dos Santos, Liana
author_facet Pereira Borba dos Santos, Liana
Antônio da Silva, Alexandra Cristina
Freitas da Silva, Clarissa
Silva Coêlho, Júlia
dos Santos Rocha, Marina
da Silva Coutinho, Rafaela
author_role author
author2 Antônio da Silva, Alexandra Cristina
Freitas da Silva, Clarissa
Silva Coêlho, Júlia
dos Santos Rocha, Marina
da Silva Coutinho, Rafaela
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Borba dos Santos, Liana
Antônio da Silva, Alexandra Cristina
Freitas da Silva, Clarissa
Silva Coêlho, Júlia
dos Santos Rocha, Marina
da Silva Coutinho, Rafaela
dc.subject.por.fl_str_mv Infantil
Formação de Professores
PIBID
Projetos Pedagógicos
Folclore.
topic Infantil
Formação de Professores
PIBID
Projetos Pedagógicos
Folclore.
description Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica desenvolvida a partir da observação e do acompanhamento de uma turma de crianças com cinco anos do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, do Colégio Pedro II, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A proposta foi idealizada pelas licenciandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) participantes do PIBID, com vistas à ampliação do repertório cultural das crianças por meio do contato com elementos do folclore brasileiro. As experiências aqui tratadas mobilizaram a compreensão de que a docência é sobre ensinar e aprender. Nesse contexto, foi possível exercitar o fazer docente a partir do planejamento de projetos que acolhessem mudanças e situações inesperadas. No movimento de conhecer e escutar as crianças, que constituem o centro do planejamento curricular conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), exercitamos a proposição de atividades que partissem dos interesses das crianças, potencializando as vozes e expressões infantis.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2201
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2201/1498
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178012774400