PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NO MAGISTÉRIO: COMPREENSÕES, TEMPOS E ESPAÇOS DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2084 |
Resumo: | Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado que investigou a socialização docente de professores de Educação Física iniciantes (FRASSON, 2016). Para tanto, tem como objetivos compreender como o professorado de Educação Física, em início de carreira, entende o processo de socialização docente e identificar em quais tempos e espaços da cultura escolar esse processo se materializa, tomando como pano de fundo teórico as formulações de Berger e Luckmann (2012) acerca da construção social da realidade. Metodologicamente, realizamos uma investigação etnográfica em duas escolas na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. A análise dos dados sinaliza que a socialização é entendida pelos colaboradores em uma perspectiva institucional e burocrática, que caracteriza as necessidades primárias dos professores iniciantes, tais como a chegada à escola, a acolhida inicial, o apoio e o auxílio a esses docentes que ingressaram em uma cultura que, em parte, lhes é desconhecida. Percebemos também, que a socialização acontece nos tempos e espaços formais (reuniões pedagógicas, sala de aula, conselhos de classe, reuniões com os pais, com a equipe diretiva) que são estabelecidos institucionalmente pela própria organização escolar; e nos espaços informais (a sala dos professores, refeitório, corredores, carona para casa), que são construídos cotidianamente e ainda culturalmente pelos sujeitos envolvidos. |
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