A ESCUTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE O CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL DE REALENGO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca Teixeira, Bruna
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Silva Perrotta, Camila, da Costa Morais, Fabiane, Bastos Carvalho, Luiza, Viana Vivarini da Silva, Victória
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2206
Resumo: O presente artigo tem por objetivo compartilhar o processo de formação docente de quatro estudantes de Pedagogia na participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (Pibid) em parceria com o Colégio Pedro II de Realengo, na turma Liga dos Detetives. As vivências seguiram o caminho da escuta desse espaço, das crianças e de cada um dos participantes consigo próprio no encontro com emoções, reflexões e questionamentos provocados por essa experiência. A partir de algumas inquietações e curiosidades o novo foi surgindo com estranhamento, curiosidade e encantamento. Na relação com as crianças, suas falas e escutas que ressignificam o mundo, provocando suspiros por conta da profundidade de seus conteúdos, se tornando a temática principal desse artigo. Nessas vivências a escuta das crianças se tornou um aprendizado quando uma delas falou que iria dizer como serem professoras, a outra se posicionou de forma diferente diante de um conflito, uma falou sobre o processo de metamorfose da borboleta e ainda uma situação que era uma questão somente de escuta. Mais do que ouvir com os ouvidos, foi uma experiência de ouvir com todos os sentidos.
id CP2-1_bc726f555b389f51cd3c8cf91fa903b4
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2206
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A ESCUTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE O CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL DE REALENGOEscutaFormação docenteInfâncias.O presente artigo tem por objetivo compartilhar o processo de formação docente de quatro estudantes de Pedagogia na participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (Pibid) em parceria com o Colégio Pedro II de Realengo, na turma Liga dos Detetives. As vivências seguiram o caminho da escuta desse espaço, das crianças e de cada um dos participantes consigo próprio no encontro com emoções, reflexões e questionamentos provocados por essa experiência. A partir de algumas inquietações e curiosidades o novo foi surgindo com estranhamento, curiosidade e encantamento. Na relação com as crianças, suas falas e escutas que ressignificam o mundo, provocando suspiros por conta da profundidade de seus conteúdos, se tornando a temática principal desse artigo. Nessas vivências a escuta das crianças se tornou um aprendizado quando uma delas falou que iria dizer como serem professoras, a outra se posicionou de forma diferente diante de um conflito, uma falou sobre o processo de metamorfose da borboleta e ainda uma situação que era uma questão somente de escuta. Mais do que ouvir com os ouvidos, foi uma experiência de ouvir com todos os sentidos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2206Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2206/1503Fonseca Teixeira, Brunada Silva Perrotta, Camilada Costa Morais, FabianeBastos Carvalho, LuizaViana Vivarini da Silva, Victóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-07T07:56:34Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2206Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-07T07:56:34Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A ESCUTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE O CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL DE REALENGO
title A ESCUTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE O CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL DE REALENGO
spellingShingle A ESCUTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE O CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL DE REALENGO
Fonseca Teixeira, Bruna
Escuta
Formação docente
Infâncias.
title_short A ESCUTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE O CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL DE REALENGO
title_full A ESCUTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE O CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL DE REALENGO
title_fullStr A ESCUTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE O CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL DE REALENGO
title_full_unstemmed A ESCUTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE O CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL DE REALENGO
title_sort A ESCUTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE O CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL DE REALENGO
author Fonseca Teixeira, Bruna
author_facet Fonseca Teixeira, Bruna
da Silva Perrotta, Camila
da Costa Morais, Fabiane
Bastos Carvalho, Luiza
Viana Vivarini da Silva, Victória
author_role author
author2 da Silva Perrotta, Camila
da Costa Morais, Fabiane
Bastos Carvalho, Luiza
Viana Vivarini da Silva, Victória
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca Teixeira, Bruna
da Silva Perrotta, Camila
da Costa Morais, Fabiane
Bastos Carvalho, Luiza
Viana Vivarini da Silva, Victória
dc.subject.por.fl_str_mv Escuta
Formação docente
Infâncias.
topic Escuta
Formação docente
Infâncias.
description O presente artigo tem por objetivo compartilhar o processo de formação docente de quatro estudantes de Pedagogia na participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (Pibid) em parceria com o Colégio Pedro II de Realengo, na turma Liga dos Detetives. As vivências seguiram o caminho da escuta desse espaço, das crianças e de cada um dos participantes consigo próprio no encontro com emoções, reflexões e questionamentos provocados por essa experiência. A partir de algumas inquietações e curiosidades o novo foi surgindo com estranhamento, curiosidade e encantamento. Na relação com as crianças, suas falas e escutas que ressignificam o mundo, provocando suspiros por conta da profundidade de seus conteúdos, se tornando a temática principal desse artigo. Nessas vivências a escuta das crianças se tornou um aprendizado quando uma delas falou que iria dizer como serem professoras, a outra se posicionou de forma diferente diante de um conflito, uma falou sobre o processo de metamorfose da borboleta e ainda uma situação que era uma questão somente de escuta. Mais do que ouvir com os ouvidos, foi uma experiência de ouvir com todos os sentidos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2206
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2206/1503
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 4 n. 5 (2019)
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178021163008