PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3046 |
Resumo: | Esse trabalho objetivou relatar as experiências pedagógicas tanto na Instituição de Ensino Superior quanto na unidade escolar, de uma bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no subprojeto Educação Física. De abordagem qualitativa, caracteriza-se como um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, abarcando o período de julho de 2017 a fevereiro de 2018. Durante a vigência da bolsa, foram realizados estudos teóricos e experiências de prática pedagógica, ressaltando a importância da teoria, da reflexão e da criticidade acerca das ações propostas na escola. Ainda, foi possível planejar, vivenciar o processo de ensino-aprendizagem e estabelecer vínculos com o professor supervisor e com a realidade escolar. Em suma, acredita-se que o PIBID contribui para a formação docente inicial de qualidade. |
id |
CP2-1_c152ff44794df5ab1849a4f8a6fefdbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3046 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: um relato de experiênciaEscolaDocênciaEducação BásicaFormação profissionalEducação Física escolarEsse trabalho objetivou relatar as experiências pedagógicas tanto na Instituição de Ensino Superior quanto na unidade escolar, de uma bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no subprojeto Educação Física. De abordagem qualitativa, caracteriza-se como um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, abarcando o período de julho de 2017 a fevereiro de 2018. Durante a vigência da bolsa, foram realizados estudos teóricos e experiências de prática pedagógica, ressaltando a importância da teoria, da reflexão e da criticidade acerca das ações propostas na escola. Ainda, foi possível planejar, vivenciar o processo de ensino-aprendizagem e estabelecer vínculos com o professor supervisor e com a realidade escolar. Em suma, acredita-se que o PIBID contribui para a formação docente inicial de qualidade.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3046Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 2 (2020): AGO/DEZ 2020; 288-3002525-591610.33025/tefe.v5i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3046/1896Simões, GabrielaAniszewski, EllenBarros, Aline Wanderley dedos Santos, José Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-20T10:43:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3046Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-12-20T10:43:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: um relato de experiência |
title |
PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: um relato de experiência |
spellingShingle |
PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: um relato de experiência Simões, Gabriela Escola Docência Educação Básica Formação profissional Educação Física escolar |
title_short |
PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: um relato de experiência |
title_full |
PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: um relato de experiência |
title_fullStr |
PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: um relato de experiência |
title_sort |
PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: um relato de experiência |
author |
Simões, Gabriela |
author_facet |
Simões, Gabriela Aniszewski, Ellen Barros, Aline Wanderley de dos Santos, José Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Aniszewski, Ellen Barros, Aline Wanderley de dos Santos, José Henrique |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Gabriela Aniszewski, Ellen Barros, Aline Wanderley de dos Santos, José Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Docência Educação Básica Formação profissional Educação Física escolar |
topic |
Escola Docência Educação Básica Formação profissional Educação Física escolar |
description |
Esse trabalho objetivou relatar as experiências pedagógicas tanto na Instituição de Ensino Superior quanto na unidade escolar, de uma bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no subprojeto Educação Física. De abordagem qualitativa, caracteriza-se como um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, abarcando o período de julho de 2017 a fevereiro de 2018. Durante a vigência da bolsa, foram realizados estudos teóricos e experiências de prática pedagógica, ressaltando a importância da teoria, da reflexão e da criticidade acerca das ações propostas na escola. Ainda, foi possível planejar, vivenciar o processo de ensino-aprendizagem e estabelecer vínculos com o professor supervisor e com a realidade escolar. Em suma, acredita-se que o PIBID contribui para a formação docente inicial de qualidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3046 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3046/1896 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 5 n. 2 (2020): AGO/DEZ 2020; 288-300 2525-5916 10.33025/tefe.v5i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178843246592 |