Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Denize Mezadri
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Márcia Moreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/681
Resumo: Este trabalho trata de uma produção qualitativa de uma pesquisa participante de duas pesquisadoras professoras, que traduzem experiências dos planejamentos interativos do ano de 2015 numa rede municipal de ensino público de um município do interior da região sudeste do Brasil, onde estão inseridas as escolas nas quais trabalham. Um estudo que problematiza a formação do docente em serviço, sem ocupá-lo em outros tempos e espaços, mas oferecendo um estudo de modo provocativo e dialógico, baseado nos princípios em que o espaço e o devir de nossas existências ampliam-se em redes de parcerias, trocas, amizades, afetos, novos valores; e formas de convivência, criação, participação para não citar outras produções embasadas de sensibilidades e sustentabilidades. A pretensão é trazer possibilidades de reflexões que descolonizam o saberfazer pedagógico e a educação que foram promovidas durante os encontros da formação continuada, pensadas com autores como Boaventura de Souza Santos (2007), Spinosa (2008), Carlos Ferraço (2013), Martha Tristão (2007, 2012), Nilda Alves (2002), Gerke de Jesus (2014).Palavras-chave: Educação. Docência. Formação Continuada.TEACHING MEETINGS: PROBLEMS AND POTENTIALITIES IN THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHERSAbstract: This article is a qualitative production of a participating research project of two researchers/teachers who translate experiences of interactive planning in 2015 in the schools they work for and run by the local government of a town in the southeastern region of Brazil. This is a study that questions the training of teachers in service, not including other moments and spaces, but offering a provocative and dialogue-oriented study, based on the principles that the spaces and changes in our lives include more and more partnership networks, exchanges, friendship, affection, new values, as well as ways of living together, creation, and participation, not to mention other productions filled with sensitivity and sustainability. The intention is to include possibilities of reflection that decolonize teaching knowledge and practice as well as education, and that were raised during the continuing education meetings based on authors such as Boaventura de Souza Santos (2007), Spinosa (2008), Carlos Ferraço (2013), Martha Tristão (2007, 2012), Nilda Alves (2002), and Gerke de Jesus (2014).Keywords: Education. Teaching. Continuing Education.
id EDUL-1_0702dfd91ac347086aea639247e54393
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/681
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docenteEducaçãoFormação continuadaDocênciaEducaçãoEste trabalho trata de uma produção qualitativa de uma pesquisa participante de duas pesquisadoras professoras, que traduzem experiências dos planejamentos interativos do ano de 2015 numa rede municipal de ensino público de um município do interior da região sudeste do Brasil, onde estão inseridas as escolas nas quais trabalham. Um estudo que problematiza a formação do docente em serviço, sem ocupá-lo em outros tempos e espaços, mas oferecendo um estudo de modo provocativo e dialógico, baseado nos princípios em que o espaço e o devir de nossas existências ampliam-se em redes de parcerias, trocas, amizades, afetos, novos valores; e formas de convivência, criação, participação para não citar outras produções embasadas de sensibilidades e sustentabilidades. A pretensão é trazer possibilidades de reflexões que descolonizam o saberfazer pedagógico e a educação que foram promovidas durante os encontros da formação continuada, pensadas com autores como Boaventura de Souza Santos (2007), Spinosa (2008), Carlos Ferraço (2013), Martha Tristão (2007, 2012), Nilda Alves (2002), Gerke de Jesus (2014).Palavras-chave: Educação. Docência. Formação Continuada.TEACHING MEETINGS: PROBLEMS AND POTENTIALITIES IN THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHERSAbstract: This article is a qualitative production of a participating research project of two researchers/teachers who translate experiences of interactive planning in 2015 in the schools they work for and run by the local government of a town in the southeastern region of Brazil. This is a study that questions the training of teachers in service, not including other moments and spaces, but offering a provocative and dialogue-oriented study, based on the principles that the spaces and changes in our lives include more and more partnership networks, exchanges, friendship, affection, new values, as well as ways of living together, creation, and participation, not to mention other productions filled with sensitivity and sustainability. The intention is to include possibilities of reflection that decolonize teaching knowledge and practice as well as education, and that were raised during the continuing education meetings based on authors such as Boaventura de Souza Santos (2007), Spinosa (2008), Carlos Ferraço (2013), Martha Tristão (2007, 2012), Nilda Alves (2002), and Gerke de Jesus (2014).Keywords: Education. Teaching. Continuing Education.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/681REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 104-1152177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/681/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Denize MezadriAraújo, Márcia Moreira de2021-03-17T21:40:16Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/681Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:40:16Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente
title Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente
spellingShingle Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente
Almeida, Denize Mezadri
Educação
Formação continuada
Docência
Educação
title_short Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente
title_full Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente
title_fullStr Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente
title_full_unstemmed Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente
title_sort Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente
author Almeida, Denize Mezadri
author_facet Almeida, Denize Mezadri
Araújo, Márcia Moreira de
author_role author
author2 Araújo, Márcia Moreira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Denize Mezadri
Araújo, Márcia Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação continuada
Docência
Educação
topic Educação
Formação continuada
Docência
Educação
description Este trabalho trata de uma produção qualitativa de uma pesquisa participante de duas pesquisadoras professoras, que traduzem experiências dos planejamentos interativos do ano de 2015 numa rede municipal de ensino público de um município do interior da região sudeste do Brasil, onde estão inseridas as escolas nas quais trabalham. Um estudo que problematiza a formação do docente em serviço, sem ocupá-lo em outros tempos e espaços, mas oferecendo um estudo de modo provocativo e dialógico, baseado nos princípios em que o espaço e o devir de nossas existências ampliam-se em redes de parcerias, trocas, amizades, afetos, novos valores; e formas de convivência, criação, participação para não citar outras produções embasadas de sensibilidades e sustentabilidades. A pretensão é trazer possibilidades de reflexões que descolonizam o saberfazer pedagógico e a educação que foram promovidas durante os encontros da formação continuada, pensadas com autores como Boaventura de Souza Santos (2007), Spinosa (2008), Carlos Ferraço (2013), Martha Tristão (2007, 2012), Nilda Alves (2002), Gerke de Jesus (2014).Palavras-chave: Educação. Docência. Formação Continuada.TEACHING MEETINGS: PROBLEMS AND POTENTIALITIES IN THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHERSAbstract: This article is a qualitative production of a participating research project of two researchers/teachers who translate experiences of interactive planning in 2015 in the schools they work for and run by the local government of a town in the southeastern region of Brazil. This is a study that questions the training of teachers in service, not including other moments and spaces, but offering a provocative and dialogue-oriented study, based on the principles that the spaces and changes in our lives include more and more partnership networks, exchanges, friendship, affection, new values, as well as ways of living together, creation, and participation, not to mention other productions filled with sensitivity and sustainability. The intention is to include possibilities of reflection that decolonize teaching knowledge and practice as well as education, and that were raised during the continuing education meetings based on authors such as Boaventura de Souza Santos (2007), Spinosa (2008), Carlos Ferraço (2013), Martha Tristão (2007, 2012), Nilda Alves (2002), and Gerke de Jesus (2014).Keywords: Education. Teaching. Continuing Education.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/681
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/681/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 104-115
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352309993472