Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Itacarambi, Ruth Ribas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/83
Resumo: O artigo relata a experiência de dez anos de trabalho colaborativo, de formação continuada, de professores de Matemática, no Laboratório de Educação Matemática (LABEM).  O laboratório é um projeto ligado ao serviço de extensão da Universidade de São Paulo, no Instituto de Matemática e Estatística.  O artigo apresentar a formação dos professores e tem como referência a educação na escola como prática da liberdade e o diálogo como meio de comunicação. A ação de formação de professores proposta, inicialmente, para o LABEM, passou por várias modificações nestes dez anos de trabalhos. A preocupação atual é com a formação do professor investigador, junto com o diálogo como meio de comunicação. Esta postura de investigação tem levado os professores a refletirem sobre o que são atividades de investigação matemática e que papel elas podem assumir no ensino e aprendizagem dessa disciplina.
id EDUL-1_6e3a44df4c59b7b777bc16fb37086452
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/83
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEMformação de professorestrabalho colaborativomatemática e investigaçãoO artigo relata a experiência de dez anos de trabalho colaborativo, de formação continuada, de professores de Matemática, no Laboratório de Educação Matemática (LABEM).  O laboratório é um projeto ligado ao serviço de extensão da Universidade de São Paulo, no Instituto de Matemática e Estatística.  O artigo apresentar a formação dos professores e tem como referência a educação na escola como prática da liberdade e o diálogo como meio de comunicação. A ação de formação de professores proposta, inicialmente, para o LABEM, passou por várias modificações nestes dez anos de trabalhos. A preocupação atual é com a formação do professor investigador, junto com o diálogo como meio de comunicação. Esta postura de investigação tem levado os professores a refletirem sobre o que são atividades de investigação matemática e que papel elas podem assumir no ensino e aprendizagem dessa disciplina.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2011-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/83REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 03 (2010): FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES; 116-1242177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/83/pdfItacarambi, Ruth Ribasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:29:14Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/83Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:29:14Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM
title Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM
spellingShingle Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM
Itacarambi, Ruth Ribas
formação de professores
trabalho colaborativo
matemática e investigação
title_short Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM
title_full Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM
title_fullStr Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM
title_full_unstemmed Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM
title_sort Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM
author Itacarambi, Ruth Ribas
author_facet Itacarambi, Ruth Ribas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Itacarambi, Ruth Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
trabalho colaborativo
matemática e investigação
topic formação de professores
trabalho colaborativo
matemática e investigação
description O artigo relata a experiência de dez anos de trabalho colaborativo, de formação continuada, de professores de Matemática, no Laboratório de Educação Matemática (LABEM).  O laboratório é um projeto ligado ao serviço de extensão da Universidade de São Paulo, no Instituto de Matemática e Estatística.  O artigo apresentar a formação dos professores e tem como referência a educação na escola como prática da liberdade e o diálogo como meio de comunicação. A ação de formação de professores proposta, inicialmente, para o LABEM, passou por várias modificações nestes dez anos de trabalhos. A preocupação atual é com a formação do professor investigador, junto com o diálogo como meio de comunicação. Esta postura de investigação tem levado os professores a refletirem sobre o que são atividades de investigação matemática e que papel elas podem assumir no ensino e aprendizagem dessa disciplina.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/83
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/83/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 03 (2010): FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES; 116-124
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351220523008