Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/83 |
Resumo: | O artigo relata a experiência de dez anos de trabalho colaborativo, de formação continuada, de professores de Matemática, no Laboratório de Educação Matemática (LABEM). O laboratório é um projeto ligado ao serviço de extensão da Universidade de São Paulo, no Instituto de Matemática e Estatística. O artigo apresentar a formação dos professores e tem como referência a educação na escola como prática da liberdade e o diálogo como meio de comunicação. A ação de formação de professores proposta, inicialmente, para o LABEM, passou por várias modificações nestes dez anos de trabalhos. A preocupação atual é com a formação do professor investigador, junto com o diálogo como meio de comunicação. Esta postura de investigação tem levado os professores a refletirem sobre o que são atividades de investigação matemática e que papel elas podem assumir no ensino e aprendizagem dessa disciplina. |
id |
EDUL-1_6e3a44df4c59b7b777bc16fb37086452 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/83 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEMformação de professorestrabalho colaborativomatemática e investigaçãoO artigo relata a experiência de dez anos de trabalho colaborativo, de formação continuada, de professores de Matemática, no Laboratório de Educação Matemática (LABEM). O laboratório é um projeto ligado ao serviço de extensão da Universidade de São Paulo, no Instituto de Matemática e Estatística. O artigo apresentar a formação dos professores e tem como referência a educação na escola como prática da liberdade e o diálogo como meio de comunicação. A ação de formação de professores proposta, inicialmente, para o LABEM, passou por várias modificações nestes dez anos de trabalhos. A preocupação atual é com a formação do professor investigador, junto com o diálogo como meio de comunicação. Esta postura de investigação tem levado os professores a refletirem sobre o que são atividades de investigação matemática e que papel elas podem assumir no ensino e aprendizagem dessa disciplina.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2011-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/83REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 03 (2010): FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES; 116-1242177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/83/pdfItacarambi, Ruth Ribasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:29:14Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/83Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:29:14Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM |
title |
Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM |
spellingShingle |
Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM Itacarambi, Ruth Ribas formação de professores trabalho colaborativo matemática e investigação |
title_short |
Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM |
title_full |
Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM |
title_fullStr |
Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM |
title_full_unstemmed |
Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM |
title_sort |
Reflexão sobre o Trabalho Colaborativo: LABEM |
author |
Itacarambi, Ruth Ribas |
author_facet |
Itacarambi, Ruth Ribas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Itacarambi, Ruth Ribas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores trabalho colaborativo matemática e investigação |
topic |
formação de professores trabalho colaborativo matemática e investigação |
description |
O artigo relata a experiência de dez anos de trabalho colaborativo, de formação continuada, de professores de Matemática, no Laboratório de Educação Matemática (LABEM). O laboratório é um projeto ligado ao serviço de extensão da Universidade de São Paulo, no Instituto de Matemática e Estatística. O artigo apresentar a formação dos professores e tem como referência a educação na escola como prática da liberdade e o diálogo como meio de comunicação. A ação de formação de professores proposta, inicialmente, para o LABEM, passou por várias modificações nestes dez anos de trabalhos. A preocupação atual é com a formação do professor investigador, junto com o diálogo como meio de comunicação. Esta postura de investigação tem levado os professores a refletirem sobre o que são atividades de investigação matemática e que papel elas podem assumir no ensino e aprendizagem dessa disciplina. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/83 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/83 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/83/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 03 (2010): FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES; 116-124 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351220523008 |