Evolução dos teores dos ácidos tatárico e málico durante a maturação de uvas tintas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUERRA, C. C.
Data de Publicação: 1992
Outros Autores: DAUD, C. E., RIZZON, L. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/926112
Resumo: Acompanhou-se a evolução dos ácidos tartárico e málico em sete cultivares de uvas tintas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Pinot Noir, Petit Syrah, Tannat (Vitis vinifera) e Isabel (Vitis labrusca). As amostras foram coletadas semanalmente, durante todo o período de maturação das cultivares, nos anos de 1988 e 1989. As análises dos mostos foram efetuadas por cromatografia líquida de alta pressão (HPLC). O teor dos ácidos tartárico e málico diminuiu do início ao final da maturação, em ambos os anos, principalmente o ácido málico. Entretanto, houve diferençaas nos teores dos dois ácidos entre as safras e principalmente entre as cultivares, assim como na relação ácido tartárico/ácido málico. Também foi estudada a evolução completa dos açúcares, por refratometria. A quantidade destes cresceu do início ao final da maturação, para todas as cultivares, embora, a exemplo dos ácidos, tenham ocorrido variações. Os teores finais dos compostos estudados podem auxiliar na escolha da época de colheita, do tipo de vinho a ser produzido e, consequentemente, dos processos a serem adotados na vinificação.
id EMBR_d6868520f81299e95b9920a0de2399e7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/926112
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Evolução dos teores dos ácidos tatárico e málico durante a maturação de uvas tintas.Cultivaresmostosacidos organicosEnologiaVinhoAnálise químicaVariedadeAçúcaresCromatografiaAcompanhou-se a evolução dos ácidos tartárico e málico em sete cultivares de uvas tintas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Pinot Noir, Petit Syrah, Tannat (Vitis vinifera) e Isabel (Vitis labrusca). As amostras foram coletadas semanalmente, durante todo o período de maturação das cultivares, nos anos de 1988 e 1989. As análises dos mostos foram efetuadas por cromatografia líquida de alta pressão (HPLC). O teor dos ácidos tartárico e málico diminuiu do início ao final da maturação, em ambos os anos, principalmente o ácido málico. Entretanto, houve diferençaas nos teores dos dois ácidos entre as safras e principalmente entre as cultivares, assim como na relação ácido tartárico/ácido málico. Também foi estudada a evolução completa dos açúcares, por refratometria. A quantidade destes cresceu do início ao final da maturação, para todas as cultivares, embora, a exemplo dos ácidos, tenham ocorrido variações. Os teores finais dos compostos estudados podem auxiliar na escolha da época de colheita, do tipo de vinho a ser produzido e, consequentemente, dos processos a serem adotados na vinificação.CELITO CRIVELLARO GUERRA, CNPUV; LUIZ ANTENOS RIZZON, CNPUV.GUERRA, C. C.DAUD, C. E.RIZZON, L. A.2012-06-04T11:11:11Z2012-06-04T11:11:11Z2012-06-0419922019-04-12T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 27, n. 3, p. 479-491, mar. 1992.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/926112porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:38:08Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/926112Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:38:08falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:38:08Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução dos teores dos ácidos tatárico e málico durante a maturação de uvas tintas.
title Evolução dos teores dos ácidos tatárico e málico durante a maturação de uvas tintas.
spellingShingle Evolução dos teores dos ácidos tatárico e málico durante a maturação de uvas tintas.
GUERRA, C. C.
Cultivares
mostos
acidos organicos
Enologia
Vinho
Análise química
Variedade
Açúcares
Cromatografia
title_short Evolução dos teores dos ácidos tatárico e málico durante a maturação de uvas tintas.
title_full Evolução dos teores dos ácidos tatárico e málico durante a maturação de uvas tintas.
title_fullStr Evolução dos teores dos ácidos tatárico e málico durante a maturação de uvas tintas.
title_full_unstemmed Evolução dos teores dos ácidos tatárico e málico durante a maturação de uvas tintas.
title_sort Evolução dos teores dos ácidos tatárico e málico durante a maturação de uvas tintas.
author GUERRA, C. C.
author_facet GUERRA, C. C.
DAUD, C. E.
RIZZON, L. A.
author_role author
author2 DAUD, C. E.
RIZZON, L. A.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CELITO CRIVELLARO GUERRA, CNPUV; LUIZ ANTENOS RIZZON, CNPUV.
dc.contributor.author.fl_str_mv GUERRA, C. C.
DAUD, C. E.
RIZZON, L. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Cultivares
mostos
acidos organicos
Enologia
Vinho
Análise química
Variedade
Açúcares
Cromatografia
topic Cultivares
mostos
acidos organicos
Enologia
Vinho
Análise química
Variedade
Açúcares
Cromatografia
description Acompanhou-se a evolução dos ácidos tartárico e málico em sete cultivares de uvas tintas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Pinot Noir, Petit Syrah, Tannat (Vitis vinifera) e Isabel (Vitis labrusca). As amostras foram coletadas semanalmente, durante todo o período de maturação das cultivares, nos anos de 1988 e 1989. As análises dos mostos foram efetuadas por cromatografia líquida de alta pressão (HPLC). O teor dos ácidos tartárico e málico diminuiu do início ao final da maturação, em ambos os anos, principalmente o ácido málico. Entretanto, houve diferençaas nos teores dos dois ácidos entre as safras e principalmente entre as cultivares, assim como na relação ácido tartárico/ácido málico. Também foi estudada a evolução completa dos açúcares, por refratometria. A quantidade destes cresceu do início ao final da maturação, para todas as cultivares, embora, a exemplo dos ácidos, tenham ocorrido variações. Os teores finais dos compostos estudados podem auxiliar na escolha da época de colheita, do tipo de vinho a ser produzido e, consequentemente, dos processos a serem adotados na vinificação.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
2012-06-04T11:11:11Z
2012-06-04T11:11:11Z
2012-06-04
2019-04-12T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 27, n. 3, p. 479-491, mar. 1992.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/926112
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 27, n. 3, p. 479-491, mar. 1992.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/926112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503364018438144