Consumo como investimento: a produção do consumidor saudável pela mídia de negócios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/240 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discorrer sobre a construção do consumidor saudável como parte de uma produção discursiva mais ampla que tem reescrito a ideologia do eu autônomo a partir da proposição de uma “gestão do eu” típica do discurso neoliberal que passou a predominar a partir da década de 1980. Nesse novo cenário, as fronteiras entre trabalho e consumo se tornam indistintas e a figura do empreendedor ressurge para dar conta das noções de capital humano e de consumo como investimento. Dessa perspectiva, o consumo saudável apresenta-se como um dos caminhos possíveis para que o empreendedor de si mesmo possa gerir seu capital humano. Com o objetivo de ilustrar concretamente esse processo, serão apresentados alguns dados de uma pesquisa realizada junto à Revista Exame, no período de 1996-2007, para cuja análise se lançou mão da teoria do discurso |
id |
ESPM-3_f47adfa07a6da1faa1c5ba77e7130c7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/240 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Consumo como investimento: a produção do consumidor saudável pela mídia de negóciosconsumo saudávelmídia de negóciosneoliberalismoteoria do discursoO objetivo deste artigo é discorrer sobre a construção do consumidor saudável como parte de uma produção discursiva mais ampla que tem reescrito a ideologia do eu autônomo a partir da proposição de uma “gestão do eu” típica do discurso neoliberal que passou a predominar a partir da década de 1980. Nesse novo cenário, as fronteiras entre trabalho e consumo se tornam indistintas e a figura do empreendedor ressurge para dar conta das noções de capital humano e de consumo como investimento. Dessa perspectiva, o consumo saudável apresenta-se como um dos caminhos possíveis para que o empreendedor de si mesmo possa gerir seu capital humano. Com o objetivo de ilustrar concretamente esse processo, serão apresentados alguns dados de uma pesquisa realizada junto à Revista Exame, no período de 1996-2007, para cuja análise se lançou mão da teoria do discursoEscola Superior de Propaganda e Marketing2012-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/24010.18568/cmc.v9i24.240Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 No. 24 (2012): Comunicação e Ética; 133-152Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 Núm. 24 (2012): Comunicação e Ética; 133-152Comunicação Mídia e Consumo; v. 9 n. 24 (2012): Comunicação e Ética; 133-1521983-707010.18568/cmc.v9i24reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/240/235Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFontenelle, Isleide Arruda2013-02-15T12:46:34Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/240Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-02-15T12:46:34Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo como investimento: a produção do consumidor saudável pela mídia de negócios |
title |
Consumo como investimento: a produção do consumidor saudável pela mídia de negócios |
spellingShingle |
Consumo como investimento: a produção do consumidor saudável pela mídia de negócios Fontenelle, Isleide Arruda consumo saudável mídia de negócios neoliberalismo teoria do discurso |
title_short |
Consumo como investimento: a produção do consumidor saudável pela mídia de negócios |
title_full |
Consumo como investimento: a produção do consumidor saudável pela mídia de negócios |
title_fullStr |
Consumo como investimento: a produção do consumidor saudável pela mídia de negócios |
title_full_unstemmed |
Consumo como investimento: a produção do consumidor saudável pela mídia de negócios |
title_sort |
Consumo como investimento: a produção do consumidor saudável pela mídia de negócios |
author |
Fontenelle, Isleide Arruda |
author_facet |
Fontenelle, Isleide Arruda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontenelle, Isleide Arruda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
consumo saudável mídia de negócios neoliberalismo teoria do discurso |
topic |
consumo saudável mídia de negócios neoliberalismo teoria do discurso |
description |
O objetivo deste artigo é discorrer sobre a construção do consumidor saudável como parte de uma produção discursiva mais ampla que tem reescrito a ideologia do eu autônomo a partir da proposição de uma “gestão do eu” típica do discurso neoliberal que passou a predominar a partir da década de 1980. Nesse novo cenário, as fronteiras entre trabalho e consumo se tornam indistintas e a figura do empreendedor ressurge para dar conta das noções de capital humano e de consumo como investimento. Dessa perspectiva, o consumo saudável apresenta-se como um dos caminhos possíveis para que o empreendedor de si mesmo possa gerir seu capital humano. Com o objetivo de ilustrar concretamente esse processo, serão apresentados alguns dados de uma pesquisa realizada junto à Revista Exame, no período de 1996-2007, para cuja análise se lançou mão da teoria do discurso |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/240 10.18568/cmc.v9i24.240 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/240 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v9i24.240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/240/235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 No. 24 (2012): Comunicação e Ética; 133-152 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 Núm. 24 (2012): Comunicação e Ética; 133-152 Comunicação Mídia e Consumo; v. 9 n. 24 (2012): Comunicação e Ética; 133-152 1983-7070 10.18568/cmc.v9i24 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890299507900416 |