Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integrada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Protestantismo em Revista |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2001 |
Resumo: | Tradicionalmente, ferramentas de administração, tais como o Planejamento Estratégico e seu acompanhamento através de Balanced Scorecard e instrumentos de Programas de Qualidade, são utilizadas para monitoramento de desempenho das organizações. Porém, para Instituições de Ensino Superior, as Diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior têm destaque nesta tarefa. Como estes instrumentos divergem em seus objetivos e formas de abordagem, o presente trabalho discute a elaboração de um aparato único que contemple as necessidades de avaliação das Instituições de Ensino Superior brasileiras. |
id |
EST-3_9a77fc3a93226c0f02099a15eb9473f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.est.edu.br/periodicos:article/2001 |
network_acronym_str |
EST-3 |
network_name_str |
Protestantismo em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integradaTracking Performance of Higher Education Institutions: A proposal for integrated assessmentEducaçãoEnsino Superior; Avaliação; DesempenhoEducationHigher education; Assessment; PerformanceTradicionalmente, ferramentas de administração, tais como o Planejamento Estratégico e seu acompanhamento através de Balanced Scorecard e instrumentos de Programas de Qualidade, são utilizadas para monitoramento de desempenho das organizações. Porém, para Instituições de Ensino Superior, as Diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior têm destaque nesta tarefa. Como estes instrumentos divergem em seus objetivos e formas de abordagem, o presente trabalho discute a elaboração de um aparato único que contemple as necessidades de avaliação das Instituições de Ensino Superior brasileiras.Traditionally management tools such as Strategic Planning, Balanced Scorecard and instruments of Quality Programs are used for monitoring the performance of organizations. However, for higher education institutions the Guidelines of the National Assessment of Higher Education - SINAES is highlighted in this task. As these instruments differ in their goals and ways of approach, this paper discusses the development of a unique apparatus that fulfills the needs of assessment of higher education institutions in Brazil.Faculdades ESTPuffal, Daniel PedroSchlabitz, Claudia2014-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/200110.22351/nepp.v20i0.2001Protestantismo em Revista; v. 20 (2009): Dossiê Desafios na Educação: Profissionalização Docente; 20-261678-64081678-640810.22351/nepp.v20i0reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2001/1916info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-16T14:17:28Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2001Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2014-10-16T14:17:28Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integrada Tracking Performance of Higher Education Institutions: A proposal for integrated assessment |
title |
Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integrada |
spellingShingle |
Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integrada Puffal, Daniel Pedro Educação Ensino Superior; Avaliação; Desempenho Education Higher education; Assessment; Performance |
title_short |
Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integrada |
title_full |
Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integrada |
title_fullStr |
Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integrada |
title_full_unstemmed |
Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integrada |
title_sort |
Acompanhamento de desempenho das Instituições de Ensino Superior: uma proposta de avaliação integrada |
author |
Puffal, Daniel Pedro |
author_facet |
Puffal, Daniel Pedro Schlabitz, Claudia |
author_role |
author |
author2 |
Schlabitz, Claudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Puffal, Daniel Pedro Schlabitz, Claudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino Superior; Avaliação; Desempenho Education Higher education; Assessment; Performance |
topic |
Educação Ensino Superior; Avaliação; Desempenho Education Higher education; Assessment; Performance |
description |
Tradicionalmente, ferramentas de administração, tais como o Planejamento Estratégico e seu acompanhamento através de Balanced Scorecard e instrumentos de Programas de Qualidade, são utilizadas para monitoramento de desempenho das organizações. Porém, para Instituições de Ensino Superior, as Diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior têm destaque nesta tarefa. Como estes instrumentos divergem em seus objetivos e formas de abordagem, o presente trabalho discute a elaboração de um aparato único que contemple as necessidades de avaliação das Instituições de Ensino Superior brasileiras. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2001 10.22351/nepp.v20i0.2001 |
url |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2001 |
identifier_str_mv |
10.22351/nepp.v20i0.2001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2001/1916 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
Protestantismo em Revista; v. 20 (2009): Dossiê Desafios na Educação: Profissionalização Docente; 20-26 1678-6408 1678-6408 10.22351/nepp.v20i0 reponame:Protestantismo em Revista instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Protestantismo em Revista |
collection |
Protestantismo em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Protestantismo em Revista - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br |
_version_ |
1754122301465427969 |