BENEFÍCIOS DO ESPORTE PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Reinaldo Conceição
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santana, Cleiton Marino, Santos, Adeliana Cristina Siqueira, de Carvalho Lucio, Gessica Adriana, Hardmam Júnior, Austrogildo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FAIPE
Texto Completo: https://portal.periodicos.faipe.edu.br/ojs/index.php/rfaipe/article/view/33
Resumo: Crianças com síndromes comportamentais apresentam atrasos significativos no desenvolvimento motor, cognitivo e social. Essas crianças são consideradas autistas e podem ser diagnosticadas o mais cedo possível com bom tratamento e compreensão por parte de suas famílias. O objetivo geral do estudo é analisar a importância e os benefícios da prática de exercícios físicos para crianças com autismo, a fim de verificar as principais dificuldades dos profissionais do esporte que atuam com esse tipo de público. A metodologia de pesquisa abordada é uma bibliografia, que inclui uma revisão de conceitos, métodos e objetivos derivados de métodos qualitativos, bem como dados coletados por meio de artigos científicos gratuitos (como Scielo, Lilacs, bases de dados Google Scholar e livros). Os resultados obtidos com a pesquisa mostram que além dos benefícios na parte física, o contexto social melhora significativamente, principalmente com o trabalho da inclusão das pessoas com autismo.  Identificamos que as atividades físicas proporcionam uma melhor qualidade de vida da criança com autismo, melhorando seu cognitivo, emocional e o convívio social e interação com outras pessoas. Concluímos que o esporte consegue trabalhar com pessoas com necessidades especiais, através dele se dá a  reintegração completa na sociedade, Autonomia, liberdade, criatividade e felicidade. Outros objetivos suplementares também são desejados, como melhorar o status do exercício, dominar o corpo para alcançar atividades psicossociais biológicas e desenvolvimento sociocultural.
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